Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Cristiane Patrícia de.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36653
Resumo: Este trabalho investiga a respeito da produção de textos escritos nas aulas de Língua Portuguesa, na turma do 7ª ano B da escola pública Tomé Francisco da Silva, em Quixaba (PE). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, explicativa e qualitativa com base nos procedimentos da pesquisa-ação, uma vez que há a participação ativa do pesquisador e a interação deste com os colaboradores, buscando Identificar a/s concepção/es de escrita em textos de estudantes do 7º ano de uma escola pública do município de Quixaba – PE., com vistas à produção de uma Proposta de Intervenção para trabalhar estas dificuldades com a escrita em sala de aula na Educação Básica. O universo da pesquisa é constituído por quarenta textos produzidos pelos alunos da referida escola e turma, sendo que destes textos cinco produções foram escolhidas para análise. O arcabouço teórico que sustenta a pesquisa centra-se nas contribuições da Linguística Textual e Enunciativa, com base nos estudos de Antunes (2009), Kleiman (1989), Ruiz (2001), Marcuschi (2008), Menegassi (2010), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2015) além da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), que orientam o trabalho com a linguagem. A pesquisa sobre as concepções e vivências da escrita na educação básica trouxe- nos proposições com ênfase na abordagem do processamento e produção de textos, mais especificamente, do gênero crônica, gênero esse apropriado para a narração de fatos do cotidiano dos estudantes e para um trabalho dinâmico e produtivo com a língua em sala de aula. Ao final da pesquisa através da análise de dados coletados (textos escritos pelos alunos antes e depois das intervenções do professor), constatamos que a produção processual de textos ainda não é realizada sistematicamente na escola colaboradora, e que a mesma pode ser eficaz para amenizar as dificuldades identificadas em relação à escrita. A análise dessa pesquisa culminou na proposição de um Caderno com Oficinas de Escrita para auxiliar o professor de Língua Portuguesa nas aulas de produção de textos escritos.
id UFCG_e938e706dc8d1b274c5dc0c39c478304
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36653
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições.Production of written texts in basic education: concepts, experiences and propositions.Produção textualLinguística textualLinguística enunciativaLinguísticaEducação básicaText productionTextual linguisticsEnunciative linguisticsLinguisticsBasic educationLetras.Este trabalho investiga a respeito da produção de textos escritos nas aulas de Língua Portuguesa, na turma do 7ª ano B da escola pública Tomé Francisco da Silva, em Quixaba (PE). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, explicativa e qualitativa com base nos procedimentos da pesquisa-ação, uma vez que há a participação ativa do pesquisador e a interação deste com os colaboradores, buscando Identificar a/s concepção/es de escrita em textos de estudantes do 7º ano de uma escola pública do município de Quixaba – PE., com vistas à produção de uma Proposta de Intervenção para trabalhar estas dificuldades com a escrita em sala de aula na Educação Básica. O universo da pesquisa é constituído por quarenta textos produzidos pelos alunos da referida escola e turma, sendo que destes textos cinco produções foram escolhidas para análise. O arcabouço teórico que sustenta a pesquisa centra-se nas contribuições da Linguística Textual e Enunciativa, com base nos estudos de Antunes (2009), Kleiman (1989), Ruiz (2001), Marcuschi (2008), Menegassi (2010), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2015) além da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), que orientam o trabalho com a linguagem. A pesquisa sobre as concepções e vivências da escrita na educação básica trouxe- nos proposições com ênfase na abordagem do processamento e produção de textos, mais especificamente, do gênero crônica, gênero esse apropriado para a narração de fatos do cotidiano dos estudantes e para um trabalho dinâmico e produtivo com a língua em sala de aula. Ao final da pesquisa através da análise de dados coletados (textos escritos pelos alunos antes e depois das intervenções do professor), constatamos que a produção processual de textos ainda não é realizada sistematicamente na escola colaboradora, e que a mesma pode ser eficaz para amenizar as dificuldades identificadas em relação à escrita. A análise dessa pesquisa culminou na proposição de um Caderno com Oficinas de Escrita para auxiliar o professor de Língua Portuguesa nas aulas de produção de textos escritos.The work with the written texts production in the Portuguese language classes, in the 7th year B class at the Tomé Francisco da Silva public school, in Quixaba (PE). This is an applied, study explanatory and qualitative research based on action research procedures, since there is the active participation of the researcher and his interaction with collaborators, seeking to identify the conception/s of writing in texts from 7th year students at a public school in the municipality of Quixaba – PE., with a view to producing an Intervention Proposal to work on these difficulties with writing in the Basic Education classroom. The research universe was made up of forty texts produced by students from this school and class, and five productions were chosen from these texts for analysis. The theoretical framework that supports the research focuses on the contributions of Textual and Enunciative Linguistics, based on studies by Antunes (2009), Kleiman (1989), Ruiz (2001), Marcuschi (2008), Menegassi (2010), Carvalho and Ferrarezi Jr. (2015) in addition to the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018), which guide work with language.The research on the conceptions and experiences of writing in basic education brought us propositions with an emphasis on the approach to the processing and production of texts, more specifically, of the chronicle genre appropriate for the narration of facts from students' daily lives and for a work dynamic and productive with language in the classroom. At the end of the research, through the analysis of collected data (texts written by students before and after the teacher's interventions), we conclude that the procedural production of texts is not yet carried out systematically in the collaborating school, and that it can be effective in alleviating the difficulties identified in relation to writing. The analysis of this research culminated in the proposal of a Notebook with Writing Workshops to assist Portuguese language teachers in classes on the production of written texts.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208MOURA, Ana Célia Clementino.BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.LIMA, Cristiane Patrícia de.2024-03-152024-07-16T13:44:08Z2024-07-162024-07-16T13:44:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36653LIMA, Cristiane Patrícia de. Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições. 2024. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-16T13:46:56Zoai:localhost:riufcg/36653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-16T13:46:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições.
Production of written texts in basic education: concepts, experiences and propositions.
title Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições.
spellingShingle Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições.
LIMA, Cristiane Patrícia de.
Produção textual
Linguística textual
Linguística enunciativa
Linguística
Educação básica
Text production
Textual linguistics
Enunciative linguistics
Linguistics
Basic education
Letras.
title_short Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições.
title_full Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições.
title_fullStr Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições.
title_full_unstemmed Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições.
title_sort Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições.
author LIMA, Cristiane Patrícia de.
author_facet LIMA, Cristiane Patrícia de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
OLIVEIRA, R. M. L.
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208
MOURA, Ana Célia Clementino.
BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Cristiane Patrícia de.
dc.subject.por.fl_str_mv Produção textual
Linguística textual
Linguística enunciativa
Linguística
Educação básica
Text production
Textual linguistics
Enunciative linguistics
Linguistics
Basic education
Letras.
topic Produção textual
Linguística textual
Linguística enunciativa
Linguística
Educação básica
Text production
Textual linguistics
Enunciative linguistics
Linguistics
Basic education
Letras.
description Este trabalho investiga a respeito da produção de textos escritos nas aulas de Língua Portuguesa, na turma do 7ª ano B da escola pública Tomé Francisco da Silva, em Quixaba (PE). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, explicativa e qualitativa com base nos procedimentos da pesquisa-ação, uma vez que há a participação ativa do pesquisador e a interação deste com os colaboradores, buscando Identificar a/s concepção/es de escrita em textos de estudantes do 7º ano de uma escola pública do município de Quixaba – PE., com vistas à produção de uma Proposta de Intervenção para trabalhar estas dificuldades com a escrita em sala de aula na Educação Básica. O universo da pesquisa é constituído por quarenta textos produzidos pelos alunos da referida escola e turma, sendo que destes textos cinco produções foram escolhidas para análise. O arcabouço teórico que sustenta a pesquisa centra-se nas contribuições da Linguística Textual e Enunciativa, com base nos estudos de Antunes (2009), Kleiman (1989), Ruiz (2001), Marcuschi (2008), Menegassi (2010), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2015) além da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), que orientam o trabalho com a linguagem. A pesquisa sobre as concepções e vivências da escrita na educação básica trouxe- nos proposições com ênfase na abordagem do processamento e produção de textos, mais especificamente, do gênero crônica, gênero esse apropriado para a narração de fatos do cotidiano dos estudantes e para um trabalho dinâmico e produtivo com a língua em sala de aula. Ao final da pesquisa através da análise de dados coletados (textos escritos pelos alunos antes e depois das intervenções do professor), constatamos que a produção processual de textos ainda não é realizada sistematicamente na escola colaboradora, e que a mesma pode ser eficaz para amenizar as dificuldades identificadas em relação à escrita. A análise dessa pesquisa culminou na proposição de um Caderno com Oficinas de Escrita para auxiliar o professor de Língua Portuguesa nas aulas de produção de textos escritos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-15
2024-07-16T13:44:08Z
2024-07-16
2024-07-16T13:44:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36653
LIMA, Cristiane Patrícia de. Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições. 2024. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36653
identifier_str_mv LIMA, Cristiane Patrícia de. Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições. 2024. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744629180923904