O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5871 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva diagnosticar a viabilidade do uso do lúdico como instrumento motivador que desponta como uma importante ferramenta promissora na condução do aluno à concentração e à reflexão, atributos essenciais para a efetivação da aprendizagem. Na perspectiva de despertar, no aluno, o interesse pelo aprender; instigando o raciocínio, a competição e a tomada de decisão, o trabalho O uso do Lúdico como Recurso Didático no Ensino de Geografia no Ensino Médio, aplicado aos alunos do 2º Ano B do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Silva Mariz, Marizópolis - PB, empreendeu a elaboração e utilização de jogos didáticos – pedagógicos (palavras cruzadas, caça-palavras, trilha e bingo) como ferramenta auxiliar promotora da aprendizagem significativa de conceitos geográficos. Priorizou temas relacionados a questões ambientais tais como os Recursos Naturais, Fontes Energéticas, Transformações de Energia, e Desequilíbrios Ambientais, que se fazem necessário por conduzir o educando a conhecer os aspectos transformadores do meio onde vive, bem como decidir e optar por uma melhor qualidade de vida. A pesquisa trouxe como principal elemento, o interesse pelo aprendizado, na forma de jogos e brincadeiras, mostrando que o lúdico é uma ótima forma para a construção do conhecimento da Geografia. |
id |
UFCG_e95b3db7d011ef064a08322c20ad4bd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5871 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio.The use of lucid as a didactic resource in the teaching of geography in high school.Educacional - ludicidadeAprendizagem significativaLudicidadeEducational - playfulnessMeaningful learningPlayfulnessEnsino de GeografiaGeografia.O presente trabalho objetiva diagnosticar a viabilidade do uso do lúdico como instrumento motivador que desponta como uma importante ferramenta promissora na condução do aluno à concentração e à reflexão, atributos essenciais para a efetivação da aprendizagem. Na perspectiva de despertar, no aluno, o interesse pelo aprender; instigando o raciocínio, a competição e a tomada de decisão, o trabalho O uso do Lúdico como Recurso Didático no Ensino de Geografia no Ensino Médio, aplicado aos alunos do 2º Ano B do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Silva Mariz, Marizópolis - PB, empreendeu a elaboração e utilização de jogos didáticos – pedagógicos (palavras cruzadas, caça-palavras, trilha e bingo) como ferramenta auxiliar promotora da aprendizagem significativa de conceitos geográficos. Priorizou temas relacionados a questões ambientais tais como os Recursos Naturais, Fontes Energéticas, Transformações de Energia, e Desequilíbrios Ambientais, que se fazem necessário por conduzir o educando a conhecer os aspectos transformadores do meio onde vive, bem como decidir e optar por uma melhor qualidade de vida. A pesquisa trouxe como principal elemento, o interesse pelo aprendizado, na forma de jogos e brincadeiras, mostrando que o lúdico é uma ótima forma para a construção do conhecimento da Geografia.This paper aims to diagnose the feasibility of using recreation as motivating tool that stands out as an important tool in conducting promising student concentration and reflection, essential attributes for effective learning. In view awaken in student, interest in learning; instigating reasoning, competition and decision making, the project's use of Playful as a Resource in Didactic Teaching Geography, applied to students of 2nd year B of the State Secondary School Elementary and Secondary Education Dr. Silva Mariz, Marizópolis - PB undertook the development and use of educational games - educational (crosswords, word searches, track and bingo) as a promoter of meaningful learning of geographical concepts auxiliary tool. Prioritized issues related to geography such as Eco Natural Resources, Energy Sources, Transformations of Energy and Environmental imbalances, which are necessary for conducting the student to know the transforming aspects of where we live, as well as decide and opt for a better quality of life. The research has as its main element, interest in learning, in the form of games and activities, showing that the play is a great way to build the knowledge of Geography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Marcos Assis.SOUZA, M. A. P.http://lattes.cnpq.br/9554544349270438BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.GOMES, Henaldo Moraes.FARIAS, Francisca Fabrícia Gomes de.20142019-08-16T15:33:22Z2019-08-162019-08-16T15:33:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5871FARIAS, Francisca Fabricia Gomes de. O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T13:19:26Zoai:localhost:riufcg/5871Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T13:19:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio. The use of lucid as a didactic resource in the teaching of geography in high school. |
title |
O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio. |
spellingShingle |
O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio. FARIAS, Francisca Fabrícia Gomes de. Educacional - ludicidade Aprendizagem significativa Ludicidade Educational - playfulness Meaningful learning Playfulness Ensino de Geografia Geografia. |
title_short |
O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio. |
title_full |
O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio. |
title_fullStr |
O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio. |
title_full_unstemmed |
O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio. |
title_sort |
O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio. |
author |
FARIAS, Francisca Fabrícia Gomes de. |
author_facet |
FARIAS, Francisca Fabrícia Gomes de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Marcos Assis. SOUZA, M. A. P. http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. GOMES, Henaldo Moraes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FARIAS, Francisca Fabrícia Gomes de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educacional - ludicidade Aprendizagem significativa Ludicidade Educational - playfulness Meaningful learning Playfulness Ensino de Geografia Geografia. |
topic |
Educacional - ludicidade Aprendizagem significativa Ludicidade Educational - playfulness Meaningful learning Playfulness Ensino de Geografia Geografia. |
description |
O presente trabalho objetiva diagnosticar a viabilidade do uso do lúdico como instrumento motivador que desponta como uma importante ferramenta promissora na condução do aluno à concentração e à reflexão, atributos essenciais para a efetivação da aprendizagem. Na perspectiva de despertar, no aluno, o interesse pelo aprender; instigando o raciocínio, a competição e a tomada de decisão, o trabalho O uso do Lúdico como Recurso Didático no Ensino de Geografia no Ensino Médio, aplicado aos alunos do 2º Ano B do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Silva Mariz, Marizópolis - PB, empreendeu a elaboração e utilização de jogos didáticos – pedagógicos (palavras cruzadas, caça-palavras, trilha e bingo) como ferramenta auxiliar promotora da aprendizagem significativa de conceitos geográficos. Priorizou temas relacionados a questões ambientais tais como os Recursos Naturais, Fontes Energéticas, Transformações de Energia, e Desequilíbrios Ambientais, que se fazem necessário por conduzir o educando a conhecer os aspectos transformadores do meio onde vive, bem como decidir e optar por uma melhor qualidade de vida. A pesquisa trouxe como principal elemento, o interesse pelo aprendizado, na forma de jogos e brincadeiras, mostrando que o lúdico é uma ótima forma para a construção do conhecimento da Geografia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-08-16T15:33:22Z 2019-08-16 2019-08-16T15:33:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5871 FARIAS, Francisca Fabricia Gomes de. O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5871 |
identifier_str_mv |
FARIAS, Francisca Fabricia Gomes de. O uso do lúdico como recurso didático no ensino de geografia no ensino médio. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744386921070592 |