Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7265 |
Resumo: | A presente pesquisa pretende analisar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado e fundamentado nos princípios estabelecidos na LDB/1996 e incorporado na Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998 do Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Para tanto, o foco da pesquisa é analisar as questões referentes à disciplina de História presentes no ENEM de 2010 a 2015. O recorte temporal se deu porque em 2010, três das maiores universidades públicas da Paraíba aderiram ao ENEM, integralmente ou parcialmente, como sistema de avaliação para o ingresso em seus cursos. A pesquisa pretende então analisar como o ENEM foi pensado, as implicações acerca de sua produção, os impactos de sua execução na educação e o que significa ser um sistema avaliativo no contexto neoliberal. Neste sentido, os documentos utilizados para a pesquisa foram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as provas da disciplina de História do ENEM dos anos de 2010 a 2015. Analisamos, especialmente, as questões de História das provas que corresponderam ao período proposto, problematizando as possíveis mudanças e continuidades na proposta do ENEM. |
id |
UFCG_e97c732ff86e018744ea60d85376dac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7265 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015.National High School Exam - ENEM and History course questions 2010-2015.ENEM - Exame Nacional do Ensino MédioHistória - avaliaçãoSeleção de alunosENEM - National High School ExamHistory - EvaluationStudent SelectionHistória.A presente pesquisa pretende analisar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado e fundamentado nos princípios estabelecidos na LDB/1996 e incorporado na Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998 do Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Para tanto, o foco da pesquisa é analisar as questões referentes à disciplina de História presentes no ENEM de 2010 a 2015. O recorte temporal se deu porque em 2010, três das maiores universidades públicas da Paraíba aderiram ao ENEM, integralmente ou parcialmente, como sistema de avaliação para o ingresso em seus cursos. A pesquisa pretende então analisar como o ENEM foi pensado, as implicações acerca de sua produção, os impactos de sua execução na educação e o que significa ser um sistema avaliativo no contexto neoliberal. Neste sentido, os documentos utilizados para a pesquisa foram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as provas da disciplina de História do ENEM dos anos de 2010 a 2015. Analisamos, especialmente, as questões de História das provas que corresponderam ao período proposto, problematizando as possíveis mudanças e continuidades na proposta do ENEM.This research aims to analyze the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), created and based on the principles established in the LDB/1996 and incorporated in Ordinance No. 438 of 28 May 1998 of the Ministério da Educação e Desportos (MEC). Therefore, the focus of the research is to analyze matters relating to the discipline of History present in ENEM 2010 to 2015. This is the time frame because in 2010 three of the largest public universities in the State of Paraíba joined the ENEM, fully or partially, as an evaluation system for entry into their courses. The research aims to analyze how the ENEM was thought, the implications about its production, the impact of their implementation in education and what it means to be an evaluation system in the neoliberal context. In this sense, the documents used for the research were the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), the Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) and the History tests of ENEM in the years 2010 to 2015. We analyzed especially the History tests which corresponded to the proposed period, discussing the possible changes and continuities in the proposed ENEM.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTANA, Rosemere Olímpio de.SANTANA, Rosemere O.http://lattes.cnpq.br/6172861753799782SALES NETO, Francisco Firmino.FARIAS, Leonardo Bruno.TRIGUEIRO, Francisca Nonato.2016-10-102019-09-25T10:55:07Z2019-09-252019-09-25T10:55:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7265TRIGUEIRO, Francisca Nonato. Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-07T12:09:17Zoai:localhost:riufcg/7265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-07T12:09:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. National High School Exam - ENEM and History course questions 2010-2015. |
title |
Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. |
spellingShingle |
Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. TRIGUEIRO, Francisca Nonato. ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio História - avaliação Seleção de alunos ENEM - National High School Exam History - Evaluation Student Selection História. |
title_short |
Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. |
title_full |
Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. |
title_fullStr |
Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. |
title_full_unstemmed |
Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. |
title_sort |
Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. |
author |
TRIGUEIRO, Francisca Nonato. |
author_facet |
TRIGUEIRO, Francisca Nonato. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. SANTANA, Rosemere O. http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 SALES NETO, Francisco Firmino. FARIAS, Leonardo Bruno. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TRIGUEIRO, Francisca Nonato. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio História - avaliação Seleção de alunos ENEM - National High School Exam History - Evaluation Student Selection História. |
topic |
ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio História - avaliação Seleção de alunos ENEM - National High School Exam History - Evaluation Student Selection História. |
description |
A presente pesquisa pretende analisar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado e fundamentado nos princípios estabelecidos na LDB/1996 e incorporado na Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998 do Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Para tanto, o foco da pesquisa é analisar as questões referentes à disciplina de História presentes no ENEM de 2010 a 2015. O recorte temporal se deu porque em 2010, três das maiores universidades públicas da Paraíba aderiram ao ENEM, integralmente ou parcialmente, como sistema de avaliação para o ingresso em seus cursos. A pesquisa pretende então analisar como o ENEM foi pensado, as implicações acerca de sua produção, os impactos de sua execução na educação e o que significa ser um sistema avaliativo no contexto neoliberal. Neste sentido, os documentos utilizados para a pesquisa foram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as provas da disciplina de História do ENEM dos anos de 2010 a 2015. Analisamos, especialmente, as questões de História das provas que corresponderam ao período proposto, problematizando as possíveis mudanças e continuidades na proposta do ENEM. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-10 2019-09-25T10:55:07Z 2019-09-25 2019-09-25T10:55:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7265 TRIGUEIRO, Francisca Nonato. Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7265 |
identifier_str_mv |
TRIGUEIRO, Francisca Nonato. Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744396274368512 |