Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TRIGUEIRO, Francisca Nonato.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7265
Resumo: A presente pesquisa pretende analisar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado e fundamentado nos princípios estabelecidos na LDB/1996 e incorporado na Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998 do Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Para tanto, o foco da pesquisa é analisar as questões referentes à disciplina de História presentes no ENEM de 2010 a 2015. O recorte temporal se deu porque em 2010, três das maiores universidades públicas da Paraíba aderiram ao ENEM, integralmente ou parcialmente, como sistema de avaliação para o ingresso em seus cursos. A pesquisa pretende então analisar como o ENEM foi pensado, as implicações acerca de sua produção, os impactos de sua execução na educação e o que significa ser um sistema avaliativo no contexto neoliberal. Neste sentido, os documentos utilizados para a pesquisa foram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as provas da disciplina de História do ENEM dos anos de 2010 a 2015. Analisamos, especialmente, as questões de História das provas que corresponderam ao período proposto, problematizando as possíveis mudanças e continuidades na proposta do ENEM.
id UFCG_e97c732ff86e018744ea60d85376dac6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7265
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015.National High School Exam - ENEM and History course questions 2010-2015.ENEM - Exame Nacional do Ensino MédioHistória - avaliaçãoSeleção de alunosENEM - National High School ExamHistory - EvaluationStudent SelectionHistória.A presente pesquisa pretende analisar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado e fundamentado nos princípios estabelecidos na LDB/1996 e incorporado na Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998 do Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Para tanto, o foco da pesquisa é analisar as questões referentes à disciplina de História presentes no ENEM de 2010 a 2015. O recorte temporal se deu porque em 2010, três das maiores universidades públicas da Paraíba aderiram ao ENEM, integralmente ou parcialmente, como sistema de avaliação para o ingresso em seus cursos. A pesquisa pretende então analisar como o ENEM foi pensado, as implicações acerca de sua produção, os impactos de sua execução na educação e o que significa ser um sistema avaliativo no contexto neoliberal. Neste sentido, os documentos utilizados para a pesquisa foram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as provas da disciplina de História do ENEM dos anos de 2010 a 2015. Analisamos, especialmente, as questões de História das provas que corresponderam ao período proposto, problematizando as possíveis mudanças e continuidades na proposta do ENEM.This research aims to analyze the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), created and based on the principles established in the LDB/1996 and incorporated in Ordinance No. 438 of 28 May 1998 of the Ministério da Educação e Desportos (MEC). Therefore, the focus of the research is to analyze matters relating to the discipline of History present in ENEM 2010 to 2015. This is the time frame because in 2010 three of the largest public universities in the State of Paraíba joined the ENEM, fully or partially, as an evaluation system for entry into their courses. The research aims to analyze how the ENEM was thought, the implications about its production, the impact of their implementation in education and what it means to be an evaluation system in the neoliberal context. In this sense, the documents used for the research were the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), the Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) and the History tests of ENEM in the years 2010 to 2015. We analyzed especially the History tests which corresponded to the proposed period, discussing the possible changes and continuities in the proposed ENEM.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTANA, Rosemere Olímpio de.SANTANA, Rosemere O.http://lattes.cnpq.br/6172861753799782SALES NETO, Francisco Firmino.FARIAS, Leonardo Bruno.TRIGUEIRO, Francisca Nonato.2016-10-102019-09-25T10:55:07Z2019-09-252019-09-25T10:55:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7265TRIGUEIRO, Francisca Nonato. Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-07T12:09:17Zoai:localhost:riufcg/7265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-07T12:09:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015.
National High School Exam - ENEM and History course questions 2010-2015.
title Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015.
spellingShingle Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015.
TRIGUEIRO, Francisca Nonato.
ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
História - avaliação
Seleção de alunos
ENEM - National High School Exam
History - Evaluation
Student Selection
História.
title_short Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015.
title_full Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015.
title_fullStr Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015.
title_full_unstemmed Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015.
title_sort Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015.
author TRIGUEIRO, Francisca Nonato.
author_facet TRIGUEIRO, Francisca Nonato.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTANA, Rosemere Olímpio de.
SANTANA, Rosemere O.
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782
SALES NETO, Francisco Firmino.
FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.contributor.author.fl_str_mv TRIGUEIRO, Francisca Nonato.
dc.subject.por.fl_str_mv ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
História - avaliação
Seleção de alunos
ENEM - National High School Exam
History - Evaluation
Student Selection
História.
topic ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
História - avaliação
Seleção de alunos
ENEM - National High School Exam
History - Evaluation
Student Selection
História.
description A presente pesquisa pretende analisar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado e fundamentado nos princípios estabelecidos na LDB/1996 e incorporado na Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998 do Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Para tanto, o foco da pesquisa é analisar as questões referentes à disciplina de História presentes no ENEM de 2010 a 2015. O recorte temporal se deu porque em 2010, três das maiores universidades públicas da Paraíba aderiram ao ENEM, integralmente ou parcialmente, como sistema de avaliação para o ingresso em seus cursos. A pesquisa pretende então analisar como o ENEM foi pensado, as implicações acerca de sua produção, os impactos de sua execução na educação e o que significa ser um sistema avaliativo no contexto neoliberal. Neste sentido, os documentos utilizados para a pesquisa foram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as provas da disciplina de História do ENEM dos anos de 2010 a 2015. Analisamos, especialmente, as questões de História das provas que corresponderam ao período proposto, problematizando as possíveis mudanças e continuidades na proposta do ENEM.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10
2019-09-25T10:55:07Z
2019-09-25
2019-09-25T10:55:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7265
TRIGUEIRO, Francisca Nonato. Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7265
identifier_str_mv TRIGUEIRO, Francisca Nonato. Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396274368512