Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281 |
Resumo: | Este artigo se dedica a apresentar os resultados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina nos cursos de Computação e de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Campina Grande, Estado da Paraíba. Parte-se da premissa de que a presença feminina em áreas tradicionalmente tidas como predominantemente masculinas não reflete os avanços dos movimentos feministas por igualdade de direitos e conquistas de espaços na produção de conhecimento e no mundo do trabalho. Para isso, apresenta-se uma discussão teórica sobre ciência, tecnologia e gênero, relacionando com dados recentes. Dentre os objetivos, pretende-se analisar possíveis questões que podem ajudar a entender o porquê do baixo número de mulheres na área científica e tecnológica, Embora saibamos que o número de mulheres pesquisadoras no mundo chega a menos de 30%, e que de acordo com a editora científica Elsevier o número de pesquisadoras femininas publicando artigos passou de 38% para 49% em 2017. Sendo assim, não podemos ignorar e/ou desmerecer a inserção dessas mulheres nos espaços universitários e de pesquisa. Para isso serão focalizados alguns aspectos sobre a presença de mulheres nos cursos de Ciências da Computação e de Licenciatura em Física da UFCG. Foi utilizada a metodologia da História Oral para a realização de entrevistas, e desse modo a obtenção dos depoimentos das discentes e docentes dos cursos citados. Como resultado constatou-se pequena quantidade de mulheres nos cursos de ciência e tecnologia, não obstante os avanços socioeconômicos e políticos que as mulheres têm conquistado desde o século vinte. Constata-se também que a mulher ainda é vista como figura intelectual e profissionalmente inferiorizada. Certamente em decorrência e reflexo da sociedade patriarcal, a principal causa dos preconceitos associados à figura feminina da atualidade. Como aprendizado tem-se que investigar e relatar as histórias dessas mulheres passa pelo conhecimento e investigação sobre a construção que elas têm de si e das escolhas profissionais que fizeram. |
id |
UFCG_e9a363767fda211d27f5fdc9aa77b73c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35281 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia.Student and teacher perceptions of female insertion in science and technology.Mulheres na ciência e tecnologiaCiência e tecnologia - mulheresPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBICPercepção discente - mulheres na ciência e tecnologiaPercepção docente - mulheres na ciência e tecnologiaEducação universitáriaWomen in science and technologyScience and technology - womenInstitutional Scientific Initiation Scholarship Program - PIBICStudent perception - women in science and technologyTeaching perception - women in science and technologyUniversity educationHistória.Este artigo se dedica a apresentar os resultados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina nos cursos de Computação e de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Campina Grande, Estado da Paraíba. Parte-se da premissa de que a presença feminina em áreas tradicionalmente tidas como predominantemente masculinas não reflete os avanços dos movimentos feministas por igualdade de direitos e conquistas de espaços na produção de conhecimento e no mundo do trabalho. Para isso, apresenta-se uma discussão teórica sobre ciência, tecnologia e gênero, relacionando com dados recentes. Dentre os objetivos, pretende-se analisar possíveis questões que podem ajudar a entender o porquê do baixo número de mulheres na área científica e tecnológica, Embora saibamos que o número de mulheres pesquisadoras no mundo chega a menos de 30%, e que de acordo com a editora científica Elsevier o número de pesquisadoras femininas publicando artigos passou de 38% para 49% em 2017. Sendo assim, não podemos ignorar e/ou desmerecer a inserção dessas mulheres nos espaços universitários e de pesquisa. Para isso serão focalizados alguns aspectos sobre a presença de mulheres nos cursos de Ciências da Computação e de Licenciatura em Física da UFCG. Foi utilizada a metodologia da História Oral para a realização de entrevistas, e desse modo a obtenção dos depoimentos das discentes e docentes dos cursos citados. Como resultado constatou-se pequena quantidade de mulheres nos cursos de ciência e tecnologia, não obstante os avanços socioeconômicos e políticos que as mulheres têm conquistado desde o século vinte. Constata-se também que a mulher ainda é vista como figura intelectual e profissionalmente inferiorizada. Certamente em decorrência e reflexo da sociedade patriarcal, a principal causa dos preconceitos associados à figura feminina da atualidade. Como aprendizado tem-se que investigar e relatar as histórias dessas mulheres passa pelo conhecimento e investigação sobre a construção que elas têm de si e das escolhas profissionais que fizeram.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-03-28T18:02:10Z2024-03-282024-03-28T18:02:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281ANDRADE, Gioberlândia Pereira de; MONTENEGRO, Rosilene Dias. Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 14 - Mulheres na Ciência e Tecnologia: Gênero, Mídia, Padrões de Masculinidades e Feminilidades Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 864-871. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281porANDRADE, Gioberlândia Pereira de.MONTENEGRO, Rosilene Dias.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-28T18:02:33Zoai:localhost:riufcg/35281Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-28T18:02:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. Student and teacher perceptions of female insertion in science and technology. |
title |
Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. |
spellingShingle |
Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. ANDRADE, Gioberlândia Pereira de. Mulheres na ciência e tecnologia Ciência e tecnologia - mulheres Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC Percepção discente - mulheres na ciência e tecnologia Percepção docente - mulheres na ciência e tecnologia Educação universitária Women in science and technology Science and technology - women Institutional Scientific Initiation Scholarship Program - PIBIC Student perception - women in science and technology Teaching perception - women in science and technology University education História. |
title_short |
Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. |
title_full |
Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. |
title_fullStr |
Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. |
title_full_unstemmed |
Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. |
title_sort |
Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. |
author |
ANDRADE, Gioberlândia Pereira de. |
author_facet |
ANDRADE, Gioberlândia Pereira de. MONTENEGRO, Rosilene Dias. |
author_role |
author |
author2 |
MONTENEGRO, Rosilene Dias. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Gioberlândia Pereira de. MONTENEGRO, Rosilene Dias. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres na ciência e tecnologia Ciência e tecnologia - mulheres Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC Percepção discente - mulheres na ciência e tecnologia Percepção docente - mulheres na ciência e tecnologia Educação universitária Women in science and technology Science and technology - women Institutional Scientific Initiation Scholarship Program - PIBIC Student perception - women in science and technology Teaching perception - women in science and technology University education História. |
topic |
Mulheres na ciência e tecnologia Ciência e tecnologia - mulheres Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC Percepção discente - mulheres na ciência e tecnologia Percepção docente - mulheres na ciência e tecnologia Educação universitária Women in science and technology Science and technology - women Institutional Scientific Initiation Scholarship Program - PIBIC Student perception - women in science and technology Teaching perception - women in science and technology University education História. |
description |
Este artigo se dedica a apresentar os resultados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina nos cursos de Computação e de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Campina Grande, Estado da Paraíba. Parte-se da premissa de que a presença feminina em áreas tradicionalmente tidas como predominantemente masculinas não reflete os avanços dos movimentos feministas por igualdade de direitos e conquistas de espaços na produção de conhecimento e no mundo do trabalho. Para isso, apresenta-se uma discussão teórica sobre ciência, tecnologia e gênero, relacionando com dados recentes. Dentre os objetivos, pretende-se analisar possíveis questões que podem ajudar a entender o porquê do baixo número de mulheres na área científica e tecnológica, Embora saibamos que o número de mulheres pesquisadoras no mundo chega a menos de 30%, e que de acordo com a editora científica Elsevier o número de pesquisadoras femininas publicando artigos passou de 38% para 49% em 2017. Sendo assim, não podemos ignorar e/ou desmerecer a inserção dessas mulheres nos espaços universitários e de pesquisa. Para isso serão focalizados alguns aspectos sobre a presença de mulheres nos cursos de Ciências da Computação e de Licenciatura em Física da UFCG. Foi utilizada a metodologia da História Oral para a realização de entrevistas, e desse modo a obtenção dos depoimentos das discentes e docentes dos cursos citados. Como resultado constatou-se pequena quantidade de mulheres nos cursos de ciência e tecnologia, não obstante os avanços socioeconômicos e políticos que as mulheres têm conquistado desde o século vinte. Constata-se também que a mulher ainda é vista como figura intelectual e profissionalmente inferiorizada. Certamente em decorrência e reflexo da sociedade patriarcal, a principal causa dos preconceitos associados à figura feminina da atualidade. Como aprendizado tem-se que investigar e relatar as histórias dessas mulheres passa pelo conhecimento e investigação sobre a construção que elas têm de si e das escolhas profissionais que fizeram. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2024-03-28T18:02:10Z 2024-03-28 2024-03-28T18:02:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281 ANDRADE, Gioberlândia Pereira de; MONTENEGRO, Rosilene Dias. Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 14 - Mulheres na Ciência e Tecnologia: Gênero, Mídia, Padrões de Masculinidades e Feminilidades Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 864-871. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Gioberlândia Pereira de; MONTENEGRO, Rosilene Dias. Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 14 - Mulheres na Ciência e Tecnologia: Gênero, Mídia, Padrões de Masculinidades e Feminilidades Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 864-871. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744618493837312 |