Sistemas de classificação e construção do comportamento desviante no campo escolar: uma análise das múltiplas dinâmicas de rotulação em uma escola da rede pública em Assunção-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUEDES, Waschington Alves.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10323
Resumo: O objetivo de nossa pesquisa é analisar como os agentes envolvidos no campo escolar atuam de maneira a construir classificações relativas ao desempenho e à expectativa de desempenho de estudantes, focalizando as dinâmicas de rotulação referidas a essa variável, colocadas em curso por professores, colegas e gestores. A perspectiva teórica adotada tem como base: a Teoria da Classificação, como formulada por Becker para explicar as construções sociais de comportamentos desviantes; as contribuições de Bourdieu sobre o campo escolar enquanto espaço de lutas por distinção social; e as reflexões sobre a construção social do grupo dos nós e dos outros, elaboradas por Elias. Além da etnografia de uma escola em uma escola pública de ensino Fundamental I, II e EJA de Assunção-PB, selecionada pela acessibilidade, faremos entrevistas estruturadas com uma amostra de sujeitos participantes da referida escola, selecionando-os de modo a contemplar os diversos estratos que a compõem, como acima citados. Dentre as principais conclusões do trabalho, ressaltamos as seguintes: (1) A classificação é colocada em prática a partir de critérios pedagógicos de avaliação, isso quando parte do professor. O grupo dos alunos classifica a partir de critérios como domínio de conteúdo, didática do professor, clareza; (2) O comportamento desviante começa a ser construído no ambiente familiar e reproduzido e leva a dois caminhos dentro da escola: Desistência e ao EJA, caso, esse aluno não seja resgatado pela escola dessa carreira desviante; (3) Os grupos surgem principalmente a partir de afinidades, ou seja, interesses comuns específicos ao campo escolar, específicos da vivência dentro da escola e extraescolares que são adquiridas em outros campos sociais; e (4) A rotulagem no campo escolar é uma ação sempre sutil inicialmente, não é um aspecto da comunicação pedagógica oficial, assim como, o comportamento desviante é uma estratégia de resistência no contexto escolar.
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spelling Sistemas de classificação e construção do comportamento desviante no campo escolar: uma análise das múltiplas dinâmicas de rotulação em uma escola da rede pública em Assunção-PB.Classification systems and construction of deviant behavior in the school field: an analysis of multiple labeling dynamics in a public school in Asunción-PB.Teoria da ClassificaçãoComportamento DesvianteCampo EscolarClassification TheoryDeviant BehaviorSchool FieldCiências SociaisO objetivo de nossa pesquisa é analisar como os agentes envolvidos no campo escolar atuam de maneira a construir classificações relativas ao desempenho e à expectativa de desempenho de estudantes, focalizando as dinâmicas de rotulação referidas a essa variável, colocadas em curso por professores, colegas e gestores. A perspectiva teórica adotada tem como base: a Teoria da Classificação, como formulada por Becker para explicar as construções sociais de comportamentos desviantes; as contribuições de Bourdieu sobre o campo escolar enquanto espaço de lutas por distinção social; e as reflexões sobre a construção social do grupo dos nós e dos outros, elaboradas por Elias. Além da etnografia de uma escola em uma escola pública de ensino Fundamental I, II e EJA de Assunção-PB, selecionada pela acessibilidade, faremos entrevistas estruturadas com uma amostra de sujeitos participantes da referida escola, selecionando-os de modo a contemplar os diversos estratos que a compõem, como acima citados. Dentre as principais conclusões do trabalho, ressaltamos as seguintes: (1) A classificação é colocada em prática a partir de critérios pedagógicos de avaliação, isso quando parte do professor. O grupo dos alunos classifica a partir de critérios como domínio de conteúdo, didática do professor, clareza; (2) O comportamento desviante começa a ser construído no ambiente familiar e reproduzido e leva a dois caminhos dentro da escola: Desistência e ao EJA, caso, esse aluno não seja resgatado pela escola dessa carreira desviante; (3) Os grupos surgem principalmente a partir de afinidades, ou seja, interesses comuns específicos ao campo escolar, específicos da vivência dentro da escola e extraescolares que são adquiridas em outros campos sociais; e (4) A rotulagem no campo escolar é uma ação sempre sutil inicialmente, não é um aspecto da comunicação pedagógica oficial, assim como, o comportamento desviante é uma estratégia de resistência no contexto escolar.The objective of our research is to analyze how the agents involved in the school field act in a way to construct classifications related to the performance and expectation of student performance, focusing the dynamics of labelling related to this variable, put in place by teachers, students and School managers. The theoretical perspective adopted is based on the Classification Theory, as formulated by Becker to explain the social constructions of deviant behavior; the contributions of Bourdieu on the school field as a space of struggles for social distinction; and the reflections on the social construction of the group of nodes and others, elaborated by Elias. In addition to the ethnography of a school in a public elementary school I, II and EJA of Asunção-Paraiba State, selected for the accessibility, we conducted structured interviews with a sample of subjects participating in that school, selecting them in order to contemplate the different strata which comprise it, as mentioned above. Among the main outputs of the work we point out the following ones: (1) The classification/labelling is put into practice based on pedagogical evaluation criteria, when considered teachers. The group of students classifies from criteria such as content domain, teacher didactics, clarity; (2) The Deviant behavior begins to be built in the familiar and is reproduced in the school environment, leading to two main paths: withdrawal and to the EJA, in the cases in which studentwho are negatively classified are not rescued by the school from their deviant careers; (3) Groups arise mainly from haituses’affinities, that is, common interests specific to the school field, specific to the in-school experience, and extracurricular activities that are acquired in other social fields; and (4) Labeling in the school field is always subtle at first, it is not an aspect of official pedagogical communication, just as deviant behavior is a strategy of resistance in the school context.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGGUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.GUERRA, L. D.http://lattes.cnpq.br/9512363834033518CUNHA, Luis Henrique.MONTEIRO, José Marciano.GUEDES, Waschington Alves.2017-112019-12-19T08:21:40Z2019-12-182019-12-19T08:21:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10323GUEDES, W. A. Sistemas de classificação e construção do comportamento desviante no campo escolar: uma análise das múltiplas dinâmicas de rotulação em uma escola da rede pública em Assunção-PB. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. 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