Concurso para professores normalistas na escola de aprendizes marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do século XX.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35213 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar os concursos públicos para ingresso de professores na Escola Aprendizes de Marinheiros na primeira metade do século XX, na cidade do Natal-RN. A Companhia Aprendizes de Marinheiros do Rio Grande do Norte, foi inaugurada em agosto de 1873. Tinha como propósito, recrutar crianças desvalidas, para disciplinar seus corpos formando-os marinheiros prontos para constituir o corpo da Marinha. A partir de 1885, a instituição passou a ser chamada de Escola de Aprendizes Marinheiro, funcionando na cidade do Natal até 1942. Dialogamos com o texto produzido por Laelson Francisco (2018) que discute a formação e atuação da Companhia nos primeiros anos de seu funcionamento na cidade do Natal. Faz-se fundamental ainda o conceito de disciplina postulado por Michel Foucault (2014), bem como, o conceito de arquivo a partir de Arlete Farge, responsável por atribuir as fontes sabores. Metodologicamente, analisamos o Livro de Termos de Concursos, no qual foi registrado a punho o processo de seleção de docentes para a referida instituição. Esse livro encontra-se disponível no Arquivo da Marinha do Brasil, e foi transcrito como uma das etapas da pesquisa sobre a Companhia/Escola de Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte desenvolvida no Centro de Educação da UFRN. Para tanto, nos debruçamos sobre esse livro na intenção de entender os requisitos pedagógicos e disciplinares observados acerca dos docentes que se candidatavam a uma vaga na escola da marinha brasileira. Conclui-se que os docentes precisavam estar aptos às reivindicações pedagógicas e corporais para tornarem-se efetivos da corporação. |
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Concurso para professores normalistas na escola de aprendizes marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do século XX.Competition for normal teachers at the sailor apprentice school in Rio Grande do Norte in the first half of the 20th century.Professores NormalistasEscola de Aprendizes Marinheiros - Natal - RNConcursos de professores normalistas - MarinhaMarinha do Brasil - professores normalistasDisciplina - Michel FoucaultArquivo - Arlete Farge - conceitoArquivo da Marinha do BrasilNormal TeachersSeaman Apprentice School - Natal - RNNormalist teacher competitions - NavyBrazilian Navy - normal teachersDiscipline - Michel FoucaultArchive - Arlete Farge - conceptBrazilian Navy ArchiveHistória.Este artigo tem por objetivo analisar os concursos públicos para ingresso de professores na Escola Aprendizes de Marinheiros na primeira metade do século XX, na cidade do Natal-RN. A Companhia Aprendizes de Marinheiros do Rio Grande do Norte, foi inaugurada em agosto de 1873. Tinha como propósito, recrutar crianças desvalidas, para disciplinar seus corpos formando-os marinheiros prontos para constituir o corpo da Marinha. A partir de 1885, a instituição passou a ser chamada de Escola de Aprendizes Marinheiro, funcionando na cidade do Natal até 1942. Dialogamos com o texto produzido por Laelson Francisco (2018) que discute a formação e atuação da Companhia nos primeiros anos de seu funcionamento na cidade do Natal. Faz-se fundamental ainda o conceito de disciplina postulado por Michel Foucault (2014), bem como, o conceito de arquivo a partir de Arlete Farge, responsável por atribuir as fontes sabores. Metodologicamente, analisamos o Livro de Termos de Concursos, no qual foi registrado a punho o processo de seleção de docentes para a referida instituição. Esse livro encontra-se disponível no Arquivo da Marinha do Brasil, e foi transcrito como uma das etapas da pesquisa sobre a Companhia/Escola de Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte desenvolvida no Centro de Educação da UFRN. Para tanto, nos debruçamos sobre esse livro na intenção de entender os requisitos pedagógicos e disciplinares observados acerca dos docentes que se candidatavam a uma vaga na escola da marinha brasileira. Conclui-se que os docentes precisavam estar aptos às reivindicações pedagógicas e corporais para tornarem-se efetivos da corporação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-03-25T17:59:04Z2024-03-252024-03-25T17:59:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35213SONNTAG, Shairany Arias Palombo; SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. Concurso para professores normalistas na escola de aprendizes marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do século XX. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 658-666. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35213porSONNTAG, Shairany Arias Palombo.SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-25T17:59:29Zoai:localhost:riufcg/35213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-25T17:59:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Este artigo tem por objetivo analisar os concursos públicos para ingresso de professores na Escola Aprendizes de Marinheiros na primeira metade do século XX, na cidade do Natal-RN. A Companhia Aprendizes de Marinheiros do Rio Grande do Norte, foi inaugurada em agosto de 1873. Tinha como propósito, recrutar crianças desvalidas, para disciplinar seus corpos formando-os marinheiros prontos para constituir o corpo da Marinha. A partir de 1885, a instituição passou a ser chamada de Escola de Aprendizes Marinheiro, funcionando na cidade do Natal até 1942. Dialogamos com o texto produzido por Laelson Francisco (2018) que discute a formação e atuação da Companhia nos primeiros anos de seu funcionamento na cidade do Natal. Faz-se fundamental ainda o conceito de disciplina postulado por Michel Foucault (2014), bem como, o conceito de arquivo a partir de Arlete Farge, responsável por atribuir as fontes sabores. Metodologicamente, analisamos o Livro de Termos de Concursos, no qual foi registrado a punho o processo de seleção de docentes para a referida instituição. Esse livro encontra-se disponível no Arquivo da Marinha do Brasil, e foi transcrito como uma das etapas da pesquisa sobre a Companhia/Escola de Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte desenvolvida no Centro de Educação da UFRN. Para tanto, nos debruçamos sobre esse livro na intenção de entender os requisitos pedagógicos e disciplinares observados acerca dos docentes que se candidatavam a uma vaga na escola da marinha brasileira. Conclui-se que os docentes precisavam estar aptos às reivindicações pedagógicas e corporais para tornarem-se efetivos da corporação. |
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