Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERTO, Ismaiara Rodrigues.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8348
Resumo: O Bioma Caatinga, localizado na região Semiárida brasileira, está inteiramente restrito ao território nacional e apresenta uma heterogeneidade de paisagens, que contribuem para a riqueza da biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga é uma das regiões menos estudadas e protegidas do país, a qual passa por um acelerado grau de devastação, devido ao uso insustentável de seus recursos naturais, comprometendo a manutenção de sua biodiversidade. Neste contexto, é de suma importância o papel da Escola no desenvolvimento de estratégias que estimulem a valorização e conservação da Caatinga, voltadas para o conhecimento desse Bioma no ensino de biologia. Por isso, o objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção de alunos e propor práticas pedagógicas sobre biodiversidade e conservação da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, localizada no município de Cuité-PB. Esperou-se conduzir uma reflexão em torno da importância e uso sustentável dos recursos naturais do Bioma. Para tanto, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, cujo presente trabalho constou de momentos como: Visita à comunidade escolar, estabelecendo contato para planejamento das atividades e agendamento dos encontros; entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para os alunos menores de idade, e aplicação de um questionário semiestruturado acerca da temática abordada; realização de uma palestra informativa; desenvolvimento de três práticas pedagógicas; e exposição de trabalhos na turma, resultante da última prática pedagógica, finalizando o projeto. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre a biodiversidade e conservação do Bioma Caatinga. Porém, ao longo da realização das atividades ocorreu um envolvimento dos alunos na temática abordada, os quais participaram das discussões, tiraram dúvidas, trouxeram curiosidades, demonstrando que estavam a pesquisar sobre o assunto e possibilitando momentos de socialização. O desenvolvimento das práticas pedagógicas com abordagem contextualizada sobre a Caatinga facilitou o entendimento sobre a biodiversidade (flora e fauna) e a importância da conservação e preservação deste bioma. Ao mesmo tempo, estimulou o protagonismo dos alunos, o diálogo e a valorização das vivências dos mesmos, resultando em uma aprendizagem significativa.
id UFCG_ee2006bce18675d8295ba1356e2ba93d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8348
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB.An approach to biodiversity and conservation of caatinga through pedagogical practices in a school in the municipality of Cuité-PB.Un acercamiento a la biodiversidad y conservación de la caatinga a través de prácticas pedagógicas en una escuela pública de la ciudad de Cuité-PB.Ensino de biologiaEstratégias pedagógicasFlora da caatingaSemiáridoTeaching of biologyPedagogical strategiesCaatinga floraSemiaridEnseñanza de la biologíaFlora de la caatingaCiências BiológicasO Bioma Caatinga, localizado na região Semiárida brasileira, está inteiramente restrito ao território nacional e apresenta uma heterogeneidade de paisagens, que contribuem para a riqueza da biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga é uma das regiões menos estudadas e protegidas do país, a qual passa por um acelerado grau de devastação, devido ao uso insustentável de seus recursos naturais, comprometendo a manutenção de sua biodiversidade. Neste contexto, é de suma importância o papel da Escola no desenvolvimento de estratégias que estimulem a valorização e conservação da Caatinga, voltadas para o conhecimento desse Bioma no ensino de biologia. Por isso, o objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção de alunos e propor práticas pedagógicas sobre biodiversidade e conservação da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, localizada no município de Cuité-PB. Esperou-se conduzir uma reflexão em torno da importância e uso sustentável dos recursos naturais do Bioma. Para tanto, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, cujo presente trabalho constou de momentos como: Visita à comunidade escolar, estabelecendo contato para planejamento das atividades e agendamento dos encontros; entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para os alunos menores de idade, e aplicação de um questionário semiestruturado acerca da temática abordada; realização de uma palestra informativa; desenvolvimento de três práticas pedagógicas; e exposição de trabalhos na turma, resultante da última prática pedagógica, finalizando o projeto. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre a biodiversidade e conservação do Bioma Caatinga. Porém, ao longo da realização das atividades ocorreu um envolvimento dos alunos na temática abordada, os quais participaram das discussões, tiraram dúvidas, trouxeram curiosidades, demonstrando que estavam a pesquisar sobre o assunto e possibilitando momentos de socialização. O desenvolvimento das práticas pedagógicas com abordagem contextualizada sobre a Caatinga facilitou o entendimento sobre a biodiversidade (flora e fauna) e a importância da conservação e preservação deste bioma. Ao mesmo tempo, estimulou o protagonismo dos alunos, o diálogo e a valorização das vivências dos mesmos, resultando em uma aprendizagem significativa.The Caatinga Biome, located in the semi-arid region of Brazil, is entirely restricted to the national territory and presents a heterogeneous landscape that contributes to the richness of local biodiversity. However, the Caatinga is one of the least studied and protected regions of the country, which undergoes an accelerated degree of devastation, due to the unsustainable use of its natural resources, compromising the maintenance of its biodiversity. In this context, it is of great importance the role of the School in the development of strategies that stimulate the valorization and conservation of the Caatinga, geared to the knowledge of this biome in the teaching of biology. Therefore, the objective of the present study was to analyze the students perception and propose pedagogical practices on biodiversity and conservation of the Caatinga. The research was developed with students of the second year of high school of the State School of Integral High School Orlando Venâncio dos Santos, located in the municipality of Cuité- PB. Therefore, the objective of the present study was to analyze the perception and develop pedagogical practices on biodiversity and conservation of the Caatinga, with students of the second year of high school of the State School of Integral High School Orlando Venâncio dos Santos, located in the municipality of Cuité- PB. It was hoped to conduct a reflection on the importance and sustainable use of the natural resources of the Biome. For that, qualitative and quantitative studies were carried out, whose present work consisted of moments like: Visit to the school community, establishing contact for planning the activities and scheduling of the meetings; delivery of the Free and Informed Consent Form for underage students, and application of a semi-structured questionnaire about the subject matter; holding an informative talk; development of three pedagogical practices; and in class presentation of works resulting from the last pedagogical practice, finalizing the project. However, during the course of the activities, there was an involvement of the students in the thematic approach, who participated in the discussions, took questions, brought curiosities, demonstrating that they were researching on the subject and enabling moments of socialization. The development of pedagogical practices with a contextualised approach on the Caatinga facilitated the understanding of the biodiversity (flora and fauna) and the importance of conservation and preservation of this Biome. At the same time, stimulated the protagonism of the students, the dialogue and appreciation of the lived experiences, resulting in meaningful learning.El Bioma Caatinga, ubicado en la región semiárida brasileña, está enteramente restringido al territorio nacional y presenta una heterogeneidad de paisajes, que contribuyen a la riqueza de la biodiversidad local. Sin embargo, la Caatinga es una de las regiones menos estudiadas y protegidas del país, que está experimentando un acelerado grado de devastación, debido al uso insostenible de sus recursos naturales, comprometiendo el mantenimiento de su biodiversidad. En este contexto, es de suma importancia el papel de la Escuela en el desarrollo de estrategias que estimulen la valorización y conservación de la Caatinga, orientadas al conocimiento de este Bioma en la enseñanza de la biología. Por ello, el objetivo del presente trabajo fue analizar la percepción de los estudiantes y proponer prácticas pedagógicas sobre la biodiversidad y conservación de la Caatinga. La investigación se llevó a cabo con alumnos del 2º año de la Enseñanza Media de la Ciudadanía de la Enseñanza Media Estatal Orlando Venâncio dos Santos, ubicada en el municipio de Cuité-PB. Se esperaba propiciar una reflexión en torno a la importancia y el uso sostenible de los recursos naturales del Bioma. Por ello, se realizó un estudio cualitativo y cuantitativo, cuyo presente trabajo consistió en momentos como: Visita a la comunidad escolar, establecimiento de contacto para la planificación de actividades y programación de reuniones; entrega del Término de Consentimiento Libre e Informado a los estudiantes menores de edad y aplicación de un cuestionario semiestructurado sobre el tema abordado; realización de una charla informativa; desarrollo de tres prácticas pedagógicas; y exposición de trabajos en clase, resultantes de la última práctica pedagógica, concluyendo el proyecto. En general, los estudiantes mostraron poco conocimiento sobre la biodiversidad y conservación del Bioma Caatinga. Sin embargo, en el transcurso de las actividades, los estudiantes se involucraron en el tema abordado, quienes participaron de las discusiones, hicieron preguntas, trajeron curiosidades, demostrando que investigaban el tema y propiciando momentos de socialización. El desarrollo de prácticas pedagógicas con un abordaje contextualizado de la Caatinga facilitó la comprensión de la biodiversidad (flora y fauna) y la importancia de la conservación y preservación de este bioma. Al mismo tiempo, estimuló el protagonismo, el diálogo y la valoración de las experiencias de los estudiantes, resultando en un aprendizaje significativo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA, Kiriaki Nurit.Nurit-Silva K.http://lattes.cnpq.br/4749322211386675SANTOS, Carlos Alberto Garcia.COSTA, Eline Nayara Dantas da.BERTO, Ismaiara Rodrigues.2019-07-032019-10-22T15:46:03Z2019-10-222019-10-22T15:46:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8348BERTO, Ismaiara Rodrigues. Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB. 2019. 85 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T13:45:23Zoai:localhost:riufcg/8348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T13:45:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB.
An approach to biodiversity and conservation of caatinga through pedagogical practices in a school in the municipality of Cuité-PB.
Un acercamiento a la biodiversidad y conservación de la caatinga a través de prácticas pedagógicas en una escuela pública de la ciudad de Cuité-PB.
title Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB.
spellingShingle Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB.
BERTO, Ismaiara Rodrigues.
Ensino de biologia
Estratégias pedagógicas
Flora da caatinga
Semiárido
Teaching of biology
Pedagogical strategies
Caatinga flora
Semiarid
Enseñanza de la biología
Flora de la caatinga
Ciências Biológicas
title_short Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB.
title_full Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB.
title_fullStr Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB.
title_full_unstemmed Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB.
title_sort Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB.
author BERTO, Ismaiara Rodrigues.
author_facet BERTO, Ismaiara Rodrigues.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Kiriaki Nurit.
Nurit-Silva K.
http://lattes.cnpq.br/4749322211386675
SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
COSTA, Eline Nayara Dantas da.
dc.contributor.author.fl_str_mv BERTO, Ismaiara Rodrigues.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Estratégias pedagógicas
Flora da caatinga
Semiárido
Teaching of biology
Pedagogical strategies
Caatinga flora
Semiarid
Enseñanza de la biología
Flora de la caatinga
Ciências Biológicas
topic Ensino de biologia
Estratégias pedagógicas
Flora da caatinga
Semiárido
Teaching of biology
Pedagogical strategies
Caatinga flora
Semiarid
Enseñanza de la biología
Flora de la caatinga
Ciências Biológicas
description O Bioma Caatinga, localizado na região Semiárida brasileira, está inteiramente restrito ao território nacional e apresenta uma heterogeneidade de paisagens, que contribuem para a riqueza da biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga é uma das regiões menos estudadas e protegidas do país, a qual passa por um acelerado grau de devastação, devido ao uso insustentável de seus recursos naturais, comprometendo a manutenção de sua biodiversidade. Neste contexto, é de suma importância o papel da Escola no desenvolvimento de estratégias que estimulem a valorização e conservação da Caatinga, voltadas para o conhecimento desse Bioma no ensino de biologia. Por isso, o objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção de alunos e propor práticas pedagógicas sobre biodiversidade e conservação da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, localizada no município de Cuité-PB. Esperou-se conduzir uma reflexão em torno da importância e uso sustentável dos recursos naturais do Bioma. Para tanto, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, cujo presente trabalho constou de momentos como: Visita à comunidade escolar, estabelecendo contato para planejamento das atividades e agendamento dos encontros; entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para os alunos menores de idade, e aplicação de um questionário semiestruturado acerca da temática abordada; realização de uma palestra informativa; desenvolvimento de três práticas pedagógicas; e exposição de trabalhos na turma, resultante da última prática pedagógica, finalizando o projeto. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre a biodiversidade e conservação do Bioma Caatinga. Porém, ao longo da realização das atividades ocorreu um envolvimento dos alunos na temática abordada, os quais participaram das discussões, tiraram dúvidas, trouxeram curiosidades, demonstrando que estavam a pesquisar sobre o assunto e possibilitando momentos de socialização. O desenvolvimento das práticas pedagógicas com abordagem contextualizada sobre a Caatinga facilitou o entendimento sobre a biodiversidade (flora e fauna) e a importância da conservação e preservação deste bioma. Ao mesmo tempo, estimulou o protagonismo dos alunos, o diálogo e a valorização das vivências dos mesmos, resultando em uma aprendizagem significativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
2019-10-22T15:46:03Z
2019-10-22
2019-10-22T15:46:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8348
BERTO, Ismaiara Rodrigues. Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB. 2019. 85 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8348
identifier_str_mv BERTO, Ismaiara Rodrigues. Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB. 2019. 85 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744405982085120