Aspectos do mundo do trabalho e seus sentidos na percepção de jovens universitários da geração Y.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Hítalo Edson Bezerra da.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5324
Resumo: Nas configurações atuais, o trabalho mostra-se como um algo obrigatório e necessário, resultado das transformações históricas pela qual passa o trabalho até os dias atuais, não deixando distante a indispensabilidade da obtenção do gozo nos ambientes laborais, colocando tal objetivo como quimérico ou futuro. Posto isto, o presente estudo busca investigar questões relacionadas ao trabalho, a subjetividade e o sentido do trabalho para jovens universitários pertencentes a geração Y a partir dos estudos de Morin (2001, 2007), sobre os sentidos do trabalho, e os de Christophe Dejours (1992, 1993, 2004, 2007) relativos ao trabalho e as subjetividades. Pretende-se, então, compreender quais as percepções que os estudantes universitários, em contato com o mundo do trabalho, possuem acerca do que é trabalho e a repercussão na vivência dos jovens universitários trabalhadores. O estudo foi realizado com a colaboração de doze jovens estudantes e, no que tange a metodologia abordada para o estudo, pode-se caracterizá-la como uma pesquisa descritiva, haja vista a proposta na demonstração da realidade acerca dos fenômenos do trabalho e dos possíveis efeitos na vivência dos sujeitos. Quanto aos meios, é característica da presente pesquisa, a pesquisa de campo, por saber que a investigação realizou-se no local onde o fenômeno ocorre, levantando as percepções dos atores da pesquisa (VERGARA, 1998). Para a coleta dos dados, lançou-se mão da entrevista semiestruturada, baseada nos estudos de Sentido e Psicodinâmica do trabalho e, para a análise dos dados coletados, utilizou-se da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2006). Baseando-se na análise dos dados, pode-se compreender que, para os jovens da geração Y, o trabalho é fonte de identidade social e de salários, não sendo obrigatória a identificação com o trabalho, muito embora busque-se isso. Para tais jovens, as atuais configurações de organização do trabalho tornam-se pesarosas; buscam a flexibilidade e autonomia, fundamentais para o processo de desenvolvimento pessoal e criativo, fatores importantes destacados por eles. Sendo assim, torna-se pertinente a busca pela transformação dessa realidade, haja vista a relação entre o trabalho e a subjetividade e, a interferência dessa relação na saúde mental do trabalhador, tornando-se necessário a busca pelo bem-estar dessa juventude trabalhadora atual e futuro da sociedade.
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Posto isto, o presente estudo busca investigar questões relacionadas ao trabalho, a subjetividade e o sentido do trabalho para jovens universitários pertencentes a geração Y a partir dos estudos de Morin (2001, 2007), sobre os sentidos do trabalho, e os de Christophe Dejours (1992, 1993, 2004, 2007) relativos ao trabalho e as subjetividades. Pretende-se, então, compreender quais as percepções que os estudantes universitários, em contato com o mundo do trabalho, possuem acerca do que é trabalho e a repercussão na vivência dos jovens universitários trabalhadores. O estudo foi realizado com a colaboração de doze jovens estudantes e, no que tange a metodologia abordada para o estudo, pode-se caracterizá-la como uma pesquisa descritiva, haja vista a proposta na demonstração da realidade acerca dos fenômenos do trabalho e dos possíveis efeitos na vivência dos sujeitos. Quanto aos meios, é característica da presente pesquisa, a pesquisa de campo, por saber que a investigação realizou-se no local onde o fenômeno ocorre, levantando as percepções dos atores da pesquisa (VERGARA, 1998). Para a coleta dos dados, lançou-se mão da entrevista semiestruturada, baseada nos estudos de Sentido e Psicodinâmica do trabalho e, para a análise dos dados coletados, utilizou-se da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2006). Baseando-se na análise dos dados, pode-se compreender que, para os jovens da geração Y, o trabalho é fonte de identidade social e de salários, não sendo obrigatória a identificação com o trabalho, muito embora busque-se isso. Para tais jovens, as atuais configurações de organização do trabalho tornam-se pesarosas; buscam a flexibilidade e autonomia, fundamentais para o processo de desenvolvimento pessoal e criativo, fatores importantes destacados por eles. Sendo assim, torna-se pertinente a busca pela transformação dessa realidade, haja vista a relação entre o trabalho e a subjetividade e, a interferência dessa relação na saúde mental do trabalhador, tornando-se necessário a busca pelo bem-estar dessa juventude trabalhadora atual e futuro da sociedade.In their present configurations, jobs are represented as something mandatory and necessary, resulting from historical transformations through which they have passed until nowadays, and not faraway from the indispensability of having enjoyment on labour environments, and putting such an aim as chymerical or upcoming. Once noted that, this present study searches for questions related to jobs, the subjectivity and the meaning of work to university youths who belong to the Y generation, based on the studies of Morin (2001, 2007) about the meaning of jobs, and on the studies of Christophe Dejours (1992, 1993, 2004, 2007) related to work and subjectivities. Then, we aim at comprehending which are the perceptions university students have when in contact with the business world about what are jobs and their repercussions in their experience as university youth workers, The study was made with the help of twelve youth students, and in terms of the methodological approach, we can characterize it as a descriptive study, once we have the proposal of demonstrating the reality around work’s phenomena and the possible effects on the subjects lives. With respect to the field, it is a character of this research the field research, as this investigation was set on the local where the phenomena occurs, rising up the perceptions of the research players (VERGARA, 1998). To the data collecting we took hand of the semi-structured interview, based on the studies of Meaning and Psychodynamics of jobs, and to the analysis of the data collected, we used the Content Analysis proposed by Bardin (2006). Based on the data analysis, we can say that to youths of the Y generation jobs are a source of social identity and salary, not being mandatory the identification with the job, although they search for it. To these youths, the present configurations of work’s organizations become mournful; they search for flexibility and autonomy as they are foundational for the process of personal and creative development, important factors highlighted by them. Therefore, it is important to search for the transformation of this reality given the relationship between jobs and subjectivities, and the interference of this relationship in the mental health of workers, becoming necessary the search for the welfare of these youth workers of our present and the future of society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.SIEBRA, S. S. B.http://lattes.cnpq.br/1732301263739249ALVES, Marielza Barbosa.ALVES, M. 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