Horta vertical: um instrumento de promoção da saúde e sustentabilidade em uma escola pública no sertão paraibano.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24265 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo confeccionar uma Horta Vertical, por meio da reutilização de garrafas PET, possibilitando ao estudante repensar sua relação com o ambiente e uma alimentação saudável, numa abordagem interdisciplinar. A metodologia aplicada é caracterizada como uma pesquisa-ação de abordagem quanti-qualitativa. Foram aplicados questionários semiestruturados, pré e pós-teste, com alunos do ciclo um do ensino médio (EJA) de uma escola localizada no município de Cajazeiras - PB. A horta propiciou uma reflexão sobre sustentabilidade e alimentação saudável, através da reutilização do PET e do cultivo de alimentos orgânicos, e também possibilitou aos estudantes conhecerem os benefícios das plantas medicinais. |
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BARBOSA, Veralucia Santos.Barbosa, V. S.http://lattes.cnpq.br/4093532075690360BARROS, José Deomar de Souza.NASCIMENTO , Charliane de Menezes.SOUZA, R. F.http://lattes.cnpq.br/4472607314451453SOUZA, Renato de Freitas.O presente estudo teve por objetivo confeccionar uma Horta Vertical, por meio da reutilização de garrafas PET, possibilitando ao estudante repensar sua relação com o ambiente e uma alimentação saudável, numa abordagem interdisciplinar. A metodologia aplicada é caracterizada como uma pesquisa-ação de abordagem quanti-qualitativa. Foram aplicados questionários semiestruturados, pré e pós-teste, com alunos do ciclo um do ensino médio (EJA) de uma escola localizada no município de Cajazeiras - PB. A horta propiciou uma reflexão sobre sustentabilidade e alimentação saudável, através da reutilização do PET e do cultivo de alimentos orgânicos, e também possibilitou aos estudantes conhecerem os benefícios das plantas medicinais.The present study aimed to make a Vertical Garden, through the reuse of PET bottles, allowing the student to rethink their relationship with the environment and healthy eating, in an interdisciplinary approach. The applied methodology is characterized as an action research with a quantitative-qualitative approach. Semi-structured questionnaires were applied, pre and post-test, with students from cycle one of high school (EJA) of a school located in the city of Cajazeiras - PB. The vegetable garden provided a reflection on sustainability and healthy eating, through the reuse of PET and the cultivation of organic food, and also made it possible for students to know the benefits of medicinal plants.Submitted by Girlene Lourenço (girlene_100@hotmail.com) on 2022-04-01T18:40:50Z No. of bitstreams: 1 RENATO DE FREITAS SOUZA. TCC. LICENCIATUIRA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018.pdf: 1559609 bytes, checksum: 66a9e1376354bcc8cf9a3245d32d1c4a (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-01T18:40:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RENATO DE FREITAS SOUZA. TCC. 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Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/24265/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALRENATO DE FREITAS SOUZA. TCC. LICENCIATUIRA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018.pdfRENATO DE FREITAS SOUZA. TCC. 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