Qualidade devida entre estudantes de medicina do primeiro e último período do curso de medicina da UFCG-CG: estudo comparativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Daniel da Escóssia Melo.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: ARRUDA, Urbano Vitor Vasconcelos.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30774
Resumo: Na relação saúde, estudo e trabalho, são inúmeros os fatores que refletem a qualidade de vida do acadêmico de Medicina. Os riscos ocupacionais e emocionais tornam os estudantes vulneráveis ao adoecimento físico e psíquico, sobretudo, nas unidades hospitalares. Dessa maneira, avaliar a qualidade de vida dos estudantes de Medicina é uma forma de contribuir para as melhorias na saúde e bem-estar dos mesmos. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida dos estudantes de Medicina do primeiro e décimo segundo período de forma comparativa. Método: O estudo será do tipo analítico, comparativo, transversal, realizado com estudantes de Medicina do primeiro e décimo segundo período da UFCG-CG. Para avaliar a qualidade de vida, será utilizado o questionário Medical Outcomes Study 36-item Short Form Health Survey (SF-36). A avaliação será feita através do questionário proposto por Ware Sherbourne (1992). As questões serão agrupadas em 8 (oito) domínios com padronização das respostas. Os valores das respostas serão transformados em notas de oito domínios que variam de 0 (zero) a 100 (cem), onde 0 = pior e 100 = melhor, para cada domínio avaliado. Na análise inferencial foi utilizado o teste de Kolmogorov para análise de distribuição das variáveis numéricas. Como as variáveis apresentaram distribuição não normal foi utilizado o teste não paramétrico de Mann Whitney para comparação entre os grupos. Foi considerado um nível de significância de 95% (p < 0,05). Resultado: Participaram da pesquisa 83 acadêmicos, 43 do 1o período, 40 do 12o período. Na amostra geral, os menores escores foram para os domínios aspecto emocional e vitalidade e o maiores para capacidade funcional e ausência de dor. As mulheres tem percepção inferior da qualidade vida. Os alunos do 1o período apresentam menores escores para aspecto social, vitalidade, aspecto físico, já para os do 12o período são estado geral de saúde e vitalidade. Conclusão: Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para a maioria dos domínios do SF-36 quando comparados os escores entre os períodos do curso. Os acadêmicos o 12o período tem melhor percepção da sua qualidade de vida quando comparados aos acadêmicos do 1o período. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para o domínio estado geral de saúde.
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Método: O estudo será do tipo analítico, comparativo, transversal, realizado com estudantes de Medicina do primeiro e décimo segundo período da UFCG-CG. Para avaliar a qualidade de vida, será utilizado o questionário Medical Outcomes Study 36-item Short Form Health Survey (SF-36). A avaliação será feita através do questionário proposto por Ware Sherbourne (1992). As questões serão agrupadas em 8 (oito) domínios com padronização das respostas. Os valores das respostas serão transformados em notas de oito domínios que variam de 0 (zero) a 100 (cem), onde 0 = pior e 100 = melhor, para cada domínio avaliado. Na análise inferencial foi utilizado o teste de Kolmogorov para análise de distribuição das variáveis numéricas. Como as variáveis apresentaram distribuição não normal foi utilizado o teste não paramétrico de Mann Whitney para comparação entre os grupos. Foi considerado um nível de significância de 95% (p < 0,05). Resultado: Participaram da pesquisa 83 acadêmicos, 43 do 1o período, 40 do 12o período. Na amostra geral, os menores escores foram para os domínios aspecto emocional e vitalidade e o maiores para capacidade funcional e ausência de dor. As mulheres tem percepção inferior da qualidade vida. Os alunos do 1o período apresentam menores escores para aspecto social, vitalidade, aspecto físico, já para os do 12o período são estado geral de saúde e vitalidade. Conclusão: Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para a maioria dos domínios do SF-36 quando comparados os escores entre os períodos do curso. Os acadêmicos o 12o período tem melhor percepção da sua qualidade de vida quando comparados aos acadêmicos do 1o período. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para o domínio estado geral de saúde.In the relationship between health, study and work, there are countless factors that reflect the quality of life of medical students. Occupational hazards and emotional disorders make students vulnerable to physical and mental illness, especially in hospital units. In this way, assessing the quality of life of medical students is a way to contribute to improvements in health and their well-being. Objective: To evaluate the quality of life of students from Medicine of the first and twelfth period in a comparative way. Method: The study will be of the analytical, comparative, cross-sectional type, carried out with students from Medicine of the first and twelfth period of the UFCG-CG. To evaluate the quality of life, the Medical Outcomes Study 36-item questionnaire will be used Short Form Health Survey (SF-36). The evaluation will be done through the questionnaire proposed by Ware Sherbourne (1992). The questions will be grouped into 8 (eight) domains with standardization of answers. The response values ​​will be transformed into grades of eight domains ranging from 0 (zero) to 100 (one hundred), where 0 = worst and 100 = best, for each evaluated domain. In the inferential analysis it was Kolmogorov's test was used to analyze the distribution of numerical variables. As the variables had a non-normal distribution, the non-normal test was used. Mann Whitney parametric test for comparison between groups. It was considered a significance level of 95% (p < 0.05). Result: Participated in the survey 83 academics, 43 from the 1st period, 40 from the 12th period. In the general sample, the smallest scores were for the emotional aspect and vitality domains and the highest for functional capacity and absence of pain. Women have a lower perception of quality life. Students in the 1st period have lower scores for aspect social life, vitality, physical appearance, while for those in the 12th period they are a general state of health and vitality. Conclusion: Statistically differences were found significant for most SF-36 domains when comparing the scores between course periods. Academics in the 12th period have a better perception of their quality of life when compared to 1st period students. No statistically significant differences were found for the state domain general health.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGOLIVEIRA JUNIOR, Gilvandro Lins de.OLIVEIRA JÚNIOR, G. L.OLIVEIRA JÚNIOR, GILVANDRO LINS DE.http://lattes.cnpq.br/0954341615591678SILVA, Andre TeixeiraSILVA, A. T.http://lattes.cnpq.br/7404436939487864NÒBREGA, Marta Barreto de Medeiros.NÓBREGA, M. B. M.NÓBREGA, MARTA BARRETO DE MEDEIROS.DE MEDEIROS NÓBREGA, MARTA BARRETO.http://lattes.cnpq.br/4575320060471839SOUSA, Daniel da Escóssia Melo.ARRUDA, Urbano Vitor Vasconcelos.2017-05-122023-07-11T17:03:50Z2023-07-112023-07-11T17:03:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30774SOUSA, Daniel da Escóssia Melo. ARRUDA, Urbano Vitor Vasconcelos. Qualidade de vida entre estudante de medicina do primeiro e último período do curso de medicina da UFCG-CG um estudo comparativo. 2017. 39 fl. : graf. il. tab. 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