O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Joana D’arc Castro de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27189
Resumo: Diante das grandes e necessárias transformações que a sociedade a ciência vem sofrendo, a educação matemática não pode ficar para trás. Por isso, a necessidade de modificações e aperfeiçoamentos no processo de ensino e aprendizagem são indispensáveis. Pensando nisso, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo principal responder à pergunta de que forma a perspectiva de Resolução de Problemas contribui para o ensino e aprendizagem da Matemática das razões trigonométricas no triângulo retângulo em turmas de 9° ano do ensino fundamental? A abordagem foi realizada com 11 alunos de uma escola privada da cidade de Nova Floresta - PB. A pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, pois permite uma melhor interpretação dos dados no processo de analisar e discutir os resultados que foram coletados a partir da aplicação feita. Com isso, pôde-se perceber a eficácia da perspectiva de resolução de problemas em relação ao objeto de estudo. Com isso, trazemos algumas reflexões sobre os pontos positivos e negativos encontrados a partir da prática realizada.
id UFCG_f00605fcd0f9fc94a6fce487df3ed9f3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27189
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.Teaching trigonometry in 9th grade elementary school classes from a problem-solving perspective.Enseñanza de la trigonometría en las clases de 9° grado de primaria desde una perspectiva de resolución de problemas.TrigonometriaRazões trigonométricasEducação matemáticaTrigonometria – ensino fundamentalTrigonometria – resolução de problemasTrigonometryMath educationTrigonometry - problem solvingTrigonometric ratiosTrigonometry - elementary schoolEducacion matematicaTrigonometría - resolución de problemasRazones trigonométricasTrigonometría - escuela primariaEnsino e aprendizagemDiante das grandes e necessárias transformações que a sociedade a ciência vem sofrendo, a educação matemática não pode ficar para trás. Por isso, a necessidade de modificações e aperfeiçoamentos no processo de ensino e aprendizagem são indispensáveis. Pensando nisso, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo principal responder à pergunta de que forma a perspectiva de Resolução de Problemas contribui para o ensino e aprendizagem da Matemática das razões trigonométricas no triângulo retângulo em turmas de 9° ano do ensino fundamental? A abordagem foi realizada com 11 alunos de uma escola privada da cidade de Nova Floresta - PB. A pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, pois permite uma melhor interpretação dos dados no processo de analisar e discutir os resultados que foram coletados a partir da aplicação feita. Com isso, pôde-se perceber a eficácia da perspectiva de resolução de problemas em relação ao objeto de estudo. Com isso, trazemos algumas reflexões sobre os pontos positivos e negativos encontrados a partir da prática realizada.Faced with the great and necessary transformations that society has been undergoing, mathematical education cannot be left behind. Therefore, the need for changes and improvements in the teaching and learning process are indispensable. Thinking about it, the main objective of this research study was to answer the question: how does the Problem Solving perspective contribute to the mathematics’ teaching and learning of trigonometric ratios in the rectangle triangle in 9th grade classes of elementary school? The approach was carried out with 11 students from a private school in the city of Nova Floresta-PB. The kind of research used was a qualitative nature study, because it allows a better interpretation of the data in the process of analyzing and discussing the results that were collected from the application that was done. With this, it was possible to perceive the efficacy of the perspective of problem solving in related to the study object. This way, we bring some reflections about the positive and negative points found from the practice performed.Ante las grandes y necesarias transformaciones que la sociedad y la ciencia han venido experimentando, la La educación matemática no puede quedarse atrás. Por lo tanto, la necesidad de cambios y las mejoras en el proceso de enseñanza y aprendizaje son indispensables. Con eso en mente, el El presente trabajo de investigación tuvo como objetivo responder a la pregunta de cómo La perspectiva de resolución de problemas contribuye a la enseñanza y el aprendizaje de Matemáticas de razones trigonométricas en el triángulo rectángulo en clases de 9no grado ¿fundamental? El acercamiento se realizó con 11 estudiantes de un colegio privado de la ciudad de Bosque Nuevo-PB. La investigación utilizada fue de carácter cualitativo, ya que permite una mejor interpretación de los datos en el proceso de análisis y discusión de los resultados que se recogieron en de la solicitud realizada. Con esto, fue posible percibir la efectividad de la perspectiva de resolución de problemas relacionados con el objeto de estudio. Con eso, traemos algunas reflexiones sobre la puntos positivos y negativos encontrados de la práctica realizada.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSOUZA, Glageane da Silva.Souza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497SILVA, Ticiany Marques da.SILVA, T. M.http://lattes.cnpq.br/6499608715942749CASADO, Wellison Gomes.CASADO, W. G.http://lattes.cnpq.br/5918770916990317LIMA, Joana D’arc Castro de.2022-08-272022-09-14T14:43:52Z2022-09-142022-09-14T14:43:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27189LIMA, Joana D’arc Castro de. O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. 2022. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-14T14:43:52Zoai:localhost:riufcg/27189Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-14T14:43:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.
Teaching trigonometry in 9th grade elementary school classes from a problem-solving perspective.
Enseñanza de la trigonometría en las clases de 9° grado de primaria desde una perspectiva de resolución de problemas.
title O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.
spellingShingle O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.
LIMA, Joana D’arc Castro de.
Trigonometria
Razões trigonométricas
Educação matemática
Trigonometria – ensino fundamental
Trigonometria – resolução de problemas
Trigonometry
Math education
Trigonometry - problem solving
Trigonometric ratios
Trigonometry - elementary school
Educacion matematica
Trigonometría - resolución de problemas
Razones trigonométricas
Trigonometría - escuela primaria
Ensino e aprendizagem
title_short O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.
title_full O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.
title_fullStr O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.
title_full_unstemmed O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.
title_sort O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.
author LIMA, Joana D’arc Castro de.
author_facet LIMA, Joana D’arc Castro de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Glageane da Silva.
Souza, Glageane S.
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497
SILVA, Ticiany Marques da.
SILVA, T. M.
http://lattes.cnpq.br/6499608715942749
CASADO, Wellison Gomes.
CASADO, W. G.
http://lattes.cnpq.br/5918770916990317
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Joana D’arc Castro de.
dc.subject.por.fl_str_mv Trigonometria
Razões trigonométricas
Educação matemática
Trigonometria – ensino fundamental
Trigonometria – resolução de problemas
Trigonometry
Math education
Trigonometry - problem solving
Trigonometric ratios
Trigonometry - elementary school
Educacion matematica
Trigonometría - resolución de problemas
Razones trigonométricas
Trigonometría - escuela primaria
Ensino e aprendizagem
topic Trigonometria
Razões trigonométricas
Educação matemática
Trigonometria – ensino fundamental
Trigonometria – resolução de problemas
Trigonometry
Math education
Trigonometry - problem solving
Trigonometric ratios
Trigonometry - elementary school
Educacion matematica
Trigonometría - resolución de problemas
Razones trigonométricas
Trigonometría - escuela primaria
Ensino e aprendizagem
description Diante das grandes e necessárias transformações que a sociedade a ciência vem sofrendo, a educação matemática não pode ficar para trás. Por isso, a necessidade de modificações e aperfeiçoamentos no processo de ensino e aprendizagem são indispensáveis. Pensando nisso, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo principal responder à pergunta de que forma a perspectiva de Resolução de Problemas contribui para o ensino e aprendizagem da Matemática das razões trigonométricas no triângulo retângulo em turmas de 9° ano do ensino fundamental? A abordagem foi realizada com 11 alunos de uma escola privada da cidade de Nova Floresta - PB. A pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, pois permite uma melhor interpretação dos dados no processo de analisar e discutir os resultados que foram coletados a partir da aplicação feita. Com isso, pôde-se perceber a eficácia da perspectiva de resolução de problemas em relação ao objeto de estudo. Com isso, trazemos algumas reflexões sobre os pontos positivos e negativos encontrados a partir da prática realizada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-27
2022-09-14T14:43:52Z
2022-09-14
2022-09-14T14:43:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27189
LIMA, Joana D’arc Castro de. O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. 2022. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27189
identifier_str_mv LIMA, Joana D’arc Castro de. O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. 2022. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744555648483328