O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27189 |
Resumo: | Diante das grandes e necessárias transformações que a sociedade a ciência vem sofrendo, a educação matemática não pode ficar para trás. Por isso, a necessidade de modificações e aperfeiçoamentos no processo de ensino e aprendizagem são indispensáveis. Pensando nisso, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo principal responder à pergunta de que forma a perspectiva de Resolução de Problemas contribui para o ensino e aprendizagem da Matemática das razões trigonométricas no triângulo retângulo em turmas de 9° ano do ensino fundamental? A abordagem foi realizada com 11 alunos de uma escola privada da cidade de Nova Floresta - PB. A pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, pois permite uma melhor interpretação dos dados no processo de analisar e discutir os resultados que foram coletados a partir da aplicação feita. Com isso, pôde-se perceber a eficácia da perspectiva de resolução de problemas em relação ao objeto de estudo. Com isso, trazemos algumas reflexões sobre os pontos positivos e negativos encontrados a partir da prática realizada. |
id |
UFCG_f00605fcd0f9fc94a6fce487df3ed9f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27189 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.Teaching trigonometry in 9th grade elementary school classes from a problem-solving perspective.Enseñanza de la trigonometría en las clases de 9° grado de primaria desde una perspectiva de resolución de problemas.TrigonometriaRazões trigonométricasEducação matemáticaTrigonometria – ensino fundamentalTrigonometria – resolução de problemasTrigonometryMath educationTrigonometry - problem solvingTrigonometric ratiosTrigonometry - elementary schoolEducacion matematicaTrigonometría - resolución de problemasRazones trigonométricasTrigonometría - escuela primariaEnsino e aprendizagemDiante das grandes e necessárias transformações que a sociedade a ciência vem sofrendo, a educação matemática não pode ficar para trás. Por isso, a necessidade de modificações e aperfeiçoamentos no processo de ensino e aprendizagem são indispensáveis. Pensando nisso, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo principal responder à pergunta de que forma a perspectiva de Resolução de Problemas contribui para o ensino e aprendizagem da Matemática das razões trigonométricas no triângulo retângulo em turmas de 9° ano do ensino fundamental? A abordagem foi realizada com 11 alunos de uma escola privada da cidade de Nova Floresta - PB. A pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, pois permite uma melhor interpretação dos dados no processo de analisar e discutir os resultados que foram coletados a partir da aplicação feita. Com isso, pôde-se perceber a eficácia da perspectiva de resolução de problemas em relação ao objeto de estudo. Com isso, trazemos algumas reflexões sobre os pontos positivos e negativos encontrados a partir da prática realizada.Faced with the great and necessary transformations that society has been undergoing, mathematical education cannot be left behind. Therefore, the need for changes and improvements in the teaching and learning process are indispensable. Thinking about it, the main objective of this research study was to answer the question: how does the Problem Solving perspective contribute to the mathematics’ teaching and learning of trigonometric ratios in the rectangle triangle in 9th grade classes of elementary school? The approach was carried out with 11 students from a private school in the city of Nova Floresta-PB. The kind of research used was a qualitative nature study, because it allows a better interpretation of the data in the process of analyzing and discussing the results that were collected from the application that was done. With this, it was possible to perceive the efficacy of the perspective of problem solving in related to the study object. This way, we bring some reflections about the positive and negative points found from the practice performed.Ante las grandes y necesarias transformaciones que la sociedad y la ciencia han venido experimentando, la La educación matemática no puede quedarse atrás. Por lo tanto, la necesidad de cambios y las mejoras en el proceso de enseñanza y aprendizaje son indispensables. Con eso en mente, el El presente trabajo de investigación tuvo como objetivo responder a la pregunta de cómo La perspectiva de resolución de problemas contribuye a la enseñanza y el aprendizaje de Matemáticas de razones trigonométricas en el triángulo rectángulo en clases de 9no grado ¿fundamental? El acercamiento se realizó con 11 estudiantes de un colegio privado de la ciudad de Bosque Nuevo-PB. La investigación utilizada fue de carácter cualitativo, ya que permite una mejor interpretación de los datos en el proceso de análisis y discusión de los resultados que se recogieron en de la solicitud realizada. Con esto, fue posible percibir la efectividad de la perspectiva de resolución de problemas relacionados con el objeto de estudio. Con eso, traemos algunas reflexiones sobre la puntos positivos y negativos encontrados de la práctica realizada.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSOUZA, Glageane da Silva.Souza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497SILVA, Ticiany Marques da.SILVA, T. M.http://lattes.cnpq.br/6499608715942749CASADO, Wellison Gomes.CASADO, W. G.http://lattes.cnpq.br/5918770916990317LIMA, Joana D’arc Castro de.2022-08-272022-09-14T14:43:52Z2022-09-142022-09-14T14:43:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27189LIMA, Joana D’arc Castro de. O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. 2022. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-14T14:43:52Zoai:localhost:riufcg/27189Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-14T14:43:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. Teaching trigonometry in 9th grade elementary school classes from a problem-solving perspective. Enseñanza de la trigonometría en las clases de 9° grado de primaria desde una perspectiva de resolución de problemas. |
title |
O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. |
spellingShingle |
O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. LIMA, Joana D’arc Castro de. Trigonometria Razões trigonométricas Educação matemática Trigonometria – ensino fundamental Trigonometria – resolução de problemas Trigonometry Math education Trigonometry - problem solving Trigonometric ratios Trigonometry - elementary school Educacion matematica Trigonometría - resolución de problemas Razones trigonométricas Trigonometría - escuela primaria Ensino e aprendizagem |
title_short |
O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. |
title_full |
O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. |
title_fullStr |
O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. |
title_full_unstemmed |
O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. |
title_sort |
O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. |
author |
LIMA, Joana D’arc Castro de. |
author_facet |
LIMA, Joana D’arc Castro de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Glageane da Silva. Souza, Glageane S. http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 SILVA, Ticiany Marques da. SILVA, T. M. http://lattes.cnpq.br/6499608715942749 CASADO, Wellison Gomes. CASADO, W. G. http://lattes.cnpq.br/5918770916990317 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Joana D’arc Castro de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trigonometria Razões trigonométricas Educação matemática Trigonometria – ensino fundamental Trigonometria – resolução de problemas Trigonometry Math education Trigonometry - problem solving Trigonometric ratios Trigonometry - elementary school Educacion matematica Trigonometría - resolución de problemas Razones trigonométricas Trigonometría - escuela primaria Ensino e aprendizagem |
topic |
Trigonometria Razões trigonométricas Educação matemática Trigonometria – ensino fundamental Trigonometria – resolução de problemas Trigonometry Math education Trigonometry - problem solving Trigonometric ratios Trigonometry - elementary school Educacion matematica Trigonometría - resolución de problemas Razones trigonométricas Trigonometría - escuela primaria Ensino e aprendizagem |
description |
Diante das grandes e necessárias transformações que a sociedade a ciência vem sofrendo, a educação matemática não pode ficar para trás. Por isso, a necessidade de modificações e aperfeiçoamentos no processo de ensino e aprendizagem são indispensáveis. Pensando nisso, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo principal responder à pergunta de que forma a perspectiva de Resolução de Problemas contribui para o ensino e aprendizagem da Matemática das razões trigonométricas no triângulo retângulo em turmas de 9° ano do ensino fundamental? A abordagem foi realizada com 11 alunos de uma escola privada da cidade de Nova Floresta - PB. A pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, pois permite uma melhor interpretação dos dados no processo de analisar e discutir os resultados que foram coletados a partir da aplicação feita. Com isso, pôde-se perceber a eficácia da perspectiva de resolução de problemas em relação ao objeto de estudo. Com isso, trazemos algumas reflexões sobre os pontos positivos e negativos encontrados a partir da prática realizada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-27 2022-09-14T14:43:52Z 2022-09-14 2022-09-14T14:43:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27189 LIMA, Joana D’arc Castro de. O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. 2022. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27189 |
identifier_str_mv |
LIMA, Joana D’arc Castro de. O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. 2022. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744555648483328 |