A autobiografia Nosso Lar: entre as verdades espíritas e a escrita de si.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Iracilda Cavalcante de Freitas.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34595
Resumo: Nos últimos anos, o olhar dos pesquisadores, no campo das Ciências Humanas, instaura uma abertura nos campos de observação, nos objetos a serem observados e, especialmente, no corpus utilizado para o estudo desses objetos. Como afirma o filósofo M. Foucault, da observação da “voz” instituída, passa-se a escuta dos “saberes locais, descontínuos, desqualificados, não legitimados” (FOUCAULT, 2000, p. 171), especialmente, a fala recusada, “o discurso anônimo, o discurso cotidiano, todas essas falas esmagadas, recusadas pela instituição ou afastada pelo tempo” (FOUCAULT, 2003). De conformidade com esse “novo” fazer científico, observaremos saberes que circulam no campo discursivo Espírita sobre a mediunidade psicográfica. Para tanto, selecionamos como corpus o texto Nosso Lar, produzido pelo médium psicógrafo Francisco Cândido Xavier, de autoria do sujeito psicografado André Luiz. Materializado no gênero discursivo autobiografia e veiculada no suporte de texto, convencionalmente denominado de livro, esse enunciado carrega marcas que denunciam as especificidades do seu modo de enunciação e, ainda, particularidades que singularizam a comunidade discursiva que o utiliza. Isto porque, conforme o teórico Bakhtin (2000, p. 279) os diferentes gêneros discursivos para que possam circular, em campos discursivos diversos, devem atender as necessidades da comunidade discursiva que os utiliza. A escolha dessa autobiografia como corpus de estudo deve-se ao fato de entendermos que a autobiografia, enquanto gênero discursivo apropriado para o relato de experiências individuais, constitui-se uma prática discursiva que atende de forma satisfatória às necessidades comunicativas desse campo discursivo. Pela escrita psicográfica, os relatos autobiográficos se constituem como um dos gêneros mais propícios para divulgar as verdades sobre a vida além-túmulo, tão caras a essa doutrina, uma vez que, a marca identitária desse gênero é o princípio do pacto com a ―verdade‖. Para subsidiar esse nosso gesto de compreensão utilizaremos os fundamentos teórico metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), na perspectiva de M. Pêcheux, M. Backthin e M. Foucault. Conforme afirma Pêcheux (1997, p. 48), essa teoria oferece instrumentos para a compreensão não só de ―grandes‖ textos, como de textos dos múltiplos enunciadores do cotidiano, esteja ele materializado em elementos lingüísticos e/ou não lingüísticos, em qualquer campo discursivo e, ainda, em diferentes suportes textuais.
id UFCG_f0091f732eb55b75fafa8684759463db
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34595
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Élida Maeli Fernandes Quirino (maely_sax@hotmail.com) on 2024-02-19T18:43:52Z No. of bitstreams: 1 A AUTOBIOGRAFIA NOSSO LAR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 17 2009.pdf: 142658 bytes, checksum: db7a70395ca8dfd474cc5caf55f78072 (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-19T18:43:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A AUTOBIOGRAFIA NOSSO LAR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 17 2009.pdf: 142658 bytes, checksum: db7a70395ca8dfd474cc5caf55f78072 (MD5) Previous issue date: 2009Nos últimos anos, o olhar dos pesquisadores, no campo das Ciências Humanas, instaura uma abertura nos campos de observação, nos objetos a serem observados e, especialmente, no corpus utilizado para o estudo desses objetos. Como afirma o filósofo M. Foucault, da observação da “voz” instituída, passa-se a escuta dos “saberes locais, descontínuos, desqualificados, não legitimados” (FOUCAULT, 2000, p. 171), especialmente, a fala recusada, “o discurso anônimo, o discurso cotidiano, todas essas falas esmagadas, recusadas pela instituição ou afastada pelo tempo” (FOUCAULT, 2003). De conformidade com esse “novo” fazer científico, observaremos saberes que circulam no campo discursivo Espírita sobre a mediunidade psicográfica. Para tanto, selecionamos como corpus o texto Nosso Lar, produzido pelo médium psicógrafo Francisco Cândido Xavier, de autoria do sujeito psicografado André Luiz. Materializado no gênero discursivo autobiografia e veiculada no suporte de texto, convencionalmente denominado de livro, esse enunciado carrega marcas que denunciam as especificidades do seu modo de enunciação e, ainda, particularidades que singularizam a comunidade discursiva que o utiliza. Isto porque, conforme o teórico Bakhtin (2000, p. 279) os diferentes gêneros discursivos para que possam circular, em campos discursivos diversos, devem atender as necessidades da comunidade discursiva que os utiliza. A escolha dessa autobiografia como corpus de estudo deve-se ao fato de entendermos que a autobiografia, enquanto gênero discursivo apropriado para o relato de experiências individuais, constitui-se uma prática discursiva que atende de forma satisfatória às necessidades comunicativas desse campo discursivo. Pela escrita psicográfica, os relatos autobiográficos se constituem como um dos gêneros mais propícios para divulgar as verdades sobre a vida além-túmulo, tão caras a essa doutrina, uma vez que, a marca identitária desse gênero é o princípio do pacto com a ―verdade‖. Para subsidiar esse nosso gesto de compreensão utilizaremos os fundamentos teórico metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), na perspectiva de M. Pêcheux, M. Backthin e M. Foucault. Conforme afirma Pêcheux (1997, p. 48), essa teoria oferece instrumentos para a compreensão não só de ―grandes‖ textos, como de textos dos múltiplos enunciadores do cotidiano, esteja ele materializado em elementos lingüísticos e/ou não lingüísticos, em qualquer campo discursivo e, ainda, em diferentes suportes textuais.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilHistória.Escrita de siAutobiografia Nosso larNosso Lar - autobiografiaEspiritismoLiteratura espíritaPsicografiaEscrita psicográficaAnálise do discurso de linha francesaPêcheux - análise do discursoWriting yourselfAutobiography Our homeOur Home - autobiographySpiritismSpiritist literaturePsychographyPsychographic writingFrench discourse analysisPêcheux - discourse analysis1A autobiografia Nosso Lar: entre as verdades espíritas e a escrita de si.The autobiography our home: between spiritist truths and self-writing.20092024-02-19T18:43:52Z2024-02-192024-02-19T18:43:52Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34595GONÇALVES, Iracilda Cavalcante de Freitas. A autobiografia Nosso Lar: entre as verdades espíritas e a escrita de si. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 17 - História Oral e as Narrativas Biográficas e Autobiográficas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-14. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34595info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporGONÇALVES, Iracilda Cavalcante de Freitas.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34595/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALA AUTOBIOGRAFIA NOSSO LAR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 17 2009.pdfA AUTOBIOGRAFIA NOSSO LAR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 17 2009.pdfapplication/pdf142658http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34595/1/A+AUTOBIOGRAFIA+NOSSO+LAR+-+I+SEMIN%C3%81RIO+NACIONAL+FONTES+HIST%C3%93RICAS+GT+17+2009.pdfdb7a70395ca8dfd474cc5caf55f78072MD51riufcg/345952024-02-19 17:03:18.927oai:localhost:riufcg/34595Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:42:09.048517Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A autobiografia Nosso Lar: entre as verdades espíritas e a escrita de si.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The autobiography our home: between spiritist truths and self-writing.
title A autobiografia Nosso Lar: entre as verdades espíritas e a escrita de si.
spellingShingle A autobiografia Nosso Lar: entre as verdades espíritas e a escrita de si.
GONÇALVES, Iracilda Cavalcante de Freitas.
História.
Escrita de si
Autobiografia Nosso lar
Nosso Lar - autobiografia
Espiritismo
Literatura espírita
Psicografia
Escrita psicográfica
Análise do discurso de linha francesa
Pêcheux - análise do discurso
Writing yourself
Autobiography Our home
Our Home - autobiography
Spiritism
Spiritist literature
Psychography
Psychographic writing
French discourse analysis
Pêcheux - discourse analysis
title_short A autobiografia Nosso Lar: entre as verdades espíritas e a escrita de si.
title_full A autobiografia Nosso Lar: entre as verdades espíritas e a escrita de si.
title_fullStr A autobiografia Nosso Lar: entre as verdades espíritas e a escrita de si.
title_full_unstemmed A autobiografia Nosso Lar: entre as verdades espíritas e a escrita de si.
title_sort A autobiografia Nosso Lar: entre as verdades espíritas e a escrita de si.
author GONÇALVES, Iracilda Cavalcante de Freitas.
author_facet GONÇALVES, Iracilda Cavalcante de Freitas.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Iracilda Cavalcante de Freitas.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História.
topic História.
Escrita de si
Autobiografia Nosso lar
Nosso Lar - autobiografia
Espiritismo
Literatura espírita
Psicografia
Escrita psicográfica
Análise do discurso de linha francesa
Pêcheux - análise do discurso
Writing yourself
Autobiography Our home
Our Home - autobiography
Spiritism
Spiritist literature
Psychography
Psychographic writing
French discourse analysis
Pêcheux - discourse analysis
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita de si
Autobiografia Nosso lar
Nosso Lar - autobiografia
Espiritismo
Literatura espírita
Psicografia
Escrita psicográfica
Análise do discurso de linha francesa
Pêcheux - análise do discurso
Writing yourself
Autobiography Our home
Our Home - autobiography
Spiritism
Spiritist literature
Psychography
Psychographic writing
French discourse analysis
Pêcheux - discourse analysis
description Nos últimos anos, o olhar dos pesquisadores, no campo das Ciências Humanas, instaura uma abertura nos campos de observação, nos objetos a serem observados e, especialmente, no corpus utilizado para o estudo desses objetos. Como afirma o filósofo M. Foucault, da observação da “voz” instituída, passa-se a escuta dos “saberes locais, descontínuos, desqualificados, não legitimados” (FOUCAULT, 2000, p. 171), especialmente, a fala recusada, “o discurso anônimo, o discurso cotidiano, todas essas falas esmagadas, recusadas pela instituição ou afastada pelo tempo” (FOUCAULT, 2003). De conformidade com esse “novo” fazer científico, observaremos saberes que circulam no campo discursivo Espírita sobre a mediunidade psicográfica. Para tanto, selecionamos como corpus o texto Nosso Lar, produzido pelo médium psicógrafo Francisco Cândido Xavier, de autoria do sujeito psicografado André Luiz. Materializado no gênero discursivo autobiografia e veiculada no suporte de texto, convencionalmente denominado de livro, esse enunciado carrega marcas que denunciam as especificidades do seu modo de enunciação e, ainda, particularidades que singularizam a comunidade discursiva que o utiliza. Isto porque, conforme o teórico Bakhtin (2000, p. 279) os diferentes gêneros discursivos para que possam circular, em campos discursivos diversos, devem atender as necessidades da comunidade discursiva que os utiliza. A escolha dessa autobiografia como corpus de estudo deve-se ao fato de entendermos que a autobiografia, enquanto gênero discursivo apropriado para o relato de experiências individuais, constitui-se uma prática discursiva que atende de forma satisfatória às necessidades comunicativas desse campo discursivo. Pela escrita psicográfica, os relatos autobiográficos se constituem como um dos gêneros mais propícios para divulgar as verdades sobre a vida além-túmulo, tão caras a essa doutrina, uma vez que, a marca identitária desse gênero é o princípio do pacto com a ―verdade‖. Para subsidiar esse nosso gesto de compreensão utilizaremos os fundamentos teórico metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), na perspectiva de M. Pêcheux, M. Backthin e M. Foucault. Conforme afirma Pêcheux (1997, p. 48), essa teoria oferece instrumentos para a compreensão não só de ―grandes‖ textos, como de textos dos múltiplos enunciadores do cotidiano, esteja ele materializado em elementos lingüísticos e/ou não lingüísticos, em qualquer campo discursivo e, ainda, em diferentes suportes textuais.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-19T18:43:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-19
2024-02-19T18:43:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34595
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Iracilda Cavalcante de Freitas. A autobiografia Nosso Lar: entre as verdades espíritas e a escrita de si. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 17 - História Oral e as Narrativas Biográficas e Autobiográficas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-14. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34595
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34595
identifier_str_mv GONÇALVES, Iracilda Cavalcante de Freitas. A autobiografia Nosso Lar: entre as verdades espíritas e a escrita de si. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 17 - História Oral e as Narrativas Biográficas e Autobiográficas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-14. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34595/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34595/1/A+AUTOBIOGRAFIA+NOSSO+LAR+-+I+SEMIN%C3%81RIO+NACIONAL+FONTES+HIST%C3%93RICAS+GT+17+2009.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
db7a70395ca8dfd474cc5caf55f78072
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396925037215744