Um algoritmo exato para o problema da cobertura multiveículo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32825 |
Resumo: | Este trabalho estuda o Problema da Cobertura Multi-Veículo (PCMV). O PCMV considera um grafo completo G = (V = {O} ∪ M U O U C, E), onde 0 representa um depósito e os subconjuntos M, O e C são chamados de conjunto de vértices mandatórios, opcionais e clientes, respectivamente. O PCMV consiste em definir rotas de custo total mínimo começando e terminando no depósito de modo que cada vértice mandatório é visitado por exatamente uma das rotas e, para cada vértice cliente, existe ao menos um vértice opcional visitado por uma das rotas tal que a distância entre estes dois vértices seja menor ou igual a um raio pré-estabelecido. Nós apresentamos um algoritmo branch-and-cut-and-price exato para o PCMV gerado a partir da proposição de um modelo na ferramenta VRPSolver, muito utilizada para problemas de roteamento em tempos recentes. Apresentamos ainda diversos experimentos computacionais onde os resultados mostram que o método proposto apresenta uma melhor performance computacional do que o melhor método exato da literatura, sendo capaz de resolver 5 instâncias que estavam em aberto até o momento. |
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Um algoritmo exato para o problema da cobertura multiveículo.An exact algorithm for the multi-vehicle coverage problem.Otimização combinatóriaRoteamento de veículoProblema da cobertura multiveículo - PCMVAlgoritmo exatoAlgoritmo bramch-and-cut-and-pricePCMV - problema de cobertura multiveículoCombinatorial optimizationVehicle RoutingMulti-vehicle coverage problem - PCMVExact algorithmBramch-and-cut-and-price algorithmPCMV - multi-vehicle coverage issueEngenharia de Produção.Este trabalho estuda o Problema da Cobertura Multi-Veículo (PCMV). O PCMV considera um grafo completo G = (V = {O} ∪ M U O U C, E), onde 0 representa um depósito e os subconjuntos M, O e C são chamados de conjunto de vértices mandatórios, opcionais e clientes, respectivamente. O PCMV consiste em definir rotas de custo total mínimo começando e terminando no depósito de modo que cada vértice mandatório é visitado por exatamente uma das rotas e, para cada vértice cliente, existe ao menos um vértice opcional visitado por uma das rotas tal que a distância entre estes dois vértices seja menor ou igual a um raio pré-estabelecido. Nós apresentamos um algoritmo branch-and-cut-and-price exato para o PCMV gerado a partir da proposição de um modelo na ferramenta VRPSolver, muito utilizada para problemas de roteamento em tempos recentes. Apresentamos ainda diversos experimentos computacionais onde os resultados mostram que o método proposto apresenta uma melhor performance computacional do que o melhor método exato da literatura, sendo capaz de resolver 5 instâncias que estavam em aberto até o momento.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222023-11-14T12:34:34Z2023-11-142023-11-14T12:34:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32825DOGLIO, Patrick; ROBOREDO, Marcos Costa. Um algoritmo exato para o problema da cobertura multi veículo. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32825porDOGLIO, Patrick.ROBOREDO, Marcos Costa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T18:14:00Zoai:localhost:riufcg/32825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T18:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Este trabalho estuda o Problema da Cobertura Multi-Veículo (PCMV). O PCMV considera um grafo completo G = (V = {O} ∪ M U O U C, E), onde 0 representa um depósito e os subconjuntos M, O e C são chamados de conjunto de vértices mandatórios, opcionais e clientes, respectivamente. O PCMV consiste em definir rotas de custo total mínimo começando e terminando no depósito de modo que cada vértice mandatório é visitado por exatamente uma das rotas e, para cada vértice cliente, existe ao menos um vértice opcional visitado por uma das rotas tal que a distância entre estes dois vértices seja menor ou igual a um raio pré-estabelecido. Nós apresentamos um algoritmo branch-and-cut-and-price exato para o PCMV gerado a partir da proposição de um modelo na ferramenta VRPSolver, muito utilizada para problemas de roteamento em tempos recentes. Apresentamos ainda diversos experimentos computacionais onde os resultados mostram que o método proposto apresenta uma melhor performance computacional do que o melhor método exato da literatura, sendo capaz de resolver 5 instâncias que estavam em aberto até o momento. |
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