Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Claudivan Cruz.
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616
Resumo: Na Educação a Distância - EAD, o acompanhamento do aprendizado é dificultado pela falta de contato corpo a corpo entre professores e alunos e pela falta de uma específica prática pedagógica de acompanhamento para tal modalidade de ensino. Assim, em EAD, é necessário que novos modelos ou estratégias que representem o status de aprendizagem do estudante remoto sejam elaborados. Este trabalho propõe uma estratégia de acompanhamento do aprendizado voltado para EAD baseada nas teorias de acompanhamento do ensino presencial acrescido da tática de análise de dados, onde os fatores de acompanhamento podem ser relacionados para se verificar a aprendizagem de forma mais elaborada; e apresenta o Midas-Poeta, um sistema de apoio à decisão, baseado em Mineração de Dados, para o ambiente Portfolio-Tutor. O objetivo de tal sistema é prover meios para que se possa obter padrões que caracterizem o comportamento dos alunos.
id UFCG_f108c1cff3175d7ae0b586e80eda496d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10616
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância.A decision support system in the accompaniment of learning in education to distance.Banco de DadosMineração de DadosInformática Aplicada à EducaçãoAcompanhamento do AprendizadoDatabaseData MiningInformatics Applied to EducationLearning TrackingCiência da ComputaçãoNa Educação a Distância - EAD, o acompanhamento do aprendizado é dificultado pela falta de contato corpo a corpo entre professores e alunos e pela falta de uma específica prática pedagógica de acompanhamento para tal modalidade de ensino. Assim, em EAD, é necessário que novos modelos ou estratégias que representem o status de aprendizagem do estudante remoto sejam elaborados. Este trabalho propõe uma estratégia de acompanhamento do aprendizado voltado para EAD baseada nas teorias de acompanhamento do ensino presencial acrescido da tática de análise de dados, onde os fatores de acompanhamento podem ser relacionados para se verificar a aprendizagem de forma mais elaborada; e apresenta o Midas-Poeta, um sistema de apoio à decisão, baseado em Mineração de Dados, para o ambiente Portfolio-Tutor. O objetivo de tal sistema é prover meios para que se possa obter padrões que caracterizem o comportamento dos alunos.In Distance Education - DE, the learning accompaniment is aggravated by the lack of body-to-body contact between teachers and students and by the lack of a specific pedagogical practice of accompaniment for such a teaching modality. This way, in DE, it is necessary to elaborate new models and strategies which represent the learning status of the remote student. This document proposes a learning accompaniment strategy suitable for DE based on accompaniment theories of presencial teaching added with data analysis tactics, where the accompaniment factors can be related together in order to verify the learning process in a more elaborated form. It presents the Midas-Poeta decision support system, using Data Mining algorithms, for the Portfolio-Tutor environment. The goal of such a system is to provide standards which characterize student’s behavior.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGSCHIEL, Ulrich.SCHIEL, U.http://lattes.cnpq.br/2971250918247087SAMPAIO, Marcus Costa.DOMÍNGUEZ, Arturo Hernandez.LOPES, Claudivan Cruz.2003-07-292020-01-03T10:52:14Z2020-01-032020-01-03T10:52:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616LOPES, C. C. Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância. 2003. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-22T12:23:52Zoai:localhost:riufcg/10616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-22T12:23:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância.
A decision support system in the accompaniment of learning in education to distance.
title Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância.
spellingShingle Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância.
LOPES, Claudivan Cruz.
Banco de Dados
Mineração de Dados
Informática Aplicada à Educação
Acompanhamento do Aprendizado
Database
Data Mining
Informatics Applied to Education
Learning Tracking
Ciência da Computação
title_short Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância.
title_full Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância.
title_fullStr Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância.
title_full_unstemmed Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância.
title_sort Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância.
author LOPES, Claudivan Cruz.
author_facet LOPES, Claudivan Cruz.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SCHIEL, Ulrich.
SCHIEL, U.
http://lattes.cnpq.br/2971250918247087
SAMPAIO, Marcus Costa.
DOMÍNGUEZ, Arturo Hernandez.
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Claudivan Cruz.
dc.subject.por.fl_str_mv Banco de Dados
Mineração de Dados
Informática Aplicada à Educação
Acompanhamento do Aprendizado
Database
Data Mining
Informatics Applied to Education
Learning Tracking
Ciência da Computação
topic Banco de Dados
Mineração de Dados
Informática Aplicada à Educação
Acompanhamento do Aprendizado
Database
Data Mining
Informatics Applied to Education
Learning Tracking
Ciência da Computação
description Na Educação a Distância - EAD, o acompanhamento do aprendizado é dificultado pela falta de contato corpo a corpo entre professores e alunos e pela falta de uma específica prática pedagógica de acompanhamento para tal modalidade de ensino. Assim, em EAD, é necessário que novos modelos ou estratégias que representem o status de aprendizagem do estudante remoto sejam elaborados. Este trabalho propõe uma estratégia de acompanhamento do aprendizado voltado para EAD baseada nas teorias de acompanhamento do ensino presencial acrescido da tática de análise de dados, onde os fatores de acompanhamento podem ser relacionados para se verificar a aprendizagem de forma mais elaborada; e apresenta o Midas-Poeta, um sistema de apoio à decisão, baseado em Mineração de Dados, para o ambiente Portfolio-Tutor. O objetivo de tal sistema é prover meios para que se possa obter padrões que caracterizem o comportamento dos alunos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-07-29
2020-01-03T10:52:14Z
2020-01-03
2020-01-03T10:52:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616
LOPES, C. C. Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância. 2003. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616
identifier_str_mv LOPES, C. C. Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância. 2003. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744426058121216