Simulação de sistemas mediante modelagem em uma empresa fictícia no Software Analogic.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Gabriel Mendes de.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: RODRIGUES, Ravenna Lins.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32819
Resumo: Com o surgimento do computador na década de 50, tornou-se possível analisar a modelagem de filas pelo ângulo da simulação, em que não mais se usam fórmulas matemáticas, porém tenta-se imitar o funcionamento do sistema real. A simulação pode ser empregada em diferentes locais, áreas e segmentos, tanto na produção, quanto na manufatura, por exemplo, em supermercados. Destarte, esse presente trabalho tem como objetivo geral fazer uma simulação de sistema em um supermercado fictício para otimizar o atendimento nas filas dos caixas dessa empresa reduzindo o tempo médio de atendimento e o tamanho tanto da fila média quanto da máxima. Tais resultados foram obtidos no software Analogic após a duração de 15 minutos da modelagem ocorrendo: a fila média de atendimento teve 0.28 clientes atendidos; a fila máxima de atendimento teve 4 clientes; o tempo médio foi de 2,3 segundos com mínimo de 0.311 segundos e o máximo de 6.016 segundos; o desvio padrão de 1.22; mais da metade (92,67%) dos clientes (291 de 314) demoraram de 0.3 a 4.3 segundos a serem atendidos na média. Desse modo, é necessário que o dono do mercado coloque mais um caixa no atendimento, ficando 3 caixas no total, com a finalidade de atender os seus desejos em relação a esses resultados obtidos, porém, ele terá que custear com a operação da inserção do novo caixa e com o salário mensal do funcionário extra. Portanto, espera-se que as informações fornecidas a partir desse estudo possam sustentar discussões e questionamentos, quanto à utilização de simulação de sistemas e à aplicação da teoria das filas, para extração de conhecimentos que subsidiem às tomadas de decisão, intervindo assim em problemas futuros.
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Destarte, esse presente trabalho tem como objetivo geral fazer uma simulação de sistema em um supermercado fictício para otimizar o atendimento nas filas dos caixas dessa empresa reduzindo o tempo médio de atendimento e o tamanho tanto da fila média quanto da máxima. Tais resultados foram obtidos no software Analogic após a duração de 15 minutos da modelagem ocorrendo: a fila média de atendimento teve 0.28 clientes atendidos; a fila máxima de atendimento teve 4 clientes; o tempo médio foi de 2,3 segundos com mínimo de 0.311 segundos e o máximo de 6.016 segundos; o desvio padrão de 1.22; mais da metade (92,67%) dos clientes (291 de 314) demoraram de 0.3 a 4.3 segundos a serem atendidos na média. 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Portanto, espera-se que as informações fornecidas a partir desse estudo possam sustentar discussões e questionamentos, quanto à utilização de simulação de sistemas e à aplicação da teoria das filas, para extração de conhecimentos que subsidiem às tomadas de decisão, intervindo assim em problemas futuros.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.Simulação de sistemasSimulação computacionalSoftware AnalogicModelagem de empresa fictícia - Software analogicTempo médio de atendimentoEstudo de casoSystems simulationComputer simulationFictitious company modeling - Analog SoftwareAverage service timeCase study10Simulação de sistemas mediante modelagem em uma empresa fictícia no Software Analogic.Systems simulation through modeling in a fictitious company using Analogic Software.20222023-11-13T23:58:45Z2023-11-132023-11-13T23:58:45Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32819SOUZA, Gabriel Mendes de; RODRIGUES, Ravenna Lins. Simulação de sistemas mediante modelagem em uma empresa fictícia no Software Analogic. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. 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