Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6501 |
Resumo: | A análise de acidentes e incidentes é essencial para o estudo do erro humano e para proposição de formas de prevenção. A pesquisa sobre o erro humano trata essencialmente a classificação do erro e a identificação da relação entre um erro ocorrido e a atividade do ser humano que o ocasionou. Na literatura são encontradas diversas propostas de métodos e taxonomias para categorizar erros. Entretanto, observou-se que estes métodos não são adequados para apoiar a análise e compreensão das circunstâncias que cercam a ocorrência do erro. Para tanto é necessário associar aos métodos, além de ontologias e taxonomias a seqüência de tomada de decisão que resultou no erro e um mapeamento da inter-relação entre os elementos associados ao erro. O trabalho apresentado neste documento discorre sobre o estudo do erro humano no contexto da operação de sistemas elétricos. Para tanto são discutidas as categorizações e taxonomias encontradas na literatura, buscando relacioná-las com as etapas da seqüência de tomada de decisão do usuário, que podem resultar no erro. O estudo se apóia em um corpus de relatórios que descreve acidentes e incidentes ocorridos na operação de sistemas elétricos em uma empresa do setor elétrico. Para compreender as causas do erro é também considerada uma descrição do perfil de usuário, a qual abrange tanto aspectos objetivos quanto cognitivos do usuário, associada a uma descrição do contexto de trabalho. O contexto de trabalho e o perfil do operador são descritos a partir da taxonomia proposta neste trabalho, a qual foi validada a partir da análise de um novo corpus de relatórios de acidentes, da mesma empresa. A investigação da relação entre o contexto de trabalho, o perfil do operador, e a ocorrência do erro foi feita a partir de um conjunto de hipóteses com base na representação dos acidentes em mapas conceituais. Os resultados alcançados consistem na sistematização de um processo de análise de relatórios de erros ocorridos na operação de um sistema elétrico e na comprovação de um conjunto de hipóteses formuladas sobre a relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas, com base na análise dos corpora de estudo. |
id |
UFCG_f2aed27d34e9b95fd930ce2f4e26a0d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6501 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas.Investigation of the relationship between work context, operator behavior and error occurrence in electrical substation automation environments.Interface Homem-máquinaOperação de Sistemas Elétricos - Erro HumanoTaxonomiaOntologiasTomada de Decisão do UsuárioContexto de TrabalhoPerfil do OperadorProcesso de Análise de Relatórios de Erros - SistematizaçãoSistema elétricoSubestações Elétricas - Ambientes de AutomaçãoMan-machine InterfaceElectrical Systems Operation - Human ErrorTaxonomyOntologiesUser Decision MakingWork ContextOperator ProfileError Reporting Analysis Process - SystematizationElectrical SystemElectrical Substations - Automation EnvironmentsEngenharia ElétricaA análise de acidentes e incidentes é essencial para o estudo do erro humano e para proposição de formas de prevenção. A pesquisa sobre o erro humano trata essencialmente a classificação do erro e a identificação da relação entre um erro ocorrido e a atividade do ser humano que o ocasionou. Na literatura são encontradas diversas propostas de métodos e taxonomias para categorizar erros. Entretanto, observou-se que estes métodos não são adequados para apoiar a análise e compreensão das circunstâncias que cercam a ocorrência do erro. Para tanto é necessário associar aos métodos, além de ontologias e taxonomias a seqüência de tomada de decisão que resultou no erro e um mapeamento da inter-relação entre os elementos associados ao erro. O trabalho apresentado neste documento discorre sobre o estudo do erro humano no contexto da operação de sistemas elétricos. Para tanto são discutidas as categorizações e taxonomias encontradas na literatura, buscando relacioná-las com as etapas da seqüência de tomada de decisão do usuário, que podem resultar no erro. O estudo se apóia em um corpus de relatórios que descreve acidentes e incidentes ocorridos na operação de sistemas elétricos em uma empresa do setor elétrico. Para compreender as causas do erro é também considerada uma descrição do perfil de usuário, a qual abrange tanto aspectos objetivos quanto cognitivos do usuário, associada a uma descrição do contexto de trabalho. O contexto de trabalho e o perfil do operador são descritos a partir da taxonomia proposta neste trabalho, a qual foi validada a partir da análise de um novo corpus de relatórios de acidentes, da mesma empresa. A investigação da relação entre o contexto de trabalho, o perfil do operador, e a ocorrência do erro foi feita a partir de um conjunto de hipóteses com base na representação dos acidentes em mapas conceituais. Os resultados alcançados consistem na sistematização de um processo de análise de relatórios de erros ocorridos na operação de um sistema elétrico e na comprovação de um conjunto de hipóteses formuladas sobre a relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas, com base na análise dos corpora de estudo.The analysis of accidents and incidents is essential for the study of human error and to propose ways of prevention. The research on the human error is focused on the classification of the error and on identifying the relationship between the error and the human activity that caused it. The literature on this subject proposes methods and taxonomies for categorizing errors, however, these methods are not adequate to support the analysis and understanding of the circumstances surrounding the error. For this it is necessary to combine methods, ontologies and taxonomies to the decision making sequence that resulted in the error, added to the mapping of the interrelationship between the elements associated with the error. The work presented in this document deals with the human error study specifically in the context of electric systems operation. It discusses the error categorizations and taxonomies found in the literature, in an attempt to relate those with the steps of the human decision sequence that might lead into error. The study is based on a corpus of reports that describe accidents and incidents which happened during the operation of electric systems in a company belonging to the electric systems market in Brazil. In order to understand the error causes it is also needed a user profile that contains both objective and cognitive aspects associated to the work context description. Both the work context and the user profile are described with the proposed taxonomy, which was validated by its use during the analysis of a second corpus of error reports, originated in the same company. The text also presents a tool designed to support the application of the proposed taxonomy when reporting and analyzing accidents and incidents in the operation of electrical systems. The investigation of the relationship between work context, user profile and the error, was performed by verifying a set of hypothesis using conceptual maps. The achieved results consist on the proposal of a process to be employed in the analysis of error reports in the domain of electric system operation, and the proving of hypothesis relating work context, operator behaviour and error incidence, in automated electric substations, based on the corpora of study.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICAUFCGVIEIRA, Maria de Fátima Queiroz.VIEIRA, M. F. Q.http://lattes.cnpq.br/1459797138770378VIDAL, Mário Cesar Rodriguez.COSTA, Evandro de Barros.LULA JÚNIOR, Bernardo.PERKUSICH, Ângelo.SCHERER, Daniel.2010-092019-09-02T11:43:50Z2019-09-022019-09-02T11:43:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6501SCHERER, Daniel. Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas. 2010. 159f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-04-26T13:47:29Zoai:localhost:riufcg/6501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-04-26T13:47:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas. Investigation of the relationship between work context, operator behavior and error occurrence in electrical substation automation environments. |
title |
Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas. |
spellingShingle |
Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas. SCHERER, Daniel. Interface Homem-máquina Operação de Sistemas Elétricos - Erro Humano Taxonomia Ontologias Tomada de Decisão do Usuário Contexto de Trabalho Perfil do Operador Processo de Análise de Relatórios de Erros - Sistematização Sistema elétrico Subestações Elétricas - Ambientes de Automação Man-machine Interface Electrical Systems Operation - Human Error Taxonomy Ontologies User Decision Making Work Context Operator Profile Error Reporting Analysis Process - Systematization Electrical System Electrical Substations - Automation Environments Engenharia Elétrica |
title_short |
Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas. |
title_full |
Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas. |
title_fullStr |
Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas. |
title_full_unstemmed |
Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas. |
title_sort |
Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas. |
author |
SCHERER, Daniel. |
author_facet |
SCHERER, Daniel. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz. VIEIRA, M. F. Q. http://lattes.cnpq.br/1459797138770378 VIDAL, Mário Cesar Rodriguez. COSTA, Evandro de Barros. LULA JÚNIOR, Bernardo. PERKUSICH, Ângelo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCHERER, Daniel. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interface Homem-máquina Operação de Sistemas Elétricos - Erro Humano Taxonomia Ontologias Tomada de Decisão do Usuário Contexto de Trabalho Perfil do Operador Processo de Análise de Relatórios de Erros - Sistematização Sistema elétrico Subestações Elétricas - Ambientes de Automação Man-machine Interface Electrical Systems Operation - Human Error Taxonomy Ontologies User Decision Making Work Context Operator Profile Error Reporting Analysis Process - Systematization Electrical System Electrical Substations - Automation Environments Engenharia Elétrica |
topic |
Interface Homem-máquina Operação de Sistemas Elétricos - Erro Humano Taxonomia Ontologias Tomada de Decisão do Usuário Contexto de Trabalho Perfil do Operador Processo de Análise de Relatórios de Erros - Sistematização Sistema elétrico Subestações Elétricas - Ambientes de Automação Man-machine Interface Electrical Systems Operation - Human Error Taxonomy Ontologies User Decision Making Work Context Operator Profile Error Reporting Analysis Process - Systematization Electrical System Electrical Substations - Automation Environments Engenharia Elétrica |
description |
A análise de acidentes e incidentes é essencial para o estudo do erro humano e para proposição de formas de prevenção. A pesquisa sobre o erro humano trata essencialmente a classificação do erro e a identificação da relação entre um erro ocorrido e a atividade do ser humano que o ocasionou. Na literatura são encontradas diversas propostas de métodos e taxonomias para categorizar erros. Entretanto, observou-se que estes métodos não são adequados para apoiar a análise e compreensão das circunstâncias que cercam a ocorrência do erro. Para tanto é necessário associar aos métodos, além de ontologias e taxonomias a seqüência de tomada de decisão que resultou no erro e um mapeamento da inter-relação entre os elementos associados ao erro. O trabalho apresentado neste documento discorre sobre o estudo do erro humano no contexto da operação de sistemas elétricos. Para tanto são discutidas as categorizações e taxonomias encontradas na literatura, buscando relacioná-las com as etapas da seqüência de tomada de decisão do usuário, que podem resultar no erro. O estudo se apóia em um corpus de relatórios que descreve acidentes e incidentes ocorridos na operação de sistemas elétricos em uma empresa do setor elétrico. Para compreender as causas do erro é também considerada uma descrição do perfil de usuário, a qual abrange tanto aspectos objetivos quanto cognitivos do usuário, associada a uma descrição do contexto de trabalho. O contexto de trabalho e o perfil do operador são descritos a partir da taxonomia proposta neste trabalho, a qual foi validada a partir da análise de um novo corpus de relatórios de acidentes, da mesma empresa. A investigação da relação entre o contexto de trabalho, o perfil do operador, e a ocorrência do erro foi feita a partir de um conjunto de hipóteses com base na representação dos acidentes em mapas conceituais. Os resultados alcançados consistem na sistematização de um processo de análise de relatórios de erros ocorridos na operação de um sistema elétrico e na comprovação de um conjunto de hipóteses formuladas sobre a relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas, com base na análise dos corpora de estudo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09 2019-09-02T11:43:50Z 2019-09-02 2019-09-02T11:43:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6501 SCHERER, Daniel. Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas. 2010. 159f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6501 |
identifier_str_mv |
SCHERER, Daniel. Investigação da relação entre o contexto de trabalho, o comportamento do operador e a ocorrência do erro, em ambientes de automação de subestações elétricas. 2010. 159f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744390873153536 |