Educação ambiental e gestão integrada de resíduos sólidos: proposta de um plano de gerenciamento de resíduos em uma instituição de ensino da cidade de Esperança/PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Marília Zulmira Sena de Souza.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5063
Resumo: A produção exacerbada de resíduos sólidos e a disposição inadequada dos mesmos constitui um dos principais problemas enfrentados pelos países do mundo. A educação formal pode contribuir para o enfrentamento dessa situação através da educação ambiental aliada ao correto gerenciamento de resíduos. O estudo tem como objetivo principal desenvolver um plano de gerenciamento de resíduos sólidos para a comunidade escolar de ensino fundamental e médio, visando alternativas para mitigar os impactos ambientais produzidos por este tipo de comunidade escolar. A metodologia da pesquisa pautou-se no estudo quantiqualitativo desenvolvido no Colégio Menino Jesus de Praga na cidade de Esperança –PB. A coleta de dados ocorreu durante os meses de Agosto da Dezembro de 2017, organizada em quatro etapas: - caracterização, separação e pesagem dos resíduos; - análise da percepção ambiental; - sensibilização e mobilização em educação ambiental; - construção do plano de gerenciamento. Desse modo verificou-se que a instituição produziu 377,45 Kg de resíduos, sendo o plástico o resíduo mais gerado totalizando 152,84 Kg. Quanto a análise da percepção dos hábitos e práticas relacionadas aos resíduos sólidos pelos alunos foi possível verificar que a maioria dos estudantes possui conhecimento sobre resíduos, sendo a escola o local onde mais se discute essa temática. Verificou-se também que a maioria dos alunos possuem atitudes que vão de encontro as práticas sustentáveis, porém demonstraram interesse em mudar sua postura diante da geração e descarte inadequado dos resíduos produzidos na instituição e ainda apontaram estratégias para reaproveitar e/ou reciclar esses materiais. No questionário aplicado ao gestor da instituição foi possível perceber o interesse do mesmo na implantação do plano de gerenciamento. Quanto ao poder público fica claro que o município ainda não possui um plano de gerenciamento, mas vem caminhando progressivamente em busca de um gerenciamento adequado dos seus resíduos. As estratégias envolvendo educação ambiental na escola foram bastante produtivas, uma vez que na medida em que a comunidade escolar se envolvia promovia mudanças que perpassaram as paredes da escola. A proposição do PGRS tem como finalidade, promover a destinação, ambientalmente correta, dos resíduos sólidos e possibilitar, através da educação ambiental, a sensibilização da comunidade escolar, possibilitando a formação de agentes multiplicadores da temática na comunidade.
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O estudo tem como objetivo principal desenvolver um plano de gerenciamento de resíduos sólidos para a comunidade escolar de ensino fundamental e médio, visando alternativas para mitigar os impactos ambientais produzidos por este tipo de comunidade escolar. A metodologia da pesquisa pautou-se no estudo quantiqualitativo desenvolvido no Colégio Menino Jesus de Praga na cidade de Esperança –PB. A coleta de dados ocorreu durante os meses de Agosto da Dezembro de 2017, organizada em quatro etapas: - caracterização, separação e pesagem dos resíduos; - análise da percepção ambiental; - sensibilização e mobilização em educação ambiental; - construção do plano de gerenciamento. Desse modo verificou-se que a instituição produziu 377,45 Kg de resíduos, sendo o plástico o resíduo mais gerado totalizando 152,84 Kg. Quanto a análise da percepção dos hábitos e práticas relacionadas aos resíduos sólidos pelos alunos foi possível verificar que a maioria dos estudantes possui conhecimento sobre resíduos, sendo a escola o local onde mais se discute essa temática. Verificou-se também que a maioria dos alunos possuem atitudes que vão de encontro as práticas sustentáveis, porém demonstraram interesse em mudar sua postura diante da geração e descarte inadequado dos resíduos produzidos na instituição e ainda apontaram estratégias para reaproveitar e/ou reciclar esses materiais. No questionário aplicado ao gestor da instituição foi possível perceber o interesse do mesmo na implantação do plano de gerenciamento. Quanto ao poder público fica claro que o município ainda não possui um plano de gerenciamento, mas vem caminhando progressivamente em busca de um gerenciamento adequado dos seus resíduos. As estratégias envolvendo educação ambiental na escola foram bastante produtivas, uma vez que na medida em que a comunidade escolar se envolvia promovia mudanças que perpassaram as paredes da escola. A proposição do PGRS tem como finalidade, promover a destinação, ambientalmente correta, dos resíduos sólidos e possibilitar, através da educação ambiental, a sensibilização da comunidade escolar, possibilitando a formação de agentes multiplicadores da temática na comunidade.The exacerbated production of solid waste and the inadequate disposition of solid waste is one of the main problems faced by the countries of the world. Formal education can contribute to the confrontation of this situation through environmental education combined with the correct management of waste. The main objective of the study is to develop a solid waste management plan for the elementary and high school community, aiming at alternatives to mitigate the environmental impacts produced by this type of school community. The methodology of the research was based on the qualitative quantitative study developed at the school Menino Jesus de Praga in the city of Esperança -PB. Data collection took place during the months of August to December 2017, organized in four stages: - characterization, separation and weighing of waste; - analysis of environmental perception; - awareness raising and mobilization in environmental education; - construction of the management plan. In this way it was verified that the institution produced 377,45 kg of waste, being the plastic the residue more generated totaling 152.84 kg. As for the analysis of the students' perception of habits and practices related to solid waste, it was possible to verify that most of the students have knowledge about residues, being the school the place where this theme is most discussed. It was also verified that the majority of the students have attitudes that go against the sustainable practices, but they showed interest in changing their posture before the generation and inappropriate disposal of the residues produced in the institution and also pointed out strategies to reuse and / or recycle these materials. In the questionnaire applied to the manager of the institution it was possible to perceive the interest of the same in the implementation of the management plan. As for the public authority, it is clear that the municipality does not yet have a management plan, but has been progressively pursuing an adequate management of its waste. The strategies involving environmental education in the school were very productive, since to the extent that the school community became involved, it promoted changes that permeated the walls of the school. The purpose of the PGRS proposal is to promote the environmentally correct disposal of solid waste and, through environmental education, to raise the awareness of the school community, enabling the formation of multipliers of the theme in the community.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAISUFCGCURI, Rosires Catão.CURI, R. C.http://lattes.cnpq.br/7625445154639508RIBEIRO, Valeria Veras.RIBEIRO, V. V.http://lattes.cnpq.br/9043555473286287BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.BARBOSA, M. F. 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