Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36408 |
Resumo: | Este resumo faz parte de um trabalho que teve e tem a pretensão de analisar a cultura e a identidade na autoria do sertanejo dentro da obra de Luiz Gonzaga – e como essa representação pode ser compreendida dentro da mundialização da cultura, pois percebemos na nossa realidade, apropriações dentro da música regional ou de “raiz”, apropriações, estas, realizadas com o fito de legitimar uma volta às origens da música regional. Optamos pelo recorte temporal dos anos 1940 até 1960, período que melhor retrata o objeto, que é analisar a obra de Luiz Gonzaga nos concentrando, basicamente, no caráter representativo do mesmo para com o sertanejo (a) e suas práticas culturais. A apropriação que o autor fez dos cantadores de feiras, dos “sambas” 1 que aconteciam nos sítios de sua infância. Discutindo como esta leitura foi gestada e veiculada pela nascente indústria do rádio, procurando compreender o significado que esse fenômeno representou para o cotidiano da época, como se organizou, e a partir de que meios, de que necessidades ele foi sendo imbuído, já que, ainda hoje, o cancioneiro popular é desconhecido pela maioria de nós. Assim, analisando os interesses que possibilitaram a ascensão da música tida por “regional” dentro do cenário nacional, sobretudo na época, onde o que mais se falava era sobre o progresso, o novo, o padrão internacional, e entendendo até que ponto o ideário moderno de ode as mudanças foi absorvidos pela realidade de 1940, é compreendida em seus dias. É interessante esse dualismo, onde ao mesmo tempo em que se almejam as mudanças, e se prega a necessidade delas, tem-se o medo, a insegurança, em que se faz necessária à manutenção de algo conhecido, algo legitimado, algo “sacramentado” pelo cotidiano. E, é ai que se começa a apropriação da cultura popular, visando uma identidade, visando o fortalecimento de um grupo, ou mesmo a sua criação, onde temos uma produção de estratégias e práticas culturais que visam à absorção de um grupo por outro enquanto possuidor de uma identidade nacional, no caso desse estudo do sertanejo(a) nordestino(a). |
id |
UFCG_f4525ca9734f7785b9c993ebf492ea52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36408 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo.Luiz Gonzaga: cunning and fallacies in the construction of countryman identity.Identidade - sertanejoLuiz Gonzaga - crítica e interpretaçãoSertanejo nordestino - cultura e identidadeCultura e identidade - sertanejo nordestinoCultura popularIdentity - backcountryLuiz Gonzaga - criticism and interpretationNortheastern backcountry - culture and identityCulture and identity - northeastern country peoplePopular cultureHistória.Música.Este resumo faz parte de um trabalho que teve e tem a pretensão de analisar a cultura e a identidade na autoria do sertanejo dentro da obra de Luiz Gonzaga – e como essa representação pode ser compreendida dentro da mundialização da cultura, pois percebemos na nossa realidade, apropriações dentro da música regional ou de “raiz”, apropriações, estas, realizadas com o fito de legitimar uma volta às origens da música regional. Optamos pelo recorte temporal dos anos 1940 até 1960, período que melhor retrata o objeto, que é analisar a obra de Luiz Gonzaga nos concentrando, basicamente, no caráter representativo do mesmo para com o sertanejo (a) e suas práticas culturais. A apropriação que o autor fez dos cantadores de feiras, dos “sambas” 1 que aconteciam nos sítios de sua infância. Discutindo como esta leitura foi gestada e veiculada pela nascente indústria do rádio, procurando compreender o significado que esse fenômeno representou para o cotidiano da época, como se organizou, e a partir de que meios, de que necessidades ele foi sendo imbuído, já que, ainda hoje, o cancioneiro popular é desconhecido pela maioria de nós. Assim, analisando os interesses que possibilitaram a ascensão da música tida por “regional” dentro do cenário nacional, sobretudo na época, onde o que mais se falava era sobre o progresso, o novo, o padrão internacional, e entendendo até que ponto o ideário moderno de ode as mudanças foi absorvidos pela realidade de 1940, é compreendida em seus dias. É interessante esse dualismo, onde ao mesmo tempo em que se almejam as mudanças, e se prega a necessidade delas, tem-se o medo, a insegurança, em que se faz necessária à manutenção de algo conhecido, algo legitimado, algo “sacramentado” pelo cotidiano. E, é ai que se começa a apropriação da cultura popular, visando uma identidade, visando o fortalecimento de um grupo, ou mesmo a sua criação, onde temos uma produção de estratégias e práticas culturais que visam à absorção de um grupo por outro enquanto possuidor de uma identidade nacional, no caso desse estudo do sertanejo(a) nordestino(a).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-02T15:16:51Z2024-07-022024-07-02T15:16:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36408FIGUEIRÊDO, Ana Flávia Dantas. Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36408porFIGUEIRÊDO, Ana Flávia Dantas.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-02T15:17:15Zoai:localhost:riufcg/36408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-02T15:17:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. Luiz Gonzaga: cunning and fallacies in the construction of countryman identity. |
title |
Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. |
spellingShingle |
Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. FIGUEIRÊDO, Ana Flávia Dantas. Identidade - sertanejo Luiz Gonzaga - crítica e interpretação Sertanejo nordestino - cultura e identidade Cultura e identidade - sertanejo nordestino Cultura popular Identity - backcountry Luiz Gonzaga - criticism and interpretation Northeastern backcountry - culture and identity Culture and identity - northeastern country people Popular culture História. Música. |
title_short |
Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. |
title_full |
Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. |
title_fullStr |
Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. |
title_full_unstemmed |
Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. |
title_sort |
Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. |
author |
FIGUEIRÊDO, Ana Flávia Dantas. |
author_facet |
FIGUEIRÊDO, Ana Flávia Dantas. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FIGUEIRÊDO, Ana Flávia Dantas. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade - sertanejo Luiz Gonzaga - crítica e interpretação Sertanejo nordestino - cultura e identidade Cultura e identidade - sertanejo nordestino Cultura popular Identity - backcountry Luiz Gonzaga - criticism and interpretation Northeastern backcountry - culture and identity Culture and identity - northeastern country people Popular culture História. Música. |
topic |
Identidade - sertanejo Luiz Gonzaga - crítica e interpretação Sertanejo nordestino - cultura e identidade Cultura e identidade - sertanejo nordestino Cultura popular Identity - backcountry Luiz Gonzaga - criticism and interpretation Northeastern backcountry - culture and identity Culture and identity - northeastern country people Popular culture História. Música. |
description |
Este resumo faz parte de um trabalho que teve e tem a pretensão de analisar a cultura e a identidade na autoria do sertanejo dentro da obra de Luiz Gonzaga – e como essa representação pode ser compreendida dentro da mundialização da cultura, pois percebemos na nossa realidade, apropriações dentro da música regional ou de “raiz”, apropriações, estas, realizadas com o fito de legitimar uma volta às origens da música regional. Optamos pelo recorte temporal dos anos 1940 até 1960, período que melhor retrata o objeto, que é analisar a obra de Luiz Gonzaga nos concentrando, basicamente, no caráter representativo do mesmo para com o sertanejo (a) e suas práticas culturais. A apropriação que o autor fez dos cantadores de feiras, dos “sambas” 1 que aconteciam nos sítios de sua infância. Discutindo como esta leitura foi gestada e veiculada pela nascente indústria do rádio, procurando compreender o significado que esse fenômeno representou para o cotidiano da época, como se organizou, e a partir de que meios, de que necessidades ele foi sendo imbuído, já que, ainda hoje, o cancioneiro popular é desconhecido pela maioria de nós. Assim, analisando os interesses que possibilitaram a ascensão da música tida por “regional” dentro do cenário nacional, sobretudo na época, onde o que mais se falava era sobre o progresso, o novo, o padrão internacional, e entendendo até que ponto o ideário moderno de ode as mudanças foi absorvidos pela realidade de 1940, é compreendida em seus dias. É interessante esse dualismo, onde ao mesmo tempo em que se almejam as mudanças, e se prega a necessidade delas, tem-se o medo, a insegurança, em que se faz necessária à manutenção de algo conhecido, algo legitimado, algo “sacramentado” pelo cotidiano. E, é ai que se começa a apropriação da cultura popular, visando uma identidade, visando o fortalecimento de um grupo, ou mesmo a sua criação, onde temos uma produção de estratégias e práticas culturais que visam à absorção de um grupo por outro enquanto possuidor de uma identidade nacional, no caso desse estudo do sertanejo(a) nordestino(a). |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2024-07-02T15:16:51Z 2024-07-02 2024-07-02T15:16:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36408 FIGUEIRÊDO, Ana Flávia Dantas. Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36408 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36408 |
identifier_str_mv |
FIGUEIRÊDO, Ana Flávia Dantas. Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744627213795328 |