Dá pra ir a pé? Caminhabilidade como instrumento de análise da mobilidade em assentamentos precários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Bruno Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29007
Resumo: A caminhabilidade tem papel importante no bem-estar social e valorização das áreas públicas sob a perspectiva do pedestre, e se refere às características do ambiente urbano que interferem na mobilidade do pedestre pela cidade. Portanto, este trabalho tem como objetivo avaliar até que ponto a metodologia do iCam (2.0) é capaz de mensurar a caminhabilidade assentamentos precários. O objeto de estudo é a comunidade da Rosa Mística em Campina Grande - PB, cuja ocupação se iniciou na década de 1940. A ocupação irregular com habitações precárias em uma área de risco nas margens do Riacho das Piabas aliada à falta de infraestrutura em alguns locais vem dificultando as condições de caminhabilidade de seus moradores. Para tal, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso da comunidade da Rosa Mística, do tipo exploratória e descritiva, de caráter quali-quantitativa. Os métodos e técnicas utilizadas foram: levantamento de dados, mapeamento e a avaliação da caminhabilidade no percurso utilizando o índice de caminhabilidade iCam 2.0 (ITDP Brasil, 2019). Dessa forma foi possível obter compreensão dos principais fatores que interferem na caminhabilidade local e identificar melhorias que precisam ser realizadas, bem como entender as fragilidades do método quando aplicado em uma área com tais especificidades. De acordo com os resultados obtidos, as vias analisadas apresentaram um índice de caminhabilidade adequado, quando avaliado de maneira geral, mas a ferramenta apresenta resultados pouco precisos quanto a análise em assentamentos precários, sendo necessárias algumas alterações em alguns indicadores para abranger uma maior quantidade de aspectos da caminhabilidade incidente no local.
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