Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRASIL, Maria Carmelita Miguel.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20718
Resumo: São frequentes os debates sobre a leitura na educação básica, centrando - se na concepção desse evento como interação entre leitor-texto-autor. Ao lado disso, o processo de avaliação da leitura também é discutido como forma de atender aos propósitos da proficiência leitora dos alunos. Nessa direção, com fulcro na Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb, esta pesquisa objetiva investigar como o processo de avaliação, por meio de instrumentos orientadores e reguladores da aprendizagem, pode contribuir para promover a competência leitora de alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Umari – Ceará, com o intuito de elaborar um material técnico em leitura de apoio ao professor. Para tanto, discutimos sobre a leitura e o processo de avaliação da competência leitora; averiguamos se as oficinas de leitura melhoram a competência leitora dos alunos; e apresentamos um Manual de apoio sobre avaliação de habilidades para aquisição de competências leitoras em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação quanti-qualitativa fundamentada nas concepções de leitura para Koch e Elias (2010), Kleiman (2012), Solé (1998); nas teorias sobre avaliação da aprendizagem nas abordagens de Perrenoud (1999), Luckesi (2005) e Hoffman (2003); bem como nas orientações sobre leitura contidas na BNCC (2018). Os resultados dessa investigação revelaram que oficinas de leitura, com base nos descritores da Matriz do Saeb, elevaram o nível de proficiência leitora dos alunos. Mediante a análise e reflexão desses resultados, elaboramos um Manual de Apoio, com oito oficinas envolvendo todas as habilidades da escala Saeb.
id UFCG_f49f28a6e739dd9f405f87c95264a398
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20718
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano.Assessment of reading competence in teaching grounds: a didactic-pedagogical support manual for reading work in the 9th grade.LeituraProcesso de avaliação de leituraEducação básicaSistema de Avaliação de Educação Básica - SAEBLeitura no ensino fundamental - 9ºDescritores do SAEBReadingReading assessment processBasic educationBasic Education Assessment System - SAEBReading in elementary school - 9thSAEB descriptorsLetras.São frequentes os debates sobre a leitura na educação básica, centrando - se na concepção desse evento como interação entre leitor-texto-autor. Ao lado disso, o processo de avaliação da leitura também é discutido como forma de atender aos propósitos da proficiência leitora dos alunos. Nessa direção, com fulcro na Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb, esta pesquisa objetiva investigar como o processo de avaliação, por meio de instrumentos orientadores e reguladores da aprendizagem, pode contribuir para promover a competência leitora de alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Umari – Ceará, com o intuito de elaborar um material técnico em leitura de apoio ao professor. Para tanto, discutimos sobre a leitura e o processo de avaliação da competência leitora; averiguamos se as oficinas de leitura melhoram a competência leitora dos alunos; e apresentamos um Manual de apoio sobre avaliação de habilidades para aquisição de competências leitoras em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação quanti-qualitativa fundamentada nas concepções de leitura para Koch e Elias (2010), Kleiman (2012), Solé (1998); nas teorias sobre avaliação da aprendizagem nas abordagens de Perrenoud (1999), Luckesi (2005) e Hoffman (2003); bem como nas orientações sobre leitura contidas na BNCC (2018). Os resultados dessa investigação revelaram que oficinas de leitura, com base nos descritores da Matriz do Saeb, elevaram o nível de proficiência leitora dos alunos. Mediante a análise e reflexão desses resultados, elaboramos um Manual de Apoio, com oito oficinas envolvendo todas as habilidades da escala Saeb.Are frequent the debates about the reading in the basic education, concentrating on the conception of that event how interaction between readertextauthor. Alongside this, the reading the evaluation process is also discussed as a way to meet the purposes of students' reading proficiency. In this direction, based on the Reference Matrix of Portuguese Language of the Basic Education Evaluation SystemSaeb, this research aims to investigate how the evaluation process, by means instruments guiding and regulators of the learning, can contribute to promote the reader competence of students the ninth grade of a Municipal School of Umari Ceará, with the objective of elaborating a technical material support to the teacher about reading. To this end, we discussed about reading and the evaluation process of the in reading competence; we verified if the reading workshops extends the reader competence of the students; and we present a Manual of instructions about evaluation of the skills and competences in the reading in the classroom. Refers to a quantitative and qualitative participant action research based on the concepts of reading for Koch and Elias (2010), Kleiman (2012), Solé (1998); and in the theories about learning evaluation in the approaches of Perrenoud (1999), Luckesi (2005) and Hoffman (2003); as well as in the guidelines about reading in the PCN and in the BNCC (2018). The results of this research revealed that reading workshops based on the descriptors of the Saeb Matrix raised the level of reading proficiency reader of the students. Based on the analysis and reflection of these results, we developed a Support Manual, with eight workshops involving all the skills of the Saeb scale.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968SILVA, Henrique Miguel de Lima.SILVA, H. M. L.http://lattes.cnpq.br/6926543520029799OLEGÁRIO, Maria da Luz.BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.BRASIL, Maria Carmelita Miguel.2021-04-232021-08-20T14:18:03Z2021-08-202021-08-20T14:18:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20718BRASIL, Maria Carmelita Miguel. Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano. 2021. 324f. Dissertação(Mestrado Profissional e Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-20T16:19:51Zoai:localhost:riufcg/20718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-20T16:19:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano.
Assessment of reading competence in teaching grounds: a didactic-pedagogical support manual for reading work in the 9th grade.
title Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano.
spellingShingle Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano.
BRASIL, Maria Carmelita Miguel.
Leitura
Processo de avaliação de leitura
Educação básica
Sistema de Avaliação de Educação Básica - SAEB
Leitura no ensino fundamental - 9º
Descritores do SAEB
Reading
Reading assessment process
Basic education
Basic Education Assessment System - SAEB
Reading in elementary school - 9th
SAEB descriptors
Letras.
title_short Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano.
title_full Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano.
title_fullStr Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano.
title_full_unstemmed Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano.
title_sort Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano.
author BRASIL, Maria Carmelita Miguel.
author_facet BRASIL, Maria Carmelita Miguel.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968
SILVA, Henrique Miguel de Lima.
SILVA, H. M. L.
http://lattes.cnpq.br/6926543520029799
OLEGÁRIO, Maria da Luz.
BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRASIL, Maria Carmelita Miguel.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Processo de avaliação de leitura
Educação básica
Sistema de Avaliação de Educação Básica - SAEB
Leitura no ensino fundamental - 9º
Descritores do SAEB
Reading
Reading assessment process
Basic education
Basic Education Assessment System - SAEB
Reading in elementary school - 9th
SAEB descriptors
Letras.
topic Leitura
Processo de avaliação de leitura
Educação básica
Sistema de Avaliação de Educação Básica - SAEB
Leitura no ensino fundamental - 9º
Descritores do SAEB
Reading
Reading assessment process
Basic education
Basic Education Assessment System - SAEB
Reading in elementary school - 9th
SAEB descriptors
Letras.
description São frequentes os debates sobre a leitura na educação básica, centrando - se na concepção desse evento como interação entre leitor-texto-autor. Ao lado disso, o processo de avaliação da leitura também é discutido como forma de atender aos propósitos da proficiência leitora dos alunos. Nessa direção, com fulcro na Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb, esta pesquisa objetiva investigar como o processo de avaliação, por meio de instrumentos orientadores e reguladores da aprendizagem, pode contribuir para promover a competência leitora de alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Umari – Ceará, com o intuito de elaborar um material técnico em leitura de apoio ao professor. Para tanto, discutimos sobre a leitura e o processo de avaliação da competência leitora; averiguamos se as oficinas de leitura melhoram a competência leitora dos alunos; e apresentamos um Manual de apoio sobre avaliação de habilidades para aquisição de competências leitoras em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação quanti-qualitativa fundamentada nas concepções de leitura para Koch e Elias (2010), Kleiman (2012), Solé (1998); nas teorias sobre avaliação da aprendizagem nas abordagens de Perrenoud (1999), Luckesi (2005) e Hoffman (2003); bem como nas orientações sobre leitura contidas na BNCC (2018). Os resultados dessa investigação revelaram que oficinas de leitura, com base nos descritores da Matriz do Saeb, elevaram o nível de proficiência leitora dos alunos. Mediante a análise e reflexão desses resultados, elaboramos um Manual de Apoio, com oito oficinas envolvendo todas as habilidades da escala Saeb.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
2021-08-20T14:18:03Z
2021-08-20
2021-08-20T14:18:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20718
BRASIL, Maria Carmelita Miguel. Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano. 2021. 324f. Dissertação(Mestrado Profissional e Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20718
identifier_str_mv BRASIL, Maria Carmelita Miguel. Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano. 2021. 324f. Dissertação(Mestrado Profissional e Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744505592610816