As estórias que o menino ndalu conta na sala de aula: desvelando signos culturais de angola em os da minha rua.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18750 |
Resumo: | Partindo da necessidade de debater em sala de aula sobre o respeito e a diversidade étnica e cultural e, considerando o que determina a Lei 10.6391/03, esta pesquisa desenvolveu uma experiência literária em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência teve como objeto de leitura a obra Os da minha rua, do escritor angolano Ondjaki, que possibilitou o desenvolvimento de uma proposta pautada na educação intercultural. Lançando mão da relação entrelaçada entre memória e identidade que direcionam para a percepção da cultura nacional angolana, o trabalho com a literatura buscou responder ao questionamento: de que forma a inserção do trabalho com textos literários angolanos, enquanto produtos culturais que se relacionam com a sociedade, pode contribuir para a formação do leitor, levando-o a perceber a Literatura como um espaço de confluência da diversidade cultural através da experiência estética com o texto? Desse modo, para responder à essa questão, o objetivo geral da pesquisa foi: refletir sobre a importância de correlacionar cultura e identidade em sala de aula a partir de uma experiência da leitura literária realizada por alunos do Ensino Fundamental, com a obra Os da minha rua, de Ondjaki. Além disso, foram objetivos específicos: 1. Relacionar os conceitos de memória e identidade como manifestações que moldam a cultura; 2. Identificar os signos estéticos enquanto elementos culturais de relevância significativa para a compreensão das relações interculturais presentes nos textos a partir de uma experiência de leitura literária; 3. Avaliar as contribuições do percurso metodológico no estabelecimento de um diálogo entre culturas dentro do processo de formação do leitor literário, a partir da intervenção realizada. Para o desenvolvimento do estudo, foram consideradas (re)leituras indispensáveis na etapa da revisão bibliográfica: Candau (2011), Halbawchs (2003) e Ricoeur (2007), no que diz respeito aos conceitos de memória; Bonicci (2009), Bhabha (2013), Hall (2006), Said (2014) e Spivak (2014) no que se relaciona aos conceitos de cultura, identidade e estudos culturais; Cademartori (2009), Petit (2008) e Macedo (2008) no que se refere às discussões sobre Literatura e formação do leitor. Os resultados da experiência realizada apontam para a possibilidade do trabalho com a literatura tendo como foco o leitor, o texto, o autor e o contexto. Desenvolver práticas leitoras partindo da perspectiva de uma educação intercultural, possibilita ao leitor literário, em formação, enxergar e se sensibilizar com a vida dentro e fora do “seu mundo”. |
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As estórias que o menino ndalu conta na sala de aula: desvelando signos culturais de angola em os da minha rua.The stories that the ndalu boy tells in the classroom: unhanging cultural signs of angola in those of my street.Literature teachingLiterature and interculturalityAngolan literatureMemory and identityIdentity signsEnsino de literaturaEnseñanza de la literaturaLiteratura e interculturalidadeLiteratura e interculturalidadLiteratura angolanaLiteratura angoleñoMemória e identidadeMemoria e identidadSignos identitáriosSignos de identidadEnsino-AprendizagemTeoria LiteráriaLiteratura ComparadaPartindo da necessidade de debater em sala de aula sobre o respeito e a diversidade étnica e cultural e, considerando o que determina a Lei 10.6391/03, esta pesquisa desenvolveu uma experiência literária em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência teve como objeto de leitura a obra Os da minha rua, do escritor angolano Ondjaki, que possibilitou o desenvolvimento de uma proposta pautada na educação intercultural. Lançando mão da relação entrelaçada entre memória e identidade que direcionam para a percepção da cultura nacional angolana, o trabalho com a literatura buscou responder ao questionamento: de que forma a inserção do trabalho com textos literários angolanos, enquanto produtos culturais que se relacionam com a sociedade, pode contribuir para a formação do leitor, levando-o a perceber a Literatura como um espaço de confluência da diversidade cultural através da experiência estética com o texto? Desse modo, para responder à essa questão, o objetivo geral da pesquisa foi: refletir sobre a importância de correlacionar cultura e identidade em sala de aula a partir de uma experiência da leitura literária realizada por alunos do Ensino Fundamental, com a obra Os da minha rua, de Ondjaki. Além disso, foram objetivos específicos: 1. Relacionar os conceitos de memória e identidade como manifestações que moldam a cultura; 2. Identificar os signos estéticos enquanto elementos culturais de relevância significativa para a compreensão das relações interculturais presentes nos textos a partir de uma experiência de leitura literária; 3. Avaliar as contribuições do percurso metodológico no estabelecimento de um diálogo entre culturas dentro do processo de formação do leitor literário, a partir da intervenção realizada. Para o desenvolvimento do estudo, foram consideradas (re)leituras indispensáveis na etapa da revisão bibliográfica: Candau (2011), Halbawchs (2003) e Ricoeur (2007), no que diz respeito aos conceitos de memória; Bonicci (2009), Bhabha (2013), Hall (2006), Said (2014) e Spivak (2014) no que se relaciona aos conceitos de cultura, identidade e estudos culturais; Cademartori (2009), Petit (2008) e Macedo (2008) no que se refere às discussões sobre Literatura e formação do leitor. Os resultados da experiência realizada apontam para a possibilidade do trabalho com a literatura tendo como foco o leitor, o texto, o autor e o contexto. Desenvolver práticas leitoras partindo da perspectiva de uma educação intercultural, possibilita ao leitor literário, em formação, enxergar e se sensibilizar com a vida dentro e fora do “seu mundo”.Based on the need to debate in the classroom about respect and ethnic and cultural diversity and, considering what Law 10.6391/03 determines, this research developed a literary experience in a class of the 9th grade of elementary school II at the Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, in the city of Campina Grande - PB. The experience had as the object of reading the piece Os da minha rua, by the Angolan writer Ondjaki, that enabled the development of a suggestion based on intercultural education. Using the intertwined relationship between memory and identity that leads to the perception of the Angolan national culture, this work with literature sought to answer the question: how the insertion of work with Angolan literary texts, as cultural products that relate to society, can contribute to the formation of the reader, leading him to perceive Literature as a space of confluence of cultural diversity through an aesthetic experience with the text? Thus, to answer this question, the general objective of the research was: to reflect upon the importance of correlating culture and identity in the classroom in an experience of literary reading carried out by elementary school students, with the piece Os da minha rua, by Ondjaki. Also, the specific objectives were: 1. To specify the issues related to the teaching of African Portuguese Literatures regarding their conceptual aspects and pedagogical limitations; 2. to develop a literary reading experience from the stories selected by the piece, emphasizing the aesthetic signs as cultural elements of significant relevance for the understanding of the interculturality present in the texts; 3. To evaluate the contributions of the methodological path in the establishment of a dialogue between cultures within the process of training the literary reader, based on the intervention performed. For the development of the study, indispensable (re) readings were considered in the bibliographic review stage: Candau (2011), Halbawchs (2003), and Ricoeur (2007) regard to the concepts of memory; Bonicci (2009), Bhabha (2013), Hall (2006), Said (2014), and Spivak (2014), in terms of the concepts of culture, identity and cultural studies, Cademartori (2009), Petit (2008), and Macedo (2008) regarding discussions upon Literature and reader education. The results of the experience carried out pointed to the possibility of working with literature focusing on the reader, the text, the author, and the context. Developing reading practices from the perspective of intercultural education, allows the literary reader, in training, to see and be sensitized with the life inside and outside of "their world".CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGNÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.NOBREGA, M. M. S. S.http://lattes.cnpq.br/2123326909056011MARIZ, Josilene Pinheiro.LIMA, Tânia Maria de Araújo.ALVES, José Helder Pinheiro.LIMA, Renally Arruda Martins de.2021-03-122021-05-13T13:08:33Z2021-05-132021-05-13T13:08:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18750LIMA, R. A. M. de. As estórias que o menino ndalu conta na sala de aula: desvelando signos culturais de angola em os da minha rua. 148 f. (Dissertação de Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T18:28:44Zoai:localhost:riufcg/18750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T18:28:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Partindo da necessidade de debater em sala de aula sobre o respeito e a diversidade étnica e cultural e, considerando o que determina a Lei 10.6391/03, esta pesquisa desenvolveu uma experiência literária em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência teve como objeto de leitura a obra Os da minha rua, do escritor angolano Ondjaki, que possibilitou o desenvolvimento de uma proposta pautada na educação intercultural. Lançando mão da relação entrelaçada entre memória e identidade que direcionam para a percepção da cultura nacional angolana, o trabalho com a literatura buscou responder ao questionamento: de que forma a inserção do trabalho com textos literários angolanos, enquanto produtos culturais que se relacionam com a sociedade, pode contribuir para a formação do leitor, levando-o a perceber a Literatura como um espaço de confluência da diversidade cultural através da experiência estética com o texto? Desse modo, para responder à essa questão, o objetivo geral da pesquisa foi: refletir sobre a importância de correlacionar cultura e identidade em sala de aula a partir de uma experiência da leitura literária realizada por alunos do Ensino Fundamental, com a obra Os da minha rua, de Ondjaki. Além disso, foram objetivos específicos: 1. Relacionar os conceitos de memória e identidade como manifestações que moldam a cultura; 2. Identificar os signos estéticos enquanto elementos culturais de relevância significativa para a compreensão das relações interculturais presentes nos textos a partir de uma experiência de leitura literária; 3. Avaliar as contribuições do percurso metodológico no estabelecimento de um diálogo entre culturas dentro do processo de formação do leitor literário, a partir da intervenção realizada. Para o desenvolvimento do estudo, foram consideradas (re)leituras indispensáveis na etapa da revisão bibliográfica: Candau (2011), Halbawchs (2003) e Ricoeur (2007), no que diz respeito aos conceitos de memória; Bonicci (2009), Bhabha (2013), Hall (2006), Said (2014) e Spivak (2014) no que se relaciona aos conceitos de cultura, identidade e estudos culturais; Cademartori (2009), Petit (2008) e Macedo (2008) no que se refere às discussões sobre Literatura e formação do leitor. Os resultados da experiência realizada apontam para a possibilidade do trabalho com a literatura tendo como foco o leitor, o texto, o autor e o contexto. Desenvolver práticas leitoras partindo da perspectiva de uma educação intercultural, possibilita ao leitor literário, em formação, enxergar e se sensibilizar com a vida dentro e fora do “seu mundo”. |
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