Análise de desempenho de um motor de combustão interna operando de forma dual (diesel+gás natural).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Bruno Ferreira.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31183
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a performance de um motor do ciclo diesel instalado no laboratório de Termogeração da UFCG, quando o mesmo é submetido a trabalhar na forma dual, utilizando os combustíveis diesel e gás natural simultaneamente, visto que esse tipo de operação pode melhorar o controle de emissões de poluentes em motores deste tipo, além de promover um ganho de eficiência. Assim, foram feitos vários experimentos onde mudava-se a taxa de substituição de diesel por gás natural e a potência do sistema, concluindo-se que houve um aumento de eficiência para taxas de substituição maiores; o nível de SO2 cai para zero em todos os testes; para operação com taxa de substituição de 80%, ocorre um aumento das emissões de NO; os percentuais de NO2 são muito pequenos, podendo serem desprezados; as menores percentagens de emissão de CO ocorreram para 80% de substituição, os níveis de CO2 crescem com o aumento da potência; as concentrações de metano (CxHy) diminuem para taxas de 60% e 80% de substituição.
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Assim, foram feitos vários experimentos onde mudava-se a taxa de substituição de diesel por gás natural e a potência do sistema, concluindo-se que houve um aumento de eficiência para taxas de substituição maiores; o nível de SO2 cai para zero em todos os testes; para operação com taxa de substituição de 80%, ocorre um aumento das emissões de NO; os percentuais de NO2 são muito pequenos, podendo serem desprezados; as menores percentagens de emissão de CO ocorreram para 80% de substituição, os níveis de CO2 crescem com o aumento da potência; as concentrações de metano (CxHy) diminuem para taxas de 60% e 80% de substituição.This study aimed to analyze the performance of a diesel cycle engine installed in the Thermal generation laboratory of the UFCG, when it is put to work in dual form, using diesel fuel and natural gas while, since this type of operation can improve the control of pollutant emissions in engines of this type, besides promoting a gain in efficiency. Thus, several experiments were made which changed is the rate of replacement of diesel by natural gas and power system, concluded that there was an increase in efficiency for higher replacement rates; the level of SO2 drops to zero in all tests, when the engine operates with a replacement rate of 80%, an increase of emissions of NO; the percentage of NO2 are very small and can be neglected, the lowest levels of CO are found to operate with 80% substitution, the CO2 levels increase with increasing power, the concentrations of methane CxHy to decrease rates 60% and 80% substitution.Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2023-08-02T18:37:20Z No. of bitstreams: 1 ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdf: 1052492 bytes, checksum: b7d3a447b83233f390375e3a7b3c5c0f (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-02T18:37:20Z (GMT). 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In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. 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