Pandemia, precarização e adoecimento dos(as) docentes da Educação Superior.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30678 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo central investigar, por meio de ampla bibliografia, a precarização do trabalho docente do ensino superior público, visando evidenciar os efeitos do adoecimento mental dos professores entre os anos de 2020 a 2023, período que corresponde ao recorte temporal da pandemia, visto que os processos advindos das relações de trabalho atuais vêm intensificando o desgaste físico e mental dos trabalhadores(as), e com a pandemia de COVID-19 estes processos se agravaram em todas as esferas da vida social. Para tal fim, foi utilizado o método qualitativo, a partir de revisões bibliográficas, para buscar compreender a possível presença de elementos que propiciaram o desenvolvimento de quadros de adoecimento mental no ambiente de trabalho e assim contribuir para o debate do adoecimento dos(as) trabalhadores(as) em tempos de pandemia, atingindo os objetivos propostos. Como resultado, constatou-se que a vasta produção teórica sobre o tema indica um nexo entre adoecimento mental e as condições de trabalho, processo este acentuado durante a pandemia (2020-2023). Fica evidente a necessidade urgente de políticas de mitigação, mas também, é imprescindível superar a ordem do agente causador desta barbárie. |
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Pandemia, precarização e adoecimento dos(as) docentes da Educação Superior.Pandemic, precariousness and illness of Education teachers Higher.PrecarizaçãoTrabalhadores - precarizaçãoAdoecimentoPandemiaPrecariousnessWorkersIllnessPandemicAdoecimento no trabalho - docentesEducação superior - docentes - adoecimentoServiço Social.O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo central investigar, por meio de ampla bibliografia, a precarização do trabalho docente do ensino superior público, visando evidenciar os efeitos do adoecimento mental dos professores entre os anos de 2020 a 2023, período que corresponde ao recorte temporal da pandemia, visto que os processos advindos das relações de trabalho atuais vêm intensificando o desgaste físico e mental dos trabalhadores(as), e com a pandemia de COVID-19 estes processos se agravaram em todas as esferas da vida social. Para tal fim, foi utilizado o método qualitativo, a partir de revisões bibliográficas, para buscar compreender a possível presença de elementos que propiciaram o desenvolvimento de quadros de adoecimento mental no ambiente de trabalho e assim contribuir para o debate do adoecimento dos(as) trabalhadores(as) em tempos de pandemia, atingindo os objetivos propostos. Como resultado, constatou-se que a vasta produção teórica sobre o tema indica um nexo entre adoecimento mental e as condições de trabalho, processo este acentuado durante a pandemia (2020-2023). Fica evidente a necessidade urgente de políticas de mitigação, mas também, é imprescindível superar a ordem do agente causador desta barbárie.The main objective of this course completion paper is to investigate, through a broad bibliography, the precariousness of the teaching work in public higher education, aiming to highlight the effects of mental illness of teachers between the years 2020 and 2023, a period that corresponds to the time frame of the pandemic, since the processes arising from the current work relations have intensified the physical and mental wear of workers, and with the pandemic of COVID-19 these processes have worsened in all spheres of social life. To this end, the qualitative method was used, based on bibliographic reviews, to seek to understand the possible presence of elements that propitiate the development of mental illness in the workplace and thus contribute to the debate about the illness of workers in times of pandemic, reaching the proposed objectives. As a result, it was found that the vast theoretical production on the subject indicates a link between mental illness and working conditions, a process that is accentuated during the pandemic (2020-2023). The urgent need for mitigation policies is evident, but it is also essential to overcome the order of the causative agent of this barbarism.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGFRANÇA JUNIOR, Reginaldo Pereira.ttp://lattes.cnpq.br/5086812927093899VIEIRA, Anderson Henrique.VIEIRA, A. H.SANTOS, Franciele da Silva.SANTOS, F. S.VERAS, Ivanyr Nayara Mascena.2023-06-122023-07-10T13:45:22Z2026-07-102023-07-10T13:45:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30678VERAS, Ivanyr Nayara Mascena. Pandemia, precarização e adoecimento dos(as) docentes da Educação Superior, 2023. 54f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Social, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa - PB, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30678porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-17T20:12:47Zoai:localhost:riufcg/30678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-17T20:12:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo central investigar, por meio de ampla bibliografia, a precarização do trabalho docente do ensino superior público, visando evidenciar os efeitos do adoecimento mental dos professores entre os anos de 2020 a 2023, período que corresponde ao recorte temporal da pandemia, visto que os processos advindos das relações de trabalho atuais vêm intensificando o desgaste físico e mental dos trabalhadores(as), e com a pandemia de COVID-19 estes processos se agravaram em todas as esferas da vida social. Para tal fim, foi utilizado o método qualitativo, a partir de revisões bibliográficas, para buscar compreender a possível presença de elementos que propiciaram o desenvolvimento de quadros de adoecimento mental no ambiente de trabalho e assim contribuir para o debate do adoecimento dos(as) trabalhadores(as) em tempos de pandemia, atingindo os objetivos propostos. Como resultado, constatou-se que a vasta produção teórica sobre o tema indica um nexo entre adoecimento mental e as condições de trabalho, processo este acentuado durante a pandemia (2020-2023). Fica evidente a necessidade urgente de políticas de mitigação, mas também, é imprescindível superar a ordem do agente causador desta barbárie. |
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