O processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Damares Vieira da.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6610
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo analisar a relação entre escolarização e ascensão social. Tendo por objetivo geral investigar a percepção dos docentes acerca da intrínseca relação entre a escola e a ascensão social dos estudantes das classes populares. Os objetivos específicos foram: Investigar as contradições sociais que atingem os alunos das classes populares; conhecer a percepção dos docentes da educação básica acerca da relação entre o processo de escolarização e a ascensão social dos estudantes das classes populares; conhecer a percepção dos docentes da educação superior acerca da relação entre o processo de escolarização e a ascensão social dos estudantes das classes populares. Como procedimentos metodológicos a pesquisa se constituiu de duas etapas, a saber: levantamento bibliográfico com aporte teórico em FREIRE (2017), SAVIANI (2009), MÉSZÁROS (2008), LIBÂNEO (1995), FRIGOTTO (1999), e pesquisa de campo. O lócus da pesquisa ocorreu em duas instituições, uma escola estadual localizada em Sousa PB e uma instituição de ensino superior situada na cidade de Cajazeiras PB. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras da escola básica e duas professoras do ensino superior. Teve como instrumento de coleta de dados uma entrevista estruturada e uma semiestruturada. Foi procedida análise de conteúdo e a abordagem teve caráter qualitativo. No que concerne aos achados da pesquisa foi possível constatar que apesar das suas percepções, uma mais crítica e outra menos crítica todas as professoras tanto do ensino superior quanto da educação básica consideram a escolarização como um meio para a ascensão social dos sujeitos das classes populares.
id UFCG_f540e428aca67a2ed3c07bff3d900d58
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6610
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares.The process of schooling and social ascension: teachers' perception about the relationship between schooling and social ascension of students of the popular classes.EscolarizaçãoAscensão socialClasses popularesSchoolingSocial risePopular classesEducação.O presente trabalho tem como objeto de estudo analisar a relação entre escolarização e ascensão social. Tendo por objetivo geral investigar a percepção dos docentes acerca da intrínseca relação entre a escola e a ascensão social dos estudantes das classes populares. Os objetivos específicos foram: Investigar as contradições sociais que atingem os alunos das classes populares; conhecer a percepção dos docentes da educação básica acerca da relação entre o processo de escolarização e a ascensão social dos estudantes das classes populares; conhecer a percepção dos docentes da educação superior acerca da relação entre o processo de escolarização e a ascensão social dos estudantes das classes populares. Como procedimentos metodológicos a pesquisa se constituiu de duas etapas, a saber: levantamento bibliográfico com aporte teórico em FREIRE (2017), SAVIANI (2009), MÉSZÁROS (2008), LIBÂNEO (1995), FRIGOTTO (1999), e pesquisa de campo. O lócus da pesquisa ocorreu em duas instituições, uma escola estadual localizada em Sousa PB e uma instituição de ensino superior situada na cidade de Cajazeiras PB. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras da escola básica e duas professoras do ensino superior. Teve como instrumento de coleta de dados uma entrevista estruturada e uma semiestruturada. Foi procedida análise de conteúdo e a abordagem teve caráter qualitativo. No que concerne aos achados da pesquisa foi possível constatar que apesar das suas percepções, uma mais crítica e outra menos crítica todas as professoras tanto do ensino superior quanto da educação básica consideram a escolarização como um meio para a ascensão social dos sujeitos das classes populares.The present study aims to analyze the relationship between schooling and social ascension. Its main objective is to investigate teachers' perceptions about the intrinsic relation between school and the social ascension of the students of the popular classes. The specific objectives were: To investigate the social contradictions that affect the students of the popular classes; to know the perception of teachers of basic education about the relationship between the process of schooling and the social rise of students of the popular classes; to know the perception of higher education teachers about the relationship between the schooling process and the social ascension of the students of the popular classes. As methodological procedures, the research consisted of two stages, namely: bibliographic survey with theoretical contribution in FREIRE (2017), SAVIANI (2009), MÉSZÁROS (2008), LIBÂNEO (1995), FRIGOTTO (1999), and field research. The locus of the research occurred in two institutions, a state school located in Sousa PB and a higher education institution located in the city of Cajazeiras PB. The subjects of the research were two teachers of the basic school and two teachers of higher education. It had as instrument of data collection a structured interview and a semi-structured interview. Content analysis was carried out and the approach was qualitative. Regarding the findings of the research, it was possible to verify that in spite of their perceptions, a more critical and a less critical all the teachers of both higher education and basic education consider schooling as a means for the social ascension of the subjects of the popular classes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899SOUSA , Kássia Mota de.FERREIRA , Joseane Abílio de Sousa.SILVA, Damares Vieira da.2018-07-252019-09-03T16:20:45Z2019-09-032019-09-03T16:20:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6610SILVA, Damares Vieira da. o processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares. 2018. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T18:01:25Zoai:localhost:riufcg/6610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T18:01:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares.
The process of schooling and social ascension: teachers' perception about the relationship between schooling and social ascension of students of the popular classes.
title O processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares.
spellingShingle O processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares.
SILVA, Damares Vieira da.
Escolarização
Ascensão social
Classes populares
Schooling
Social rise
Popular classes
Educação.
title_short O processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares.
title_full O processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares.
title_fullStr O processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares.
title_full_unstemmed O processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares.
title_sort O processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares.
author SILVA, Damares Vieira da.
author_facet SILVA, Damares Vieira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
SOUSA , Kássia Mota de.
FERREIRA , Joseane Abílio de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Damares Vieira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Escolarização
Ascensão social
Classes populares
Schooling
Social rise
Popular classes
Educação.
topic Escolarização
Ascensão social
Classes populares
Schooling
Social rise
Popular classes
Educação.
description O presente trabalho tem como objeto de estudo analisar a relação entre escolarização e ascensão social. Tendo por objetivo geral investigar a percepção dos docentes acerca da intrínseca relação entre a escola e a ascensão social dos estudantes das classes populares. Os objetivos específicos foram: Investigar as contradições sociais que atingem os alunos das classes populares; conhecer a percepção dos docentes da educação básica acerca da relação entre o processo de escolarização e a ascensão social dos estudantes das classes populares; conhecer a percepção dos docentes da educação superior acerca da relação entre o processo de escolarização e a ascensão social dos estudantes das classes populares. Como procedimentos metodológicos a pesquisa se constituiu de duas etapas, a saber: levantamento bibliográfico com aporte teórico em FREIRE (2017), SAVIANI (2009), MÉSZÁROS (2008), LIBÂNEO (1995), FRIGOTTO (1999), e pesquisa de campo. O lócus da pesquisa ocorreu em duas instituições, uma escola estadual localizada em Sousa PB e uma instituição de ensino superior situada na cidade de Cajazeiras PB. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras da escola básica e duas professoras do ensino superior. Teve como instrumento de coleta de dados uma entrevista estruturada e uma semiestruturada. Foi procedida análise de conteúdo e a abordagem teve caráter qualitativo. No que concerne aos achados da pesquisa foi possível constatar que apesar das suas percepções, uma mais crítica e outra menos crítica todas as professoras tanto do ensino superior quanto da educação básica consideram a escolarização como um meio para a ascensão social dos sujeitos das classes populares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25
2019-09-03T16:20:45Z
2019-09-03
2019-09-03T16:20:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6610
SILVA, Damares Vieira da. o processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares. 2018. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6610
identifier_str_mv SILVA, Damares Vieira da. o processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares. 2018. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391688945664