O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Ellen Creuza Gouveia Lima da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35541
Resumo: O sistema de educação brasileiro passou por diversas reformas durante anos e a mais recente é a reforma do Ensino Médio, lei n° (13.415\2017), que traz um novo olhar para o ensino focando na preparação pro mercado de trabalho. O enfoque na criação de um ensino médio técnico profissionalizante fez com que algumas disciplinas fossem “esquecidas”, trouxe a interdisciplinaridade e a mudança no currículo que torna algumas disciplinas como a sociologia algo não obrigatório como disciplina, mas que esteja presente como “estudos e práticas”. Diante destas transformações ocorridas, esta pesquisa buscou compreender os impactos do novo ensino médio nas duas escolas do município de Serra Branca-PB, na perspectiva de gestores e professores. A pesquisa de abordagem qualitativa analisa a escola de ensino regular Senador José Gaudêncio e a escola Cidadã integral Inácio Antonino de ensino integral técnico. Buscou-se em um total de seis entrevistas com gestores e professores compreender como está sendo esse processo de transição para o novo ensino médio que começou ser implantado no ano de 2022. Após as entrevistas ficou evidente que apesar das duas realidades diferentes das escolas, os professores tem opiniões em comuns sobre o novo modelo com críticas a sua forma de implementação e financiamento, e elogios a forma como está no documento as mudanças que não prejudicam as disciplinas, já as diretoras entram em consenso quando se trata da organização do trabalho pedagógico, mas diferem quando se trata de estrutura e financiamento.
id UFCG_f5470e495e9bf29c0ccd0c44598514cd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35541
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB.The new High School in schools in the Municipality of Serra Branca-PB.Novo Ensino MédioSerra Branca – PB – escolas estaduaisFinanciamento da educaçãoPrática pedagógicaSociologia e novo ensino médioEnsino de sociologiaEscola Estadual Senador José Gaudêncio – Serra Branca – PBEscola Cidadã Integral Técnica Inácio Antonino – Serra Branca – PBNew High SchoolSerra Branca – PB – state schoolsFinancing of educationPedagogical practiceSociology and new secondary educationTeaching sociologySenador José Gaudêncio State School – Serra Branca – PBCiências Sociais.O sistema de educação brasileiro passou por diversas reformas durante anos e a mais recente é a reforma do Ensino Médio, lei n° (13.415\2017), que traz um novo olhar para o ensino focando na preparação pro mercado de trabalho. O enfoque na criação de um ensino médio técnico profissionalizante fez com que algumas disciplinas fossem “esquecidas”, trouxe a interdisciplinaridade e a mudança no currículo que torna algumas disciplinas como a sociologia algo não obrigatório como disciplina, mas que esteja presente como “estudos e práticas”. Diante destas transformações ocorridas, esta pesquisa buscou compreender os impactos do novo ensino médio nas duas escolas do município de Serra Branca-PB, na perspectiva de gestores e professores. A pesquisa de abordagem qualitativa analisa a escola de ensino regular Senador José Gaudêncio e a escola Cidadã integral Inácio Antonino de ensino integral técnico. Buscou-se em um total de seis entrevistas com gestores e professores compreender como está sendo esse processo de transição para o novo ensino médio que começou ser implantado no ano de 2022. Após as entrevistas ficou evidente que apesar das duas realidades diferentes das escolas, os professores tem opiniões em comuns sobre o novo modelo com críticas a sua forma de implementação e financiamento, e elogios a forma como está no documento as mudanças que não prejudicam as disciplinas, já as diretoras entram em consenso quando se trata da organização do trabalho pedagógico, mas diferem quando se trata de estrutura e financiamento.The Brazilian education system has undergone several reforms over the years and the most recent is theof Secondary education reforms, Law number (13.415\2017), which brings a new perspective for teaching, focusing on preparation for the job market. The focus on creating the secondary profissionalizing education caused some subjects to be “forgotten”, it has and a change in the curriculum that become some subjects such as sociology, as something that is not mandatory as a subject, but it is present as “studies and practices”. Based on this changes that have occured,this research sought to understand the impacts of the New secondary school curriculum in the two schools, in Serra Branca-PB, from the perspective of managers and teachers. The qualitative approach research analyzes the Senador José Gaudêncio, which is a regular school, and the full-time profissionalizing education school Inácio Antonino. A total of six interviews have been carried out managers and teachers in order to understand what this transition process is like for the new secondary school curriculum, that began to be inplemented in 2022. After the interviews, it became clear despite the two different realities of the schools, teachers have common opinions about the new model, criticizing its implementation and financing, besides praysing for the way in which the changes the disciplines are included , the directors already reach a consensus when it comes to the organization of pedagogical work, but they differ when it comes to structure and financing.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, F. G. P.http://lattes.cnpq.br/1247110298738243LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.LIMA, M. H. C. C. A.SILVA, Isaac Alexandre da.SILVA, I. A.COSTA, Ellen Creuza Gouveia Lima da.2023-11-302024-05-06T15:19:24Z2024-05-062024-05-06T15:19:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35541COSTA, Ellen Creuza Gouveia Lima da. O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB. 2023. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-06T15:19:50Zoai:localhost:riufcg/35541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-06T15:19:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB.
The new High School in schools in the Municipality of Serra Branca-PB.
title O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB.
spellingShingle O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB.
COSTA, Ellen Creuza Gouveia Lima da.
Novo Ensino Médio
Serra Branca – PB – escolas estaduais
Financiamento da educação
Prática pedagógica
Sociologia e novo ensino médio
Ensino de sociologia
Escola Estadual Senador José Gaudêncio – Serra Branca – PB
Escola Cidadã Integral Técnica Inácio Antonino – Serra Branca – PB
New High School
Serra Branca – PB – state schools
Financing of education
Pedagogical practice
Sociology and new secondary education
Teaching sociology
Senador José Gaudêncio State School – Serra Branca – PB
Ciências Sociais.
title_short O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB.
title_full O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB.
title_fullStr O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB.
title_full_unstemmed O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB.
title_sort O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB.
author COSTA, Ellen Creuza Gouveia Lima da.
author_facet COSTA, Ellen Creuza Gouveia Lima da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, F. G. P.
http://lattes.cnpq.br/1247110298738243
LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
LIMA, M. H. C. C. A.
SILVA, Isaac Alexandre da.
SILVA, I. A.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Ellen Creuza Gouveia Lima da.
dc.subject.por.fl_str_mv Novo Ensino Médio
Serra Branca – PB – escolas estaduais
Financiamento da educação
Prática pedagógica
Sociologia e novo ensino médio
Ensino de sociologia
Escola Estadual Senador José Gaudêncio – Serra Branca – PB
Escola Cidadã Integral Técnica Inácio Antonino – Serra Branca – PB
New High School
Serra Branca – PB – state schools
Financing of education
Pedagogical practice
Sociology and new secondary education
Teaching sociology
Senador José Gaudêncio State School – Serra Branca – PB
Ciências Sociais.
topic Novo Ensino Médio
Serra Branca – PB – escolas estaduais
Financiamento da educação
Prática pedagógica
Sociologia e novo ensino médio
Ensino de sociologia
Escola Estadual Senador José Gaudêncio – Serra Branca – PB
Escola Cidadã Integral Técnica Inácio Antonino – Serra Branca – PB
New High School
Serra Branca – PB – state schools
Financing of education
Pedagogical practice
Sociology and new secondary education
Teaching sociology
Senador José Gaudêncio State School – Serra Branca – PB
Ciências Sociais.
description O sistema de educação brasileiro passou por diversas reformas durante anos e a mais recente é a reforma do Ensino Médio, lei n° (13.415\2017), que traz um novo olhar para o ensino focando na preparação pro mercado de trabalho. O enfoque na criação de um ensino médio técnico profissionalizante fez com que algumas disciplinas fossem “esquecidas”, trouxe a interdisciplinaridade e a mudança no currículo que torna algumas disciplinas como a sociologia algo não obrigatório como disciplina, mas que esteja presente como “estudos e práticas”. Diante destas transformações ocorridas, esta pesquisa buscou compreender os impactos do novo ensino médio nas duas escolas do município de Serra Branca-PB, na perspectiva de gestores e professores. A pesquisa de abordagem qualitativa analisa a escola de ensino regular Senador José Gaudêncio e a escola Cidadã integral Inácio Antonino de ensino integral técnico. Buscou-se em um total de seis entrevistas com gestores e professores compreender como está sendo esse processo de transição para o novo ensino médio que começou ser implantado no ano de 2022. Após as entrevistas ficou evidente que apesar das duas realidades diferentes das escolas, os professores tem opiniões em comuns sobre o novo modelo com críticas a sua forma de implementação e financiamento, e elogios a forma como está no documento as mudanças que não prejudicam as disciplinas, já as diretoras entram em consenso quando se trata da organização do trabalho pedagógico, mas diferem quando se trata de estrutura e financiamento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-30
2024-05-06T15:19:24Z
2024-05-06
2024-05-06T15:19:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35541
COSTA, Ellen Creuza Gouveia Lima da. O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB. 2023. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35541
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35541
identifier_str_mv COSTA, Ellen Creuza Gouveia Lima da. O novo Ensino Médio nas escolas do Município de Serra Branca-PB. 2023. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620578406400