A (des) moralização do conceito de perversão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NÓBREGA, Bruna Pereira.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15882
Resumo: O presente escrito propõe uma reflexão a cerca da moralização do conceito de perversão tendo como base uma perspectiva estrutural. A partir de autores como Jacques Lacan e Alfredo Eidelsztein buscou-se apontar alguns dos fatores que influenciaram as compreensões equivocadas que circundam tal tema, sobretudo, na comunidade psicanalítica. Ao longo da pesquisa foram discutidos elementos que são contemporâneos a origem semântica da palavra como a ligação ao conceito de perversidade, bem como, a introdução do tema na psicanálise sob a perspectiva freudiana. Para tanto foram utilizados textos como os seminários da Angústia (livro 10) e Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise (livro 11) que foram de fundamental importância para sustentar a hipótese de que perversão em Lacan não se confunde com moralidade. Tendo em vista que não nos aprofundamos na definição do conceito, o principal foco de tal pesquisa deu-se em torno da reflexão com referência ao lugar que a perversão ocupa no discurso da Psicanálise e da maioria dos psicanalistas que insistem em “avaliá-la” a partir de uma perspectiva moral e individualizante, quando sabemos que em Lacan não se faz “análise” com indivíduos e nem tão pouco se usa diagnóstico para rotular.
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Para tanto foram utilizados textos como os seminários da Angústia (livro 10) e Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise (livro 11) que foram de fundamental importância para sustentar a hipótese de que perversão em Lacan não se confunde com moralidade. Tendo em vista que não nos aprofundamos na definição do conceito, o principal foco de tal pesquisa deu-se em torno da reflexão com referência ao lugar que a perversão ocupa no discurso da Psicanálise e da maioria dos psicanalistas que insistem em “avaliá-la” a partir de uma perspectiva moral e individualizante, quando sabemos que em Lacan não se faz “análise” com indivíduos e nem tão pouco se usa diagnóstico para rotular.This work purposes a reflection about the moralization of the concept of perversion based on a structural perspective. From authors such as Jacques Lacan e Alfredo Eidelsztein we sought to point out some factors that influenced the misunderstandings that surround such theme, especially in the psychoanalytic community. Throughout the survey, we discussed elements that are contemporary to the semantic origin of the word as a link to the concept of perversity as well as the introduction of the subject in psychoanalysis from the Freudian perspective. Therefore, we used texts such as seminars Anguish (book 10) and The four fundamental concepts of psychoanalysis (book 11) which were of fundamental importance to support the hypothesis that perversion in Lacan is not confused with morality. Considering that we did not deepen into the definition of the term, the main focus of such research took place around the reflection with reference to the place that perversion takes in the psychoanalysis speech and of most of the psychoanalysts who insist on "evaluate it" from a moral and individual perspective, since we know that in Lacan, "analysis" is not done with individuals and nor it is used diagnostic for docket.El presente escrito propone una reflexión sobre la moralización del concepto de perversión a partir de una perspectiva estructural. Con base en autores como Jacques Lacan y Alfredo Eidelsztein, buscamos señalar algunos de los factores que influyeron en las concepciones erróneas que rodean este tema, especialmente en la comunidad psicoanalítica. A lo largo de la investigación, se discutieron elementos contemporáneos al origen semántico de la palabra, como la conexión con el concepto de perversidad, así como la introducción del tema en el psicoanálisis desde la perspectiva freudiana. Para ello se utilizaron textos como los Seminarios La angustia (libro 10) y Los cuatro conceptos fundamentales del psicoanálisis (libro 11), que fueron de fundamental importancia para sustentar la hipótesis de que la perversión en Lacan no debe confundirse con la moral. Teniendo en cuenta que no profundizamos en la definición del concepto, el eje central de dicha investigación estuvo en torno a la reflexión en referencia al lugar que ocupa la perversión en el discurso del Psicoanálisis y de la mayoría de los psicoanalistas que insisten en “evaluar”. desde una perspectiva moral e individualizadora, cuando sabemos que en Lacan el “análisis” no se hace con los individuos, ni se utiliza el diagnóstico para etiquetar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGFERNANDES, Francisco Felipe Paiva.FERNANDES, F. F. P.http://lattes.cnpq.br/9817093027584528GAUDÊNCIO, Edmundo de Oliveira.CASULO, Ana Celeste Alves.NÓBREGA, Bruna Pereira.2015-11-112020-10-05T18:23:03Z2020-10-052020-10-05T18:23:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15882NÓBREGA, Bruna Pereira. A (des) moralização do conceito de perversão. 2015. 28f. 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