Indícios da ruptura com a tradição literária através das personagens femininas de Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28578 |
Resumo: | O estudo acerca das teorias e a compreensão da cultura tradicional que circulam a fundamentação da Literatura Infanto-Juvenil possibilita a compreensão de vários indícios constituintes nos primeiros textos direcionados para crianças. O poder moralizante, as imposições de regras e o modelo de comportamento a serem seguidos pelo leitor-criança são a essência da tradição dessa literatura. Mas, como a literatura com o passar dos séculos começou a ganhar uma nova função, deixando de lado o poder educativo que a constituía e não o excluindo totalmente, os autores do século XX apostam em um jeito diferente de escrever. É nesse contexto de renovação literária que o livro Bisa Bia, Bisa Bel (1981) de Ana Maria Machado se insere. Suas personagens femininas são elaboradas de acordo com a troca de diálogo que envolve as discussões de gerações (passado, presente e futuro), em que os ensinamentos comportamentais advindos da bisavó Beatriz são confrontados com a personalidade da bisneta Isabel e que, mais a frente, são reforçados pelos pensamentos de Neta Beta. Esses diálogos são fundamentais para que a narradora-personagem Isabel construa sua própria identidade feminina. Devido à carência de pesquisas que se destinem a estudar evidências de renovação na obra de Machado, este trabalho basea-se na análise dos diálogos das personagens e através da pesquisa bibliográfica, e busca a compreender os indícios de ruptura com a tradição literária que se tornam evidentes na escrita de Machado, enveredando pela descrição do contexto histórico da literatura infantil, compreendendo as características de Machado, estudando a tradição de personagens questionadoras e, por fim, analisando a constituição das personagens principais do livro. Para isso, nos respaldamos nas teorias de alguns autores como Arroyo (2011), Cademartori (1992), Coelho (1993), Machado (1983), Silva (2009) e Zilbermann (2003). |
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Indícios da ruptura com a tradição literária através das personagens femininas de Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado.Signs of the break with literary tradition through the female characters of Bisa Bia, Bisa Bel, by Ana Maria Machado.Literatura infantil brasileiraBrazilian children's literatureAna Maria Machado - crítica e interpretaçãoAna Maria Machado - criticism and interpretationPersonagens femininas - Ana Maria MachadoFemale characters - Ana Maria MachadoPersonagens questionadoras - Ana Maria MachadoQuestioning characters - Ana Maria MachadoAnálise de personagens de Ana Maria MachadoAnalysis of characters by Ana Maria MachadoLiteraturaO estudo acerca das teorias e a compreensão da cultura tradicional que circulam a fundamentação da Literatura Infanto-Juvenil possibilita a compreensão de vários indícios constituintes nos primeiros textos direcionados para crianças. O poder moralizante, as imposições de regras e o modelo de comportamento a serem seguidos pelo leitor-criança são a essência da tradição dessa literatura. Mas, como a literatura com o passar dos séculos começou a ganhar uma nova função, deixando de lado o poder educativo que a constituía e não o excluindo totalmente, os autores do século XX apostam em um jeito diferente de escrever. É nesse contexto de renovação literária que o livro Bisa Bia, Bisa Bel (1981) de Ana Maria Machado se insere. Suas personagens femininas são elaboradas de acordo com a troca de diálogo que envolve as discussões de gerações (passado, presente e futuro), em que os ensinamentos comportamentais advindos da bisavó Beatriz são confrontados com a personalidade da bisneta Isabel e que, mais a frente, são reforçados pelos pensamentos de Neta Beta. Esses diálogos são fundamentais para que a narradora-personagem Isabel construa sua própria identidade feminina. Devido à carência de pesquisas que se destinem a estudar evidências de renovação na obra de Machado, este trabalho basea-se na análise dos diálogos das personagens e através da pesquisa bibliográfica, e busca a compreender os indícios de ruptura com a tradição literária que se tornam evidentes na escrita de Machado, enveredando pela descrição do contexto histórico da literatura infantil, compreendendo as características de Machado, estudando a tradição de personagens questionadoras e, por fim, analisando a constituição das personagens principais do livro. Para isso, nos respaldamos nas teorias de alguns autores como Arroyo (2011), Cademartori (1992), Coelho (1993), Machado (1983), Silva (2009) e Zilbermann (2003).The study of the theories and understanding of traditional culture circulating the grounds of the Young children’s Literature furthers understanding of various constituents evidence in the first texts directed to children. The moralizing power, the imposition of rules and behavior model to be followed by the child-reader are the essence of the tradition of this literature. But as the literature over the centuries began to gain a new function, leaving aside the educational power that constitute and not totally excluding the authors of the twentieth century are betting on a different way of writing. It is in this context that literary renewal of the book Bisa Bia, Bisa Bel (1981) Ana Maria Machado is inserted. His female characters are prepared in accordance with the exchange of dialogue involving the generations of discussions (past, present and future), in which behavioral teachings coming from the great-grandmother Beatriz are faced with the personality of the great-granddaughter Isabel and, later on, are reinforced by Neta Beta thoughts. These dialogues are critical to the narrator-character Isabel build your own feminine identity. Due to the lack of research are to study evidence of renewal in Machado's work, this work is based on the analysis of the dialogues of the characters and through the literature, and seeks to understand the rupture of evidence with the literary tradition that become evident in the writing of Machado, embarking the description of the historical context of children's literature, understanding characters of Machado, studying the tradition of questioning characters and, finally, analyzing the constitution of the main characters in the book. For this, we support the theories of authors like Arroyo (2011), Cademartori (1992), Coelho (1993), Machado (1983), Silva (2009) and Zilbermann (2003).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGTAVARES, Márcia.TAVARES, T.CARVALHO, Aluska Silva.CARVALHO, A. 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