Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Carolina Souto dos.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20655
Resumo: A partir de uma análise qualitativa e quantitativa, este trabalho buscou através de um questionário investigar as percepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos- Cuité/PB sobre princípios de Economia Solidária, além de trazer informações sobre o perfil socioeconômico dos participantes da pesquisa. A partir dos dados obtidos observamos que os estudantes desta modalidade buscam em sua maioria a formação para o trabalho, o que se faz necessário repensar, sobre o papel da EJA na formação de sujeitos autônomos, solidários e competentes e de como o processo de ensino e aprendizagem da modalidade EJA poderia contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos estudantes. Constatamos que apesar de os educandos não terem conhecimento sobre o tema Economia Solidária, eles têm percepções ou já praticaram algum princípio do tema. Princípios estes que poderão nortear um novo vínculo entre a educação e o trabalho numa perspectiva mais conscientizadora e humana.
id UFCG_f689aec45ec284eded1c11555d964acb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20655
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos.Solidarity Economy: Perceptions of Youth and Adult Education Students.Economía solidaria: percepciones de los estudiantes de educación de jóvenes y adultos.Educação de jovens e adultosEconomia solidáriaEducação e trabalhoYouth and adult educationEducation and worSolidarity economyEducación de jóvenes y adultosEducación y trabajoEducação de AdultosA partir de uma análise qualitativa e quantitativa, este trabalho buscou através de um questionário investigar as percepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos- Cuité/PB sobre princípios de Economia Solidária, além de trazer informações sobre o perfil socioeconômico dos participantes da pesquisa. A partir dos dados obtidos observamos que os estudantes desta modalidade buscam em sua maioria a formação para o trabalho, o que se faz necessário repensar, sobre o papel da EJA na formação de sujeitos autônomos, solidários e competentes e de como o processo de ensino e aprendizagem da modalidade EJA poderia contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos estudantes. Constatamos que apesar de os educandos não terem conhecimento sobre o tema Economia Solidária, eles têm percepções ou já praticaram algum princípio do tema. Princípios estes que poderão nortear um novo vínculo entre a educação e o trabalho numa perspectiva mais conscientizadora e humana.From a qualitative and quantitative analysis, this work sought through a questionnaire to investigate the perceptions of the students of the Education of Young and Adults of the Orlando Venâncio dos Santos State High School - Cuité I PB on principies of Solidary Economy, in addition to bringing Infonnation about the socioeconomic profile ofthe researcb participants. Based on the data obtained, we observed that the students o f this modality seek in the majority training for the work, which it is necessary to rethink, about the role of the EJA in the fonnation of autonomous, solidary and competent subjects and of how the teaching and Learning of the EJA modality could contribute to the students' socloeconomic development. We find that although the students do not know about Solidarity Economy, they have perceptions or have already practiced some principie o f the theme. These principies can guide a new link. between education and work in a more conscientious and human perspective.A partir de un análisis cualitativo y cuantitativo, este trabajo buscó a través de una cuestionario para investigar las percepciones de los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos en Escuela secundaria estatal Orlando Venâncio dos Santos - Cuité / PB en principios de Economía Solidaria, además de brindar información sobre el perfil socioeconómico de la participantes de la investigación. Con base en los datos obtenidos, observamos que los estudiantes de este modalidad buscamos mayoritariamente formación para el trabajo, que es necesaria repensar el papel de EJA en la formación de sujetos autónomos, solidarios y competentes y de cómo el proceso de enseñanza y aprendizaje de la modalidad EJA podría contribuir a la desarrollo socioeconómico de los estudiantes. Descubrimos que a pesar de los estudiantes no tener conocimientos sobre el tema Economía Solidaria, tienen percepciones o ya practicado algún principio del tema. Principios que pueden guiar un nuevo vínculo entre la educación y el trabajo en una perspectiva más consciente y humana.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGJUSTINO FILHO, José.JUSTINO FILHO, J.http://lattes.cnpq.br/9425252130057715SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.SANTOS, CLÁUDIA P.F.http://lattes.cnpq.br/1061754959515693GIESTA, Letícia Caporlíngua.GIESTA, L. C.http://lattes.cnpq.br/6785460495790279SANTOS, Carolina Souto dos.2017-05-252021-08-18T13:42:48Z2021-08-182021-08-18T13:42:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20655SANTOS, Carolina Souto dos. Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos. 2017. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T17:43:50Zoai:localhost:riufcg/20655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T17:43:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos.
Solidarity Economy: Perceptions of Youth and Adult Education Students.
Economía solidaria: percepciones de los estudiantes de educación de jóvenes y adultos.
title Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos.
spellingShingle Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos.
SANTOS, Carolina Souto dos.
Educação de jovens e adultos
Economia solidária
Educação e trabalho
Youth and adult education
Education and wor
Solidarity economy
Educación de jóvenes y adultos
Educación y trabajo
Educação de Adultos
title_short Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos.
title_full Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos.
title_fullStr Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos.
title_full_unstemmed Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos.
title_sort Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos.
author SANTOS, Carolina Souto dos.
author_facet SANTOS, Carolina Souto dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JUSTINO FILHO, José.
JUSTINO FILHO, J.
http://lattes.cnpq.br/9425252130057715
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
SANTOS, CLÁUDIA P.F.
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693
GIESTA, Letícia Caporlíngua.
GIESTA, L. C.
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Carolina Souto dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Economia solidária
Educação e trabalho
Youth and adult education
Education and wor
Solidarity economy
Educación de jóvenes y adultos
Educación y trabajo
Educação de Adultos
topic Educação de jovens e adultos
Economia solidária
Educação e trabalho
Youth and adult education
Education and wor
Solidarity economy
Educación de jóvenes y adultos
Educación y trabajo
Educação de Adultos
description A partir de uma análise qualitativa e quantitativa, este trabalho buscou através de um questionário investigar as percepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos- Cuité/PB sobre princípios de Economia Solidária, além de trazer informações sobre o perfil socioeconômico dos participantes da pesquisa. A partir dos dados obtidos observamos que os estudantes desta modalidade buscam em sua maioria a formação para o trabalho, o que se faz necessário repensar, sobre o papel da EJA na formação de sujeitos autônomos, solidários e competentes e de como o processo de ensino e aprendizagem da modalidade EJA poderia contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos estudantes. Constatamos que apesar de os educandos não terem conhecimento sobre o tema Economia Solidária, eles têm percepções ou já praticaram algum princípio do tema. Princípios estes que poderão nortear um novo vínculo entre a educação e o trabalho numa perspectiva mais conscientizadora e humana.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-25
2021-08-18T13:42:48Z
2021-08-18
2021-08-18T13:42:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20655
SANTOS, Carolina Souto dos. Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos. 2017. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20655
identifier_str_mv SANTOS, Carolina Souto dos. Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos. 2017. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744504981291008