Fraturas identitárias e performatividade de gênero: um estudo sobre Kamala Khan em Miss Marvel: Superfamosa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Karla Tatiany Souza.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28689
Resumo: Miss Marvel: superfamosa, lançado no Brasil no primeiro semestre de 2018, é o primeiro volume da segunda série da super-heroína paquistanesa-estadunidense que está conquistando cada vez mais espaço dentro (e fora) do universo fictício criado pela Marvel Comics. Tomando-o como corpus, a pesquisa apresenta a análise feita a partir de textos verbais e não verbais, bem como de temáticas presentes no quadrinho. Essas análises partiram da formulação da seguinte problemática: “Qual a constituição de feminino no quadrinho Ms. Marvel: superfamosa?”. Para responder a essa pergunta, foi traçado como objetivo geral analisar as relações interculturais na constituição do feminino no quadrinho em questão, e, como objetivos específicos: 1) analisar os discursos referentes ao feminino no quadrinho; 2) descrever como o processo de construção identitária da protagonista reflete questões sociais e culturais da contemporaneidade nas Américas; 3) analisar as marcas identitárias do feminino nas ilustrações de Ms. Marvel: superfamosa e quais relações estabelecem com o texto verbal. Para buscar atingir esses objetivos, a análise foi desenvolvida em dois momentos: no primeiro momento, foram observados quadrinhos em que a versão de adolescente próxima do comum da personagem estivesse em destaque; no segundo, foram considerados quadrinhos em que a personagem apresentasse em maior evidência sua versão de super-heroína. Buscou-se fazer isso apresentando a revisão da literatura ao passo que era realizada a análise dos quadrinhos. Como principais referências teóricas utilizadas, pode-se destacar nomes como: EISNER (2005, 2010), McCLOUD (2005) e CAGNIN (2014); OLIVEIRA (2007), BARCELLOS (2000) e SIQUEIRA e VIEIRA (2008); BUTLER (2011, 2017), RODRIGUES (2016) e FOUCAULT (2014); HALL (2003, 2014, 2015), BAUMAN (2005) e BOURDIEU (2002); LUDMER (2010) e JUSTINO (2015). Como considerações finais, foi percebido que o quadrinho retrata uma protagonista que não se enquadra aos moldes sociais vigentes, bem como são apresentados discursos leves e espirituosos, mas carregados de força e inspiração.
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