A fabricação de João Pedro Teixeira: como o herói camponês.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2212 |
Resumo: | Essa pesquisa histórica tem como objetivo discutir o processo de fabricação de João Pedro Teixeira como o herói camponês. O começo da sua emergência se deu através de uma memória de heroísmo que passou a ser produzida em 1962, pela imprensa paraibana, logo após o seu assassinato quando era vice líder da Liga Camponesa de Sapé na Paraíba. A sua fabricação como herói camponês também extrapola o marco de 1962, fazendo com que a imagem de heroísmo construída para João Pedro Teixeira, continue a ser acionada e reatualizada na década de 80, sendo um signo de memória para as Ligas Camponesas. Dessa forma, ele continua tendo o seu corpo colonizado por diversas maquinarias discursivas como as matérias da imprensa, livros e artigos assim como um memorial que foi escrito no final do século passado e também uma biografia que é escrita para sua viúva onde João Pedro Teixeira reaparece através das suas memórias que se constitui como um espaço de saudade para sua viúva Elizabeth Teixeira. O resultado desses discursos que atravessam o tempo e que eles atribuem ao morto formas de sentidos em lugares e momentos diferentes, contribuindo para que a sua imagem se naturalize como o herói camponês. |
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A fabricação de João Pedro Teixeira: como o herói camponês.The making of João Pedro Teixeira: as the peasant hero.La fabrication de João Pedro Teixeira: en tant que héros paysan.João Pedro Teixeira - Ligas CamponesasLigas Camponesas na ParaíbaCampesinatoCamponesesMovimentos sociais no campoPeasants in ParaíbaPeasants - social movementsTeixeira - peasant leaguesHerói camponêsSapé - PB Ligas camponesasPaysans à ParaíbaMouvements sociaux à la campagneLigues paysannes à ParaíbaEssa pesquisa histórica tem como objetivo discutir o processo de fabricação de João Pedro Teixeira como o herói camponês. O começo da sua emergência se deu através de uma memória de heroísmo que passou a ser produzida em 1962, pela imprensa paraibana, logo após o seu assassinato quando era vice líder da Liga Camponesa de Sapé na Paraíba. A sua fabricação como herói camponês também extrapola o marco de 1962, fazendo com que a imagem de heroísmo construída para João Pedro Teixeira, continue a ser acionada e reatualizada na década de 80, sendo um signo de memória para as Ligas Camponesas. Dessa forma, ele continua tendo o seu corpo colonizado por diversas maquinarias discursivas como as matérias da imprensa, livros e artigos assim como um memorial que foi escrito no final do século passado e também uma biografia que é escrita para sua viúva onde João Pedro Teixeira reaparece através das suas memórias que se constitui como um espaço de saudade para sua viúva Elizabeth Teixeira. O resultado desses discursos que atravessam o tempo e que eles atribuem ao morto formas de sentidos em lugares e momentos diferentes, contribuindo para que a sua imagem se naturalize como o herói camponês.This historical research is aimed at discussing the manufacturing process of Teixeira as the peasant hero. The beginning of their emergence was through a memory of heroism that carne to be produced in 1962, the press Paraíba, shortly after his assassination when he was deputy - leader of the Peasant League of Sapé in Paraíba. Their manufacture and peasant hero also extends beyond the March 1962, causing the image of heroism built for Teixeira, and continues to be driven reupdated in the 80s, being a sign of memory for the Peasant Leagues. Thus, he continues to have his body colonized by various discursive machineries such as media reports, books and articles as well as a memorial that was written at the end of last century and also a biography that is written to his widow where Teixeira reappears through their memories constituted as a space of longing for his widow Elizabeth Teixeira. The result of these discourses that cross time and which they attribute to the dead forms of meanings in different places and times, contributing to its image as the hero to naturalize peasant.CapesCette recherche historique a pour but de discuter du processus de fabrication de Teixeira comme le héros paysan. Le début de leur apparition a été à travers une mémoire de Phéroísme qui est venu à être produite en 1962, la Paraíba presse, peu après son assassinai alors qu'il était sous - chef de la Ligue Paysanne de Sapé en Paraíba. Leur fabrication et héros paysan s'étend également au-delà du Mars 1962, provoquant 1'image d'héroísme construit pour Teixeira, et continue d'être alimentée reupdated dans les années 80, étant un signe de la mémoire pour les Ligues Paysannes. Ainsi, il continue d'avoir son corps colonisé par divers mécanismes discursifs tels que les rapports des médias, des livres et des articles ainsi que d'une mémoire qui a été écrit à la fin du siècle dernier et une biographie qui est écrit à sa veuve, oú réapparaTt Teixeira à travers leurs souvenirs constituée comme un espace de nostalgie pour sa veuve Elisabeth Teixeira. Le résultat de ces discours que le temps de fond et qu'ils attribuent à des formes mortes de significations dans différents lieux et moments, ce qui contribue à son image comme le héros à se faire naturaliser paysan.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGAGRA DO Ó, Alarcon.AGRA DO Ó, A.http://lattes.cnpq.br/5782896152231308NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.CIPRIANO, Maria do Socorro.MUNIZ, Roberto Silva.2010-09-302018-11-17T14:40:03Z2018-11-172018-11-17T14:40:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2212MUNIZ, Roberto Silva. A fabricação de João Pedro Teixeira: como o herói camponês. 2010. 200f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. 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