“Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Rozilene Lopes de.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503
Resumo: As experiências compartilhadas pelas professoras-colaboradoras, a partir da análise de suas entrevistas, permitem que se enxergue que as relações estabelecidas pelas mesmas, a partir da docência, com alunos e comunidade em geral movimentam a práxis cotidiana entre sujeitos rumo a transformações de ordem econômica, política e cultural. Através da memória dessas professoras, descortina-se passado e presente e são tecidos os modelos pedagógicos assumidos em cada época. Esses eventos rememorados servem de base para o entendimento do contexto local. Pela narrativa, elas assumem a condição de partícipes da construção de um modelo de educação local que se fia a um projeto nacional. Há uma nítida consciência, por parte dessas professoras, das limitações enfrentadas pelo magistério, mas há, também, o reconhecimento do papel que assumem para o fortalecimento de um modelo de educação local, capaz de favorecer a (re)vitalização do espaço escolar, no caso mais específico, o Grupo Escolar Genésio Araújo, e da constituição do mesmo como centro de difusão da cultura local. Pelas narrativas em questão, reafirma-se o papel do professor enquanto formador de alunos conscientes da importância do conhecimento para a produção e transformação do meio em que vivem. As práticas vivenciadas no contexto escolar, pelas professoras e alunos, são atadas aos fios da vida cotidiana como elos de mediação entre realidade escolar e gestos de intervenção no espaço social de natureza mais ampla.
id UFCG_f785fa72c45cbf4a4d102d6761f1095d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36503
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70.“I miss the little teacher”: identity and history of primary education in São José da Lagoa Tapada – PB in the 60s and 70s.Educação primária - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970São José de Lagoa Tapada - PB - educação - 1960-1970Memórias educacionaisMulher e magistérioHistória da Educação - São José de Lagoa Tapada - PBMemórias de professorasPrimary education - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970São José de Lagoa Tapada - PB - education - 1960-1970Educational MemoirsWomen and teachingHistory of Education - São José de Lagoa Tapada - PBTeachers' memoriesEducação.História.As experiências compartilhadas pelas professoras-colaboradoras, a partir da análise de suas entrevistas, permitem que se enxergue que as relações estabelecidas pelas mesmas, a partir da docência, com alunos e comunidade em geral movimentam a práxis cotidiana entre sujeitos rumo a transformações de ordem econômica, política e cultural. Através da memória dessas professoras, descortina-se passado e presente e são tecidos os modelos pedagógicos assumidos em cada época. Esses eventos rememorados servem de base para o entendimento do contexto local. Pela narrativa, elas assumem a condição de partícipes da construção de um modelo de educação local que se fia a um projeto nacional. Há uma nítida consciência, por parte dessas professoras, das limitações enfrentadas pelo magistério, mas há, também, o reconhecimento do papel que assumem para o fortalecimento de um modelo de educação local, capaz de favorecer a (re)vitalização do espaço escolar, no caso mais específico, o Grupo Escolar Genésio Araújo, e da constituição do mesmo como centro de difusão da cultura local. Pelas narrativas em questão, reafirma-se o papel do professor enquanto formador de alunos conscientes da importância do conhecimento para a produção e transformação do meio em que vivem. As práticas vivenciadas no contexto escolar, pelas professoras e alunos, são atadas aos fios da vida cotidiana como elos de mediação entre realidade escolar e gestos de intervenção no espaço social de natureza mais ampla.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-05T18:51:23Z2024-07-052024-07-05T18:51:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503SOUSA, Rozilene Lopes de. “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503porSOUSA, Rozilene Lopes de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-05T18:52:01Zoai:localhost:riufcg/36503Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-05T18:52:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70.
“I miss the little teacher”: identity and history of primary education in São José da Lagoa Tapada – PB in the 60s and 70s.
title “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70.
spellingShingle “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70.
SOUSA, Rozilene Lopes de.
Educação primária - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970
São José de Lagoa Tapada - PB - educação - 1960-1970
Memórias educacionais
Mulher e magistério
História da Educação - São José de Lagoa Tapada - PB
Memórias de professoras
Primary education - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970
São José de Lagoa Tapada - PB - education - 1960-1970
Educational Memoirs
Women and teaching
History of Education - São José de Lagoa Tapada - PB
Teachers' memories
Educação.
História.
title_short “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70.
title_full “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70.
title_fullStr “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70.
title_full_unstemmed “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70.
title_sort “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70.
author SOUSA, Rozilene Lopes de.
author_facet SOUSA, Rozilene Lopes de.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação primária - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970
São José de Lagoa Tapada - PB - educação - 1960-1970
Memórias educacionais
Mulher e magistério
História da Educação - São José de Lagoa Tapada - PB
Memórias de professoras
Primary education - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970
São José de Lagoa Tapada - PB - education - 1960-1970
Educational Memoirs
Women and teaching
History of Education - São José de Lagoa Tapada - PB
Teachers' memories
Educação.
História.
topic Educação primária - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970
São José de Lagoa Tapada - PB - educação - 1960-1970
Memórias educacionais
Mulher e magistério
História da Educação - São José de Lagoa Tapada - PB
Memórias de professoras
Primary education - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970
São José de Lagoa Tapada - PB - education - 1960-1970
Educational Memoirs
Women and teaching
History of Education - São José de Lagoa Tapada - PB
Teachers' memories
Educação.
História.
description As experiências compartilhadas pelas professoras-colaboradoras, a partir da análise de suas entrevistas, permitem que se enxergue que as relações estabelecidas pelas mesmas, a partir da docência, com alunos e comunidade em geral movimentam a práxis cotidiana entre sujeitos rumo a transformações de ordem econômica, política e cultural. Através da memória dessas professoras, descortina-se passado e presente e são tecidos os modelos pedagógicos assumidos em cada época. Esses eventos rememorados servem de base para o entendimento do contexto local. Pela narrativa, elas assumem a condição de partícipes da construção de um modelo de educação local que se fia a um projeto nacional. Há uma nítida consciência, por parte dessas professoras, das limitações enfrentadas pelo magistério, mas há, também, o reconhecimento do papel que assumem para o fortalecimento de um modelo de educação local, capaz de favorecer a (re)vitalização do espaço escolar, no caso mais específico, o Grupo Escolar Genésio Araújo, e da constituição do mesmo como centro de difusão da cultura local. Pelas narrativas em questão, reafirma-se o papel do professor enquanto formador de alunos conscientes da importância do conhecimento para a produção e transformação do meio em que vivem. As práticas vivenciadas no contexto escolar, pelas professoras e alunos, são atadas aos fios da vida cotidiana como elos de mediação entre realidade escolar e gestos de intervenção no espaço social de natureza mais ampla.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2024-07-05T18:51:23Z
2024-07-05
2024-07-05T18:51:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503
SOUSA, Rozilene Lopes de. “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503
identifier_str_mv SOUSA, Rozilene Lopes de. “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744627950944256