Retextualização no gênero monografia.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27255 |
Resumo: | A organização retórica de monografias é escrita a partir da consideração e da retomada de questões de pesquisa, postas na introdução. Com base nesta observação, a presente dissertação possibilita um estudo sobre retextualização ainda não contemplado na literatura, ao evidenciar uma conexão interna entre as seções que compõem o referido gênero: introdução e análise de dados. Para que alguma contribuição teórica seja alcançada, apreende-se como objeto de investigação a monografia e as estratégias de retextualização implicadas. Pretende-se responder à questão “De que maneira estratégias de retextualização na “seção de análise de dados” validam a produção de monografias?” por meio de objetivos que permitam, de forma geral: verificar as estratégias de retextualização como imprescindíveis à constituição do gênero em foco e, de forma específica: descrever o gênero monografia e interpretar a manifestação dessas estratégias na seção de “análise de dados”, realizada no gênero. A relevância dos resultados aponta para a contribuição de características do fenômeno da retextualização ainda não investigadas, e de descrições de monografias enquanto gênero situado em contexto sociorretórico. A sistematização dos dados baseou-se numa metodologia de cunho descritivo-interpretativista e de abordagem qualitativa, através de estudos de casos múltiplos, com exemplares do gênero em estudo, de sujeitos egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, dos Cursos de Licenciatura Plena em Letras e de Bacharelado em Ciências Sociais, do Centro de Humanidades, da UFCG. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Swales (1990; 2004) e Bhatia (2004) possibilitam a análise do referido gênero como ação sociorretórica; assim como Marcuschi (2008a) e Matencio (2002; 2003; 2004) embasam a investigação sobre o fenômeno investigado na escrita deste gênero. Os resultados obtidos atentam para a identificação de processos de retextualização internos, utilizados na seção-alvo “análise de dados”, que contribuem para validação do gênero, através das estratégias de adaptação, reformulação e argumentação, mobilizadas no percurso da produção escrita. |
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Retextualização no gênero monografia.Retextualisation dans le genre monographique.Linguística aplicadaGêneros textuais - monografiaMonografia como gênero textualRetextualização e intertextualidadeIntertextualidade e retextualizaçãoGêneros acadêmicosEstratégias de retextualização - monografiasSociorretórica - monografiasRetórica - monografiasApplied LinguisticsTextual genres - monographMonograph as a textual genreRetextualization and intertextualityIntertextuality and retextualizationAcademic genresRetextualization strategies - monographsSociorhetorical - monographsRhetoric - monographsLinguística aplicadaA organização retórica de monografias é escrita a partir da consideração e da retomada de questões de pesquisa, postas na introdução. Com base nesta observação, a presente dissertação possibilita um estudo sobre retextualização ainda não contemplado na literatura, ao evidenciar uma conexão interna entre as seções que compõem o referido gênero: introdução e análise de dados. Para que alguma contribuição teórica seja alcançada, apreende-se como objeto de investigação a monografia e as estratégias de retextualização implicadas. Pretende-se responder à questão “De que maneira estratégias de retextualização na “seção de análise de dados” validam a produção de monografias?” por meio de objetivos que permitam, de forma geral: verificar as estratégias de retextualização como imprescindíveis à constituição do gênero em foco e, de forma específica: descrever o gênero monografia e interpretar a manifestação dessas estratégias na seção de “análise de dados”, realizada no gênero. A relevância dos resultados aponta para a contribuição de características do fenômeno da retextualização ainda não investigadas, e de descrições de monografias enquanto gênero situado em contexto sociorretórico. A sistematização dos dados baseou-se numa metodologia de cunho descritivo-interpretativista e de abordagem qualitativa, através de estudos de casos múltiplos, com exemplares do gênero em estudo, de sujeitos egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, dos Cursos de Licenciatura Plena em Letras e de Bacharelado em Ciências Sociais, do Centro de Humanidades, da UFCG. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Swales (1990; 2004) e Bhatia (2004) possibilitam a análise do referido gênero como ação sociorretórica; assim como Marcuschi (2008a) e Matencio (2002; 2003; 2004) embasam a investigação sobre o fenômeno investigado na escrita deste gênero. Os resultados obtidos atentam para a identificação de processos de retextualização internos, utilizados na seção-alvo “análise de dados”, que contribuem para validação do gênero, através das estratégias de adaptação, reformulação e argumentação, mobilizadas no percurso da produção escrita.The rhetoric organization of monographs is writing from the consideration and resumption of research issues, placed in the introduction. Based on this observation, this dissertation provides a study of retextualization not yet covered in the literature, to highlight an inner connection between sections that make up this genre: introduction and data analysis. For some theoretical contribution is reached, we seized as the object of research monographs and retextualization strategies involved. Guided by the question, "what way retextualization strategies on "data analysis section" validate the production of monographs?", we intend to answer it from objectives that permit, generally: to check retextualization strategies as essential to the constitution of the genre in focus and, specifically: to describe monographs and to interpret the manifestation of these strategies in the section "data analysis" held in the genre. The relevance of the results points to the contribution of features of the retextualization phenomenon that had not yet investigated. In addition, this work contributes with the descriptions of monographs while genre set in the sociorethoric context. The data systematization was based on the descriptiveinterpretativist methodology and on the qualitative approach, from multiple cases studies, with copies of the genres under study, produced by subjects of The Institutional Scientific Initiation Scholarship Program, recognized as PIBIC, in the Full Degree Course in Arts and in the Bachelor of Social Sciences, in the Humanities Center, of the UFCG. Among the theoretical assumptions used, Swales (1990; 2004) and Bhatia (2004) allow the analysis of the genre as a sociorethoric action; as well as Marcuschi (2008a) and Matencio (2002; 2003; 2004) supports research on the phenomenon investigated in the writing of this genre. The results obtained are a threat for the identification of internal retextualization procedures used in target section "data analysis", which contribute to the validation of the genre, through strategies of adaptation, recasting and argumentation, mobilized in the course of writing production.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSILVA, Williany Miranda da.SILVA, W. M.http://lattes.cnpq.br/0044907035446244BEZERRA, Benedito Gomes.BEZERRA, B. G.REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.REINALDO, M. A. G. M.http://lattes.cnpq.br/0323008945925363SOUZA, Clara Regina Rodrigues de.2014-092022-09-19T12:01:46Z2022-09-192022-09-19T12:01:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27255SOUZA, Clara Regina Rodrigues de. Retextualização no gênero monografia. 2014. 149f. 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