A relevância dos elementos da composição visual na distinção de significado das sapatilhas femininas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUBNON, Valesca Sperb.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31620
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo determinar a relação entre a composição visual e o significado atribuído às sapatilhas femininas. Para isso, o referencial teórico explorou assuntos como o contexto histórico das sapatilhas femininas, criou elos entre moda, significado e comunicação visual, e também abordou sobre as principais características da aparência das sapatilhas. A pesquisa bibliográfica mostrou que o processo de design de calçados envolve a seleção de elementos visuais com o objetivo de comunicar conceitos para o consumidor. O designer deve estar atento às influências contemporâneas e aos códigos sociais do mercado para selecionar o elemento ideal para o produto e público-alvo. A pesquisa envolveu inicialmente um teste piloto, através do qual foi possível constatar que as cores da sapatilha influenciam a consumidora na definição de conceituação e local de uso do modelo. Como metodologia foi utilizado o método de Kansei Engeneering, através do qual foi possível analisar a percepção visual das consumidoras em relação à composição visual das sapatilhas femininas e relacionar essas informações aos atributos do produto, de modo simples e objetivo. A coleta de dados foi feita por meio de um formulário virtual, o qual foi respondido por oitenta e duas pessoas. Os resultados revelaram que o conjunto criado pela cor, o formato do bico e a textura da sapatilha exerce diferentes influências na percepção dos significados pelas consumidoras, e, ao analisar os possíveis motivos para essa associação, concluímos que as respondentes relacionaram os elementos visuais aos mesmos significados já apontados pela bibliografia consultada.
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O designer deve estar atento às influências contemporâneas e aos códigos sociais do mercado para selecionar o elemento ideal para o produto e público-alvo. A pesquisa envolveu inicialmente um teste piloto, através do qual foi possível constatar que as cores da sapatilha influenciam a consumidora na definição de conceituação e local de uso do modelo. Como metodologia foi utilizado o método de Kansei Engeneering, através do qual foi possível analisar a percepção visual das consumidoras em relação à composição visual das sapatilhas femininas e relacionar essas informações aos atributos do produto, de modo simples e objetivo. A coleta de dados foi feita por meio de um formulário virtual, o qual foi respondido por oitenta e duas pessoas. Os resultados revelaram que o conjunto criado pela cor, o formato do bico e a textura da sapatilha exerce diferentes influências na percepção dos significados pelas consumidoras, e, ao analisar os possíveis motivos para essa associação, concluímos que as respondentes relacionaram os elementos visuais aos mesmos significados já apontados pela bibliografia consultada.This research aimed to determine the relationship between the visual composition and the meaning attributed to women's sneakers. To this end, the theoretical reference explored topics such as the historical context of women's sneakers, created links between fashion, meaning and visual communication, and addressed the main characteristics of the appearance of the sneakers. Bibliographical research showed that the shoe design process involves the selection of visual elements with the objective of communicating concepts to the consumer. The designer must be aware of contemporary influences and market social codes to select the ideal element for the product and target audience. The development of the methodology for this research involved a pilot test, through which it was possible to verify that the colors of the sneaker influence the consumer in the definition of conceptualization and place of use of the model. For the creation of the final form, the Kansei Engineering method was used, through which it was possible to analyze the visual perception of the consumers in relation to the visual composition of the women's sneakers and relate this information to the attributes of the product, in a simple and objective way. Data collection was done through a virtual form, which was answered by eighty-two people. The results showed that the color, shape of the toe of the shoe and texture of the shoe exert different influences for each concept addressed in the survey, and, by analyzing the possible reasons for this association, we concluded that the young women related the visual elements to the same meanings already mentioned in the consulted bibliography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFCGSILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.SILVEIRA, N. B. M.http://lattes.cnpq.br/1179494888200977SILVA , Camila Assis Peres.SILVA, Washington Ferreira da.LUBNON, Valesca Sperb.2023-05-252023-08-24T20:01:06Z2023-08-242023-08-24T20:01:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31620LUBNON, Valesca Sperb. A relevância dos elementos da composição visual na distinção de significado das sapatilhas femininas. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-24T20:01:06Zoai:localhost:riufcg/31620Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-24T20:01:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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