Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAUS, Antonio Luiz.
Data de Publicação: 1977
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3548
Resumo: Três Modelos Computacionais (usando alinguagem GPSS- General Purpose Simulation System) foram desenvolvidos para simular uma linha de ônibus urbano. Uma linha de Ônibus com dados de Origem - Destino em cada parada de Ônibus para diferentes períodos de tempo e distância entre as paradas são introduzidas na simulação dos modelos. Usando estes modelos, é possível estudar o tempo total de viagem, em função: do tempo total de espera, do tempo total de viagem dos ônibus para diferentes períodos de operação dos ônibus e do número de ônibus requerido para operar na rota, os quais podem ter capa cidades diferentes. Para cada caso, estuda-se também a utilização de ceda Ônibus na linha. Os modelos computacionais pedem ser usados para: otimizar o tempo total de viagem de todos os passageiros da linha e analisar a utilização dos ônibus.
id UFCG_f98a773c2227b13a6f05675dda9b1ef6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/3548
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional.Simulation of an urban bus line by computational process.Transporte urbanoUrban transportÔnibusAutobúsBusSimulação em ônibusBus SimulationSimulación de busModelos computacionaisModelos computacionalesComputational modelsPassageiros de transporte públicoPublic transport passengersTransporte público de pasajerosEngenharia civilTrês Modelos Computacionais (usando alinguagem GPSS- General Purpose Simulation System) foram desenvolvidos para simular uma linha de ônibus urbano. Uma linha de Ônibus com dados de Origem - Destino em cada parada de Ônibus para diferentes períodos de tempo e distância entre as paradas são introduzidas na simulação dos modelos. Usando estes modelos, é possível estudar o tempo total de viagem, em função: do tempo total de espera, do tempo total de viagem dos ônibus para diferentes períodos de operação dos ônibus e do número de ônibus requerido para operar na rota, os quais podem ter capa cidades diferentes. Para cada caso, estuda-se também a utilização de ceda Ônibus na linha. Os modelos computacionais pedem ser usados para: otimizar o tempo total de viagem de todos os passageiros da linha e analisar a utilização dos ônibus.Three Computational Models (using GPSS-General Purpose Simulation System) were developed to simulate an urban bus line. A bus line with Origin-Destination data at each bus stop for different time periods and distance between stops is introduced in the simulation of the models. Using these models, it is possible to study the total travel time, depending on: the total waiting time, total bus travel time for different bus operating periods and the number of buses required to operate the route, which can have different cities cover. For each case, it is also studied the use of ceda Buses in the line. The computational models ask to be used to: optimize the total travel time of all the passengers of the line and analyze the use of the buses.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGRABBANI, Soheil Rahnemay.RABBANI, S. R.http://lattes.cnpq.br/8087783521324545GUPTA, Govind Prasad.GUPTA, G. P.MATHON, Rudolf.NUNES, Antonio Zampieri.CAUS, Antonio Luiz.1977-072019-04-24T15:19:23Z2019-04-242019-04-24T15:19:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3548CAUS, Antonio Luiz. Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional. 1977. 197f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1977. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-24T16:45:55Zoai:localhost:riufcg/3548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-24T16:45:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional.
Simulation of an urban bus line by computational process.
title Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional.
spellingShingle Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional.
CAUS, Antonio Luiz.
Transporte urbano
Urban transport
Ônibus
Autobús
Bus
Simulação em ônibus
Bus Simulation
Simulación de bus
Modelos computacionais
Modelos computacionales
Computational models
Passageiros de transporte público
Public transport passengers
Transporte público de pasajeros
Engenharia civil
title_short Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional.
title_full Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional.
title_fullStr Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional.
title_full_unstemmed Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional.
title_sort Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional.
author CAUS, Antonio Luiz.
author_facet CAUS, Antonio Luiz.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RABBANI, Soheil Rahnemay.
RABBANI, S. R.
http://lattes.cnpq.br/8087783521324545
GUPTA, Govind Prasad.
GUPTA, G. P.
MATHON, Rudolf.
NUNES, Antonio Zampieri.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAUS, Antonio Luiz.
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte urbano
Urban transport
Ônibus
Autobús
Bus
Simulação em ônibus
Bus Simulation
Simulación de bus
Modelos computacionais
Modelos computacionales
Computational models
Passageiros de transporte público
Public transport passengers
Transporte público de pasajeros
Engenharia civil
topic Transporte urbano
Urban transport
Ônibus
Autobús
Bus
Simulação em ônibus
Bus Simulation
Simulación de bus
Modelos computacionais
Modelos computacionales
Computational models
Passageiros de transporte público
Public transport passengers
Transporte público de pasajeros
Engenharia civil
description Três Modelos Computacionais (usando alinguagem GPSS- General Purpose Simulation System) foram desenvolvidos para simular uma linha de ônibus urbano. Uma linha de Ônibus com dados de Origem - Destino em cada parada de Ônibus para diferentes períodos de tempo e distância entre as paradas são introduzidas na simulação dos modelos. Usando estes modelos, é possível estudar o tempo total de viagem, em função: do tempo total de espera, do tempo total de viagem dos ônibus para diferentes períodos de operação dos ônibus e do número de ônibus requerido para operar na rota, os quais podem ter capa cidades diferentes. Para cada caso, estuda-se também a utilização de ceda Ônibus na linha. Os modelos computacionais pedem ser usados para: otimizar o tempo total de viagem de todos os passageiros da linha e analisar a utilização dos ônibus.
publishDate 1977
dc.date.none.fl_str_mv 1977-07
2019-04-24T15:19:23Z
2019-04-24
2019-04-24T15:19:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3548
CAUS, Antonio Luiz. Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional. 1977. 197f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1977. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3548
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3548
identifier_str_mv CAUS, Antonio Luiz. Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional. 1977. 197f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1977. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744371922239488