As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gadelha, Francilene Pinheiro.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15480
Resumo: O ensino superior teve sua gênese com o surgimento das primeiras universidades, criadas em países como a Itália, França e Inglaterra. No Brasil este iniciou-se a partir de 1934 com a fundação da Universidade de São Paulo. No que se refere à introdução do Curso de Administração, as primeiras iniciativas remetem ao início do século XX, quando o país encontrava-se em plena expansão comercial e quando as exigências de caráter administrativo se faziam presentes, ocasionando a necessidade de se organizar o ensino comercial. Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou avaliar a percepção dos formandos acerca do currículo e das estratégias didático-pedagógicas efetivadas pelos professores do Curso de Administração. Metodologicamente o estudo caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa exploratória. Os sujeitos desta foram 25 alunos do 9º período do Curso de Administração UFCG campus de Sousa-PB. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento um questionário estruturado e foi utilizada a escala de Likert para o cálculo do Ranking Médio (RM), o qual atribui um valor de 1 a 5 para cada resposta do questionário. Com relação aos resultados, na visão dos alunos, o Curso ainda apresenta limitações quanto aos respectivos procedimentos propostos pelo currículo atual e limitações para desenvolvê-los, o que aponta que deve passar por adequações na perspectiva de melhorar a formação dos discentes.Conclui-se que o RM variou entre regular e bom. Os dados apontam que apesar dos esforços percorridos pelos docentes e também dos discentes há fragilidades a serem superadas e discussões para a construção de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho,desenvolvendo nestes, a possibilidade real de atrelar teoria e prática.
id UFCG_fa83c001d15ffab6e18c6a7f49c38121
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15480
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande.Didactic-pedagogical strategies and the curriculum of the Administration course: a student look at the Federal University of Campina Grande.Projeto pedagógico de cursoEstratégias didático-pedagógicasCurso de AdministraçãoCourse pedagogical projectDidactic-pedagogical strategiesAdministration courseAdministraçãoO ensino superior teve sua gênese com o surgimento das primeiras universidades, criadas em países como a Itália, França e Inglaterra. No Brasil este iniciou-se a partir de 1934 com a fundação da Universidade de São Paulo. No que se refere à introdução do Curso de Administração, as primeiras iniciativas remetem ao início do século XX, quando o país encontrava-se em plena expansão comercial e quando as exigências de caráter administrativo se faziam presentes, ocasionando a necessidade de se organizar o ensino comercial. Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou avaliar a percepção dos formandos acerca do currículo e das estratégias didático-pedagógicas efetivadas pelos professores do Curso de Administração. Metodologicamente o estudo caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa exploratória. Os sujeitos desta foram 25 alunos do 9º período do Curso de Administração UFCG campus de Sousa-PB. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento um questionário estruturado e foi utilizada a escala de Likert para o cálculo do Ranking Médio (RM), o qual atribui um valor de 1 a 5 para cada resposta do questionário. Com relação aos resultados, na visão dos alunos, o Curso ainda apresenta limitações quanto aos respectivos procedimentos propostos pelo currículo atual e limitações para desenvolvê-los, o que aponta que deve passar por adequações na perspectiva de melhorar a formação dos discentes.Conclui-se que o RM variou entre regular e bom. Os dados apontam que apesar dos esforços percorridos pelos docentes e também dos discentes há fragilidades a serem superadas e discussões para a construção de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho,desenvolvendo nestes, a possibilidade real de atrelar teoria e prática.Higher education had its genesis with the emergence of the first universities, created in countries like Italy, France and England. In Brazil this started from 1934 with the founding of the University of São Paulo. As regards the introduction of the Administration Course, the first initiatives refer to the early twentieth century, when the country was in full commercial expansion and when the administrative character requirements were present, resulting in the need to organize education commercial. In this context, the present study aimed to evaluate the perceptions of students about the curriculum and the didactic and pedagogical strategies effected by the Administration Course teachers. Methodologically the study was characterized by an exploratory qualitative research. The subjects were 25 students of this 9th period UFCG Administration Course campus Sousa-PB. For data collection, it was used as a tool and a structured questionnaire was used the Likert scale for calculating the Average Ranking (RM), which assigns a value of 1 to 5 for each questionnaire response. Regarding the results, in view of the students, the course still has limitations on the respective procedures proposed by the current limitations and curriculum to develop them, which points out that adjustments must pass in order to improve the training of students. We conclude that MRI ranged between regular and good. The data show that despite the efforts driven by teachers and also the students there are weaknesses to be overcome and discussions to build more prepared professionals for the labor market by developing these, the real possibility of tying theory and practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGPEREIRA, Alexandre Wállace Ramos.PEREIRA, A. W. R.http://lattes.cnpq.br/1291804030166197OLIVERA, Marcos Macri.OLIVERA, M. M.MELO, Wellington Ferreira de.MELO, W. F.Gadelha, Francilene Pinheiro.20152020-09-22T00:18:44Z2020-09-212020-09-22T00:18:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15480GADELHA, Francilene Pinheiro. As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande. 2015. 70fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-27T18:05:32Zoai:localhost:riufcg/15480Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-27T18:05:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande.
Didactic-pedagogical strategies and the curriculum of the Administration course: a student look at the Federal University of Campina Grande.
title As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande.
spellingShingle As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande.
Gadelha, Francilene Pinheiro.
Projeto pedagógico de curso
Estratégias didático-pedagógicas
Curso de Administração
Course pedagogical project
Didactic-pedagogical strategies
Administration course
Administração
title_short As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande.
title_full As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande.
title_fullStr As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande.
title_full_unstemmed As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande.
title_sort As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande.
author Gadelha, Francilene Pinheiro.
author_facet Gadelha, Francilene Pinheiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Alexandre Wállace Ramos.
PEREIRA, A. W. R.
http://lattes.cnpq.br/1291804030166197
OLIVERA, Marcos Macri.
OLIVERA, M. M.
MELO, Wellington Ferreira de.
MELO, W. F.
dc.contributor.author.fl_str_mv Gadelha, Francilene Pinheiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico de curso
Estratégias didático-pedagógicas
Curso de Administração
Course pedagogical project
Didactic-pedagogical strategies
Administration course
Administração
topic Projeto pedagógico de curso
Estratégias didático-pedagógicas
Curso de Administração
Course pedagogical project
Didactic-pedagogical strategies
Administration course
Administração
description O ensino superior teve sua gênese com o surgimento das primeiras universidades, criadas em países como a Itália, França e Inglaterra. No Brasil este iniciou-se a partir de 1934 com a fundação da Universidade de São Paulo. No que se refere à introdução do Curso de Administração, as primeiras iniciativas remetem ao início do século XX, quando o país encontrava-se em plena expansão comercial e quando as exigências de caráter administrativo se faziam presentes, ocasionando a necessidade de se organizar o ensino comercial. Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou avaliar a percepção dos formandos acerca do currículo e das estratégias didático-pedagógicas efetivadas pelos professores do Curso de Administração. Metodologicamente o estudo caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa exploratória. Os sujeitos desta foram 25 alunos do 9º período do Curso de Administração UFCG campus de Sousa-PB. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento um questionário estruturado e foi utilizada a escala de Likert para o cálculo do Ranking Médio (RM), o qual atribui um valor de 1 a 5 para cada resposta do questionário. Com relação aos resultados, na visão dos alunos, o Curso ainda apresenta limitações quanto aos respectivos procedimentos propostos pelo currículo atual e limitações para desenvolvê-los, o que aponta que deve passar por adequações na perspectiva de melhorar a formação dos discentes.Conclui-se que o RM variou entre regular e bom. Os dados apontam que apesar dos esforços percorridos pelos docentes e também dos discentes há fragilidades a serem superadas e discussões para a construção de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho,desenvolvendo nestes, a possibilidade real de atrelar teoria e prática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-09-22T00:18:44Z
2020-09-21
2020-09-22T00:18:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15480
GADELHA, Francilene Pinheiro. As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande. 2015. 70fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15480
identifier_str_mv GADELHA, Francilene Pinheiro. As estratégias didáticos-pedagógicas e o currículo do curso de Administração: um olhar discente na Universidade Federal de Campina Grande. 2015. 70fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744464790421504