O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORDEIRO, Francialdo Leite.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9383
Resumo: Este estudo referente ao ensino de História da África e Cultura Afrobrasileira teve a intenção de mostrar a visão errônea com que as escolas e os livros didáticos transmitem sobre o tema para seus alunos como aponta ainda que não está sendo cumprida a referida Lei bem como aponta as dificuldades que as escolas encontram para a sua aplicação, principalmente no que diz respeito à falta de formação dos professores para trabalharem essa temática, como também pelo fato da maioria dos educadores não reconhecerem ou se acomodarem com as dificuldades encontradas que possa facilitar a compreensão da História Brasileira. Sendo esta uma maneira de se fazer com que sejam quebradas as ideologias racistas e preconceituosas, transmitidas aos alunos de maneira totalmente distorcida e a importância dos negros africanos no processo de construção e formação da cultura brasileira. Através desta pesquisa intitulada “O ensino de História da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé – PB,” que teve como objetivos identificar o porquê dos professores não trabalharem de forma efetiva o ensino de História e Cultura Afrobrasileira na sala de aula, como também saber quais são as maiores dificuldades enfrentadas na aplicação da Lei 10.639/2003. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas municipais do ensino fundamental I da cidade de Bonito de Santa Fé – PB. Os sujeitos da pesquisa foram dez professoras que se encontravam em sala de aula nas séries inicias do Ensino Fundamental I. Como instrumento de coleta de dados foi trabalhado um questionário, com perguntas fechadas e abertas, composto por seis questões, ficando claro que as escolas não estão atendendo ao que determina a Lei 10.639/2003, como também muitos professores não tiveram uma formação voltada para o ensino desta temática, fazendo com que fique cada vez mais difícil combater o preconceito racial em sala de aula. Assim, percebemos que a escola, como também os educadores, precisam desenvolver estratégias pedagógicas para amenizar o preconceito racial na escola e na sociedade.
id UFCG_faa88d6be5fcb0a343531355c4b859d8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9383
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB.The teaching of African history and Afro-Brazilian culture in elementary school I, in the city of Bonito de Santa Fé-PB.Ensino de história da África - ensino fundamentalEscolas Públicas - município de Bonito de Santa Fé - ParaíbaCultura afrobrasileira - ensino nas escolasLei - 10.639/03African History Teaching - Elementary SchoolPublic Schools - municipality of Bonito de Santa Fe - ParaíbaAfro-Brazilian culture - teaching in schoolsPedagogia.Este estudo referente ao ensino de História da África e Cultura Afrobrasileira teve a intenção de mostrar a visão errônea com que as escolas e os livros didáticos transmitem sobre o tema para seus alunos como aponta ainda que não está sendo cumprida a referida Lei bem como aponta as dificuldades que as escolas encontram para a sua aplicação, principalmente no que diz respeito à falta de formação dos professores para trabalharem essa temática, como também pelo fato da maioria dos educadores não reconhecerem ou se acomodarem com as dificuldades encontradas que possa facilitar a compreensão da História Brasileira. Sendo esta uma maneira de se fazer com que sejam quebradas as ideologias racistas e preconceituosas, transmitidas aos alunos de maneira totalmente distorcida e a importância dos negros africanos no processo de construção e formação da cultura brasileira. Através desta pesquisa intitulada “O ensino de História da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé – PB,” que teve como objetivos identificar o porquê dos professores não trabalharem de forma efetiva o ensino de História e Cultura Afrobrasileira na sala de aula, como também saber quais são as maiores dificuldades enfrentadas na aplicação da Lei 10.639/2003. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas municipais do ensino fundamental I da cidade de Bonito de Santa Fé – PB. Os sujeitos da pesquisa foram dez professoras que se encontravam em sala de aula nas séries inicias do Ensino Fundamental I. Como instrumento de coleta de dados foi trabalhado um questionário, com perguntas fechadas e abertas, composto por seis questões, ficando claro que as escolas não estão atendendo ao que determina a Lei 10.639/2003, como também muitos professores não tiveram uma formação voltada para o ensino desta temática, fazendo com que fique cada vez mais difícil combater o preconceito racial em sala de aula. Assim, percebemos que a escola, como também os educadores, precisam desenvolver estratégias pedagógicas para amenizar o preconceito racial na escola e na sociedade.This study concerning the teaching of African History and Afro-Brazilian Culture was intended to show the erroneous view that schools and textbooks convey on the subject to his students how points are still not being fulfilled this law and points out the difficulties that schools are for its implementation, particularly with regard to the lack of training of teachers to work this theme, but also by the fact that most educators do not recognize or accommodate themselves to the difficulties that may facilitate the understanding of history Brazilian. Racist and prejudiced ideologies, transmitted to students to totally distorted manner and the importance of black Africans in the construction process and formation of Brazilian culture and this is a way to have them broken. Through this research entitled "The teaching of African History and Afro-Brazilian culture in elementary school, in Bonito town of Santa Fe - PB," which aims to identify the teachers' why do not work effectively in the teaching of History and Afro-Brazilian Culture in the classroom, but also know what are the major difficulties faced in the implementation of Law 10.639 / 2003. The survey was conducted in three public elementary schools I the Beautiful city of Santa Fe - PB. Research subjects were ten teachers who were in the classroom in the elementary school initial series I. As data collection instrument was worked out a questionnaire with closed and open questions consisting of six questions, making it clear that schools do not They are responding to what to Law 10,639 / 2003, as well as many teachers have not had a dedicated training for teaching this subject, so that becomes increasingly difficult to combat racial prejudice in the classroom. Thus we see that the school, as well as educators, need to develop teaching strategies to mitigate racial prejudice at school and in societyUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Risomar Alves dos.SANTOS, R. A.http://lattes.cnpq.br/7885903292497959SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.FEITOSA, Belijane Marques.CORDEIRO, Francialdo Leite.2015-12-032019-11-21T17:54:09Z2019-11-212019-11-21T17:54:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9383CORDEIRO, Francialdo Leite. O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T16:40:40Zoai:localhost:riufcg/9383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T16:40:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB.
The teaching of African history and Afro-Brazilian culture in elementary school I, in the city of Bonito de Santa Fé-PB.
title O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB.
spellingShingle O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB.
CORDEIRO, Francialdo Leite.
Ensino de história da África - ensino fundamental
Escolas Públicas - município de Bonito de Santa Fé - Paraíba
Cultura afrobrasileira - ensino nas escolas
Lei - 10.639/03
African History Teaching - Elementary School
Public Schools - municipality of Bonito de Santa Fe - Paraíba
Afro-Brazilian culture - teaching in schools
Pedagogia.
title_short O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB.
title_full O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB.
title_fullStr O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB.
title_full_unstemmed O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB.
title_sort O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB.
author CORDEIRO, Francialdo Leite.
author_facet CORDEIRO, Francialdo Leite.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Risomar Alves dos.
SANTOS, R. A.
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv CORDEIRO, Francialdo Leite.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história da África - ensino fundamental
Escolas Públicas - município de Bonito de Santa Fé - Paraíba
Cultura afrobrasileira - ensino nas escolas
Lei - 10.639/03
African History Teaching - Elementary School
Public Schools - municipality of Bonito de Santa Fe - Paraíba
Afro-Brazilian culture - teaching in schools
Pedagogia.
topic Ensino de história da África - ensino fundamental
Escolas Públicas - município de Bonito de Santa Fé - Paraíba
Cultura afrobrasileira - ensino nas escolas
Lei - 10.639/03
African History Teaching - Elementary School
Public Schools - municipality of Bonito de Santa Fe - Paraíba
Afro-Brazilian culture - teaching in schools
Pedagogia.
description Este estudo referente ao ensino de História da África e Cultura Afrobrasileira teve a intenção de mostrar a visão errônea com que as escolas e os livros didáticos transmitem sobre o tema para seus alunos como aponta ainda que não está sendo cumprida a referida Lei bem como aponta as dificuldades que as escolas encontram para a sua aplicação, principalmente no que diz respeito à falta de formação dos professores para trabalharem essa temática, como também pelo fato da maioria dos educadores não reconhecerem ou se acomodarem com as dificuldades encontradas que possa facilitar a compreensão da História Brasileira. Sendo esta uma maneira de se fazer com que sejam quebradas as ideologias racistas e preconceituosas, transmitidas aos alunos de maneira totalmente distorcida e a importância dos negros africanos no processo de construção e formação da cultura brasileira. Através desta pesquisa intitulada “O ensino de História da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé – PB,” que teve como objetivos identificar o porquê dos professores não trabalharem de forma efetiva o ensino de História e Cultura Afrobrasileira na sala de aula, como também saber quais são as maiores dificuldades enfrentadas na aplicação da Lei 10.639/2003. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas municipais do ensino fundamental I da cidade de Bonito de Santa Fé – PB. Os sujeitos da pesquisa foram dez professoras que se encontravam em sala de aula nas séries inicias do Ensino Fundamental I. Como instrumento de coleta de dados foi trabalhado um questionário, com perguntas fechadas e abertas, composto por seis questões, ficando claro que as escolas não estão atendendo ao que determina a Lei 10.639/2003, como também muitos professores não tiveram uma formação voltada para o ensino desta temática, fazendo com que fique cada vez mais difícil combater o preconceito racial em sala de aula. Assim, percebemos que a escola, como também os educadores, precisam desenvolver estratégias pedagógicas para amenizar o preconceito racial na escola e na sociedade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03
2019-11-21T17:54:09Z
2019-11-21
2019-11-21T17:54:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9383
CORDEIRO, Francialdo Leite. O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9383
identifier_str_mv CORDEIRO, Francialdo Leite. O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744415047024640