Cidade e imagens: crônicas visuais das ruas de Campina Grande-PB (1900-1950).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, João Paulo.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2524
Resumo: O presente trabalho tem por recorte espacial e temporal algumas das Ruas Centrais de Campina Grande na primeira metade do século XX e procura inserir o espaço da Rua nos estudos e análises na cidade moderna. Entendendo o espaço urbano como plural e marcado pela diversidade de pessoas e grupos sociais que cotidianamente transitam e voltam sua atenção para tal ambiente, procuramos apresentar os diferentes olhares e percepções sobre este espaço, que acaba sendo criado, não só arquitetonicamente, mas também simbolicamente. As crônicas visuais que foram possíveis encontrar nas fontes, nos revelaram alguns percursos pela cidade que não só apresentaram o ambiente físico das Ruas com seu desenvolvimento material, mas também os diferentes territórios que foram formados a partir das particularidades dos habitantes, que mais das vezes com seus usos e costumes terminaram por redimensionar o espaço urbano. Como um flâneur que faz sua imersão na urbe, tentamos encontrar os possíveis percursos que os campinenses faziam na primeira a metade do século XX e as sensações diferentes que os moradores tinham em relação à chegada de equipamentos de conforto e do progresso material da cidade. Percebe-se assim que é construído todo um processo de memória coletiva dominante que tinha como objetivo lembrar e perpetuar certos grupos sociais abastados, em detrimento de outros grupos populares, especialmente, os negros. Pelas pesquisas tentamos identificar os "Territórios negros" que foram construídos no cotidiano da cidade de Campina Grande na primeira metade do século XX: clubes carnavalescos, times de futebol, ambientes frequentados, etc. Ao mesmo tempo questionamos como a memória deste território negro mais das vezes foi, deliberadamente ou não, esquecida. De forma indireta os memorialistas nos levaram a perceber que no período pós- scravidão e início do século XX a cidade tinha suas preferências raciais, o que mais das vezes significava esquecer e não perpetuar a memória do passado de escravidão e segregação do negro no espaço urbano. Para a realização deste trabalho, lançamos mão de diferentes fontes, tais como: jornais de época, fotografias, memórias e crônicas, como também toda uma bibliografia que se reportou a análise da cidade moderna e da "cultura" ou "culturas da cidade".
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As crônicas visuais que foram possíveis encontrar nas fontes, nos revelaram alguns percursos pela cidade que não só apresentaram o ambiente físico das Ruas com seu desenvolvimento material, mas também os diferentes territórios que foram formados a partir das particularidades dos habitantes, que mais das vezes com seus usos e costumes terminaram por redimensionar o espaço urbano. Como um flâneur que faz sua imersão na urbe, tentamos encontrar os possíveis percursos que os campinenses faziam na primeira a metade do século XX e as sensações diferentes que os moradores tinham em relação à chegada de equipamentos de conforto e do progresso material da cidade. Percebe-se assim que é construído todo um processo de memória coletiva dominante que tinha como objetivo lembrar e perpetuar certos grupos sociais abastados, em detrimento de outros grupos populares, especialmente, os negros. Pelas pesquisas tentamos identificar os "Territórios negros" que foram construídos no cotidiano da cidade de Campina Grande na primeira metade do século XX: clubes carnavalescos, times de futebol, ambientes frequentados, etc. Ao mesmo tempo questionamos como a memória deste território negro mais das vezes foi, deliberadamente ou não, esquecida. De forma indireta os memorialistas nos levaram a perceber que no período pós- scravidão e início do século XX a cidade tinha suas preferências raciais, o que mais das vezes significava esquecer e não perpetuar a memória do passado de escravidão e segregação do negro no espaço urbano. Para a realização deste trabalho, lançamos mão de diferentes fontes, tais como: jornais de época, fotografias, memórias e crônicas, como também toda uma bibliografia que se reportou a análise da cidade moderna e da "cultura" ou "culturas da cidade".The present work has for space and temporary cutting the central Streets of Campina Grande in the first half of the century XX, and it tries to insert the space of the Street in the studies and analyses on the modern city. Understanding the urban space as plural and marked by the people's diversity and social groups that daily and they go back your attention to such an atmosphere, we tried to present the different glances and perceptions on this space, that ends being created not only arquitetonicament, but also simbolicament. The visual chronicles that they were possible to find through the sources, they revealed us some courses for the city, that they presented not only the atmosphere physicist's of the Streets material development, but also the different territories that were formed starting from the inhabitants' particularities, that more of the times with your uses and habits ended for dimension the urban space. As a flaneur that makes your immersion in the urbe, tried to find the possible courses that the campinenses did in the first half of the century XX and the different sensations that the residents had in relation to the arrival of comfort equipments and of the material progress of the city. It is noticed that is built like this an entire process of dominant collective memory, that he/she had for objective to remind and to perpetuate certain wealthy social groups, in detriment of other popular groups, especially, the blacks. Through the researches we tried to identify the "black Territories" that were built in the daily of the city of Campina Grande in the first half of the century XX: carnival clubs, soccer teams, frequented atmospheres, etc. At the same time we questioned more as the memory of this black territory of the times it was, deliberately or not, forgotten. In an indirect way the memory took us to notice that in the period powder-slavery and I begin of the century XX the city she also had your racial preferences, which more of the times he/she meant to forget and not to perpetuate the memory of the slavery past and segregation of the black in the urban space. For the accomplishment of this work, I threw hand of different sources, such as: time newspapers, pictures, memoirs and chronicles, as well as an entire bibliography that if reported the analysis of the modern city and of the "culture" or "cultures of the city".Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2019-01-16T10:38:32Z No. of bitstreams: 1 JOÃO PAULO FRANÇA - DISSERTAÇÃO PPGH 2012..pdf: 3462897 bytes, checksum: 2837ffd78e0c3ff1a98ea3b3e2fea467 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-16T10:38:32Z (GMT). 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Cidade e imagens: crônicas visuais das ruas de Campina Grande-PB (1900-1950). 156f. 2012. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. 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