O trabalho com o campo jornalístico midiático no livro didático de língua portuguesa: reflexões ao professor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Jazon Heberthy.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24820
Resumo: A presente pesquisa tem como foco a importância do campo de atuação jornalístico-midiático para as práticas escolares, sobretudo, por veicular uma gama de gêneros textuais utilizados nas práticas sociais com a linguagem. Com base nisto, o objetivo deste trabalho é analisar o modo como esse campo é abordado/trabalhado pelo livro didático e suas implicações para a formação cidadã do aprendiz. Para que fosse alcançado tal objetivo, traçamos os seguintes objetivos específicos: a) discorrer sobre o que propõe a BNCC sobre o ensino de língua portuguesa no livro didático enquanto importante ferramenta de exploração das práticas de linguagem no ensino médio; b) analisar e descrever se os gêneros textuais do campo jornalístico são explorados à luz da perspectiva enunciativa de linguagem; c) apresentar uma proposta didática para a exploração de gêneros jornalísticos para o desenvolvimento crítico e reflexivo do aluno do ensino médio. A pesquisa se classifica como descritiva, com abordagem qualitativa, conforme as orientações de Prodanov e Freitas (2013), além de ser uma pesquisa documental, por tomarmos como corpus da investigação o livro Estações Língua Portuguesa: Rotas de atuação social, de Barros et al. (2020). O referencial teórico apóia-se nos estudos sobre a teoria de gêneros textuais de Marcuschi (2008); na associação entre gêneros textuais, discurso e ensino proposta por Guimarães (2013); na abordagem dos gêneros textuais, no ensino de língua portuguesa, através dos livros didáticos, de Santos (2011); além das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Os resultados demonstram que a exploração de gêneros textuais do referido campo de atuação são uma realidade no livro didático analisado; que se encontram consubstanciados na abordagem teórica defendida nesta pesquisa; no entanto, alguns deles ainda são carentes de melhor sistematização para que os alunos possam ter um melhor domínio da língua e de fato possam desenvolver sua capacidade crítico-reflexiva. Como forma de contribuir com esse aspecto, ao final do trabalho, foi apresentada uma Sequência Didática envolvendo o gênero textual Pitch para a execução de um trabalho mais voltado sobre o gênero textual, que surgiu na esfera do empreendedorismo e alcançou outras perspectivas, como a social.
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Para que fosse alcançado tal objetivo, traçamos os seguintes objetivos específicos: a) discorrer sobre o que propõe a BNCC sobre o ensino de língua portuguesa no livro didático enquanto importante ferramenta de exploração das práticas de linguagem no ensino médio; b) analisar e descrever se os gêneros textuais do campo jornalístico são explorados à luz da perspectiva enunciativa de linguagem; c) apresentar uma proposta didática para a exploração de gêneros jornalísticos para o desenvolvimento crítico e reflexivo do aluno do ensino médio. A pesquisa se classifica como descritiva, com abordagem qualitativa, conforme as orientações de Prodanov e Freitas (2013), além de ser uma pesquisa documental, por tomarmos como corpus da investigação o livro Estações Língua Portuguesa: Rotas de atuação social, de Barros et al. (2020). O referencial teórico apóia-se nos estudos sobre a teoria de gêneros textuais de Marcuschi (2008); na associação entre gêneros textuais, discurso e ensino proposta por Guimarães (2013); na abordagem dos gêneros textuais, no ensino de língua portuguesa, através dos livros didáticos, de Santos (2011); além das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Os resultados demonstram que a exploração de gêneros textuais do referido campo de atuação são uma realidade no livro didático analisado; que se encontram consubstanciados na abordagem teórica defendida nesta pesquisa; no entanto, alguns deles ainda são carentes de melhor sistematização para que os alunos possam ter um melhor domínio da língua e de fato possam desenvolver sua capacidade crítico-reflexiva. Como forma de contribuir com esse aspecto, ao final do trabalho, foi apresentada uma Sequência Didática envolvendo o gênero textual Pitch para a execução de um trabalho mais voltado sobre o gênero textual, que surgiu na esfera do empreendedorismo e alcançou outras perspectivas, como a social.The present research focuses on the importance of the journalistic-media field for school practices, especially for conveying a range of textual genres used in social practices with language. Based on this, the objective of this work is to analyze the way this field is approached/worked by the textbook and its implications for the citizen formation of the learner. To achieve this goal, we outlined the following specific objectives: a) discuss what the BNCC proposes about the teaching of Portuguese language in the textbook as an important tool for the exploration of language practices in high school; b) analyze and describe if the textual genres of the journalistic field are explored in the light of the enunciative perspective of language; c) present a didactic proposal for the exploration of journalistic genres for the critical and reflective development of the high school student. The research is classified as descriptive, with a qualitative approach, according to the guidelines of Prodanov & Freitas (2013), besides being a documental research, because we took as corpus of the investigation the book Estações Língua Portuguesa: Rotas de atuação social, by Barros et al. (2020). The theoretical framework is based on the studies on the theory of textual genres by Marcuschi (2008); on the association between textual genres, discourse and teaching proposed by Guimarães (2013); on the approach of textual genres, in teaching Portuguese language, through textbooks, by Santos (2011); besides the guidelines of the National Curricular Common Base (BRASIL, 2018). The results show that the exploration of textual genres of the mentioned field of action are a reality in the analyzed textbook; which are substantiated in the theoretical approach advocated in this research; however, some of them are still lacking better systematization so that students can have a better command of the language and in fact can develop their critical-reflexive capacity. As a way to contribute to this aspect, at the end of the paper, a Teaching Sequence involving the Pitch textual genre was presented for the execution of a more focused work on the textual genre, which emerged in the sphere of entrepreneurship and reached other perspectives such as the social one.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208BRITO, Ivaneide Gonçalves de.BEZERRA, Jaqueline de Jesus.PEREIRA, Jazon Heberthy.2022-04-012022-04-25T18:13:08Z2022-04-252022-04-25T18:13:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24820PEREIRA, Jazon Heberthy. O trabalho com o campo jornalístico midiático no livro didático de língua portuguesa: reflexões ao professor. 2022. 71f. 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