Educação em saúde na puericultura: ações de enfermagem na promoção à saúde da criança.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10485 |
Resumo: | A educação em saúde tem fundamental importância na prática de enfermagem, é imprescindível que haja a recuperação da dimensão educadora do enfermeiro no contexto ao cuidado à criança representando o desafio à atenção integral dessa. Desse modo, as atitudes de cuidado não diz respeito somente às tecnologias e saberes limitados ao processo saúde-doença, amplia-se na perspectiva de uma dinâmica construção de vínculos e de responsabilização. Assim, existe a necessidade de compreender de que forma os enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família no município de Cuité – PB, desenvolvem as suas ações de educação em saúde na promoção à saúde da criança. Desse modo temos como questão norteadora como o enfermeiro da ESF utiliza-se da ferramenta de educação em saúde para à promoção à saúde da criança durante a consulta de puericultura? Quais abordagens metodológicas compõem a sua prática educativa? Tais metodologias atendem as condições para a promoção à saúde da criança, como preconiza o Sistema Único de Saúde? Assim, o estudo teve como objetivos: identificar como ocorre a prática educativa do Enfermeiro durante as consultas de puericultura, identificar as metodologias que os enfermeiros utilizam em sua prática educativa na promoção à Saúde da Criança e verificar a adequação das práticas educativas realizadas pelos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família à proposta do SUS. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, que tem como referencial teórico-metodológico a Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva. Para a análise e interpretação dos dados do material empírico optou-se ela abordagem metodológica do Discurso de Fiorin (1998). Os dados foram coletados no período de agosto e setembro de 2013, por meio de roteiro semi-estruturado com quatro enfermeiras que trabalham nas ESF do município de Cuité – Paraíba. A partir da pesquisa foi possível chegar-se a três categorias empíricas: 1) Contradição entre teoria e prática: consulta de enfermagem com foco no modelo biomédico na atenção á saúde da criança na ESF; 2) Contradição entre teoria e prática: educação em saúde compreendida como transmissão de informação/orientação e 3) Contradição entre teoria e prática: a utilização da metodologia da transmissão de conhecimento na prática educativa do enfermeiro na atenção à saúde da criança na ESF. Percebeu-se que a prática educativa dos enfermeiros da ESF em Cuité, apresenta contradição entre aquilo que é e aquilo que deveria ser, segundo os pressupostos do SUS, no que se refere ao papel da atenção primária e o perfil dos seus profissionais. Conclui-se que a necessidade de mais discussões e ações efetivas sobre o tema em tela, servindo de reflexão a respeito da prática educativa dos enfermeiros na ESF, com intenção de possibilitar a autocrítica em relação aos seus métodos e a compreensão da importância que a Educação em Saúde exerce no âmbito da atenção primária. |
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Educação em saúde na puericultura: ações de enfermagem na promoção à saúde da criança.Health education in childcare: nursing actions in child health promotion.Educación para la salud en el cuidado infantil: acciones de enfermería para promover la salud infantilEducação em SaúdeSaúde da CriançaPuericulturaEducationHealthChild HealthChildcareEducación para la saludSalud de los niñosCuidado de niñosEnfermagem PediátricaA educação em saúde tem fundamental importância na prática de enfermagem, é imprescindível que haja a recuperação da dimensão educadora do enfermeiro no contexto ao cuidado à criança representando o desafio à atenção integral dessa. Desse modo, as atitudes de cuidado não diz respeito somente às tecnologias e saberes limitados ao processo saúde-doença, amplia-se na perspectiva de uma dinâmica construção de vínculos e de responsabilização. Assim, existe a necessidade de compreender de que forma os enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família no município de Cuité – PB, desenvolvem as suas ações de educação em saúde na promoção à saúde da criança. Desse modo temos como questão norteadora como o enfermeiro da ESF utiliza-se da ferramenta de educação em saúde para à promoção à saúde da criança durante a consulta de puericultura? Quais abordagens metodológicas compõem a sua prática educativa? Tais metodologias atendem as condições para a promoção à saúde da criança, como preconiza o Sistema Único de Saúde? Assim, o estudo teve como objetivos: identificar como ocorre a prática educativa do Enfermeiro durante as consultas de puericultura, identificar as metodologias que os enfermeiros utilizam em sua prática educativa na promoção à Saúde da Criança e verificar a adequação das práticas educativas realizadas pelos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família à proposta do SUS. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, que tem como referencial teórico-metodológico a Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva. Para a análise e interpretação dos dados do material empírico optou-se ela abordagem metodológica do Discurso de Fiorin (1998). Os dados foram coletados no período de agosto e setembro de 2013, por meio de roteiro semi-estruturado com quatro enfermeiras que trabalham nas ESF do município de Cuité – Paraíba. A partir da pesquisa foi possível chegar-se a três categorias empíricas: 1) Contradição entre teoria e prática: consulta de enfermagem com foco no modelo biomédico na atenção á saúde da criança na ESF; 2) Contradição entre teoria e prática: educação em saúde compreendida como transmissão de informação/orientação e 3) Contradição entre teoria e prática: a utilização da metodologia da transmissão de conhecimento na prática educativa do enfermeiro na atenção à saúde da criança na ESF. Percebeu-se que a prática educativa dos enfermeiros da ESF em Cuité, apresenta contradição entre aquilo que é e aquilo que deveria ser, segundo os pressupostos do SUS, no que se refere ao papel da atenção primária e o perfil dos seus profissionais. Conclui-se que a necessidade de mais discussões e ações efetivas sobre o tema em tela, servindo de reflexão a respeito da prática educativa dos enfermeiros na ESF, com intenção de possibilitar a autocrítica em relação aos seus métodos e a compreensão da importância que a Educação em Saúde exerce no âmbito da atenção primária.Health education is critical for nursing practice, it is essential that there is recovery of the dimension in the context of the nurse educator to child care representing the comprehensive care of this challenge. Thus, the attitudes of care not only concerns technology and knowledge limited to the disease process, widens the perspective of a dynamic building links and accountability. Thus, there is a need to understand how the nurses of the Family Health Strategy in the municipality of Cuité-PB, develop their actions in health education in promoting the health of children. Thus we have guiding question how nurses ESF uses the tool of health education for the promotion of child health during the consultation childcare? What methodological approaches compose your educational practice? Such methodologies meet the conditions for promoting the health of children, as recommended by the National Health System? Thus, the study aims to identify how does the educational practice of nurses during routine visits, identificarvas methodologies that nurses use in their educational practice in promoting Child Health and verify the adequacy of educational practices performed by nurses Strategy Family Health at the SUS. We used a qualitative approach to exploratory and descriptive, which has the theoretical and methodological Theory Practical Intervention in Community Health Nursing. For the analysis and interpretation of the empirical material was chosen methodological approach of her speech Fiorin (1998). Data were collected between August and September 2013, through semi-structured interviews with four nurses who work in the city of FHS Cuité - Paraíba. From the research it was possible to get up to three empirical categories : 1) Contradiction between theory and practice : nursing consultation focusing on the biomedical model in attention to health of children in the ESF; 2) Contradiction between theory and practice : health education understood as the transmission of information/guidance and 3) Contradiction between theory and practice: the use of the methodology of imparting knowledge in educational practice of nurses in health care for the child in the ESF. It was felt that the educational practice of nurses in the FHS Cuité presents contradiction between what is and what ought to be, according to the assumptions of the SUS, as regards the role of primary care and the profile of its practitioners. We conclude that the need for more effective actions and discussions on the subject in the screen, serving as a reflection on the educational practice of nurses in the FHS, with the intention of enabling self-criticism regarding their methods and understanding of the importance of education in health carries within primary care.La educación para la salud es de fundamental importancia en la práctica de la enfermería, es fundamental que se recupere la dimensión educativa del enfermero en el contexto del cuidado infantil, representando el desafío para su atención integral. Así, las actitudes de cuidado no solo se relacionan con tecnologías y conocimientos limitados al proceso salud-enfermedad, sino que se expanden en la perspectiva de una construcción dinámica de vínculos y rendición de cuentas. Por tanto, es necesario comprender cómo los enfermeros de la Estrategia Salud de la Familia en la ciudad de Cuité - PB, desarrollan sus acciones de educación sanitaria en la promoción de la salud infantil. Por lo tanto, tenemos como pregunta orientadora cómo la enfermera de la FHS utiliza la herramienta de educación para la salud para promover la salud del niño durante la consulta de cuidado infantil. ¿Qué enfoques metodológicos conforman su práctica educativa? ¿Cumplen tales metodologías las condiciones para promover la salud infantil, según lo recomendado por el Sistema Único de Salud? Así, el estudio tuvo como objetivo: identificar cómo se da la práctica educativa del enfermero durante las consultas de cuidado infantil, identificar las metodologías que utilizan los enfermeros en su práctica educativa en la promoción de la Salud Infantil y verificar la adecuación de las prácticas educativas que realizan los enfermeros en la Estrategia Salud de la Familia al Propuesta del SUS. Se utilizó un enfoque cualitativo exploratorio y descriptivo, que tiene como marco teórico-metodológico la Teoría de la Intervención Praxis en Enfermería en Salud Colectiva. Para el análisis e interpretación de los datos del material empírico se eligió el enfoque metodológico del Discurso de Fiorin (1998). Los datos fueron recolectados entre agosto y septiembre de 2013, a través de un guión semiestructurado con cuatro enfermeras que laboran en la ESF de la ciudad de Cuité - Paraíba. A partir de la investigación se pudo llegar a tres categorías empíricas: 1) Contradicción entre teoría y práctica: consulta de enfermería con enfoque en el modelo biomédico en la atención de la salud infantil en la ESF; 2) Contradicción entre teoría y práctica: educación para la salud entendida como transmisión de información / orientación y 3) Contradicción entre teoría y práctica: el uso de la metodología de transmisión de conocimientos en la práctica educativa del enfermero en la atención de la salud infantil en la ESF. Se notó que la práctica educativa de las enfermeras de la ESF en Cuité presenta una contradicción entre lo que es y lo que debe ser, según los supuestos del SUS, en cuanto al rol de la atención primaria y el perfil de sus profesionales. Se concluye que la necesidad de mayores discusiones y acciones efectivas sobre el tema que nos ocupa, que sirva de reflexión sobre la práctica educativa del enfermero en la ESF, con la intención de posibilitar la autocrítica en relación a sus métodos y la comprensión de los importancia que la Educación en Salud ejerce en el ámbito de la atención primaria.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGPINTO, Maria Benegelania.PINTO, Maria Benegelania.http://lattes.cnpq.br/0744669382341513BRITO, Nathanielly Cristina Carvalho de.ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.FERNANDES, Eloise de Lourdes Cassimiro.2013-09-252019-12-26T11:59:38Z2019-12-262019-12-26T11:59:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10485FERNANDES, Eloise de Lourdes Cassimiro. Educação em saúde na puericultura: ações de enfermagem na promoção à saúde da criança. 2013. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T17:30:17Zoai:localhost:riufcg/10485Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T17:30:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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A educação em saúde tem fundamental importância na prática de enfermagem, é imprescindível que haja a recuperação da dimensão educadora do enfermeiro no contexto ao cuidado à criança representando o desafio à atenção integral dessa. Desse modo, as atitudes de cuidado não diz respeito somente às tecnologias e saberes limitados ao processo saúde-doença, amplia-se na perspectiva de uma dinâmica construção de vínculos e de responsabilização. Assim, existe a necessidade de compreender de que forma os enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família no município de Cuité – PB, desenvolvem as suas ações de educação em saúde na promoção à saúde da criança. Desse modo temos como questão norteadora como o enfermeiro da ESF utiliza-se da ferramenta de educação em saúde para à promoção à saúde da criança durante a consulta de puericultura? Quais abordagens metodológicas compõem a sua prática educativa? Tais metodologias atendem as condições para a promoção à saúde da criança, como preconiza o Sistema Único de Saúde? Assim, o estudo teve como objetivos: identificar como ocorre a prática educativa do Enfermeiro durante as consultas de puericultura, identificar as metodologias que os enfermeiros utilizam em sua prática educativa na promoção à Saúde da Criança e verificar a adequação das práticas educativas realizadas pelos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família à proposta do SUS. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, que tem como referencial teórico-metodológico a Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva. Para a análise e interpretação dos dados do material empírico optou-se ela abordagem metodológica do Discurso de Fiorin (1998). Os dados foram coletados no período de agosto e setembro de 2013, por meio de roteiro semi-estruturado com quatro enfermeiras que trabalham nas ESF do município de Cuité – Paraíba. A partir da pesquisa foi possível chegar-se a três categorias empíricas: 1) Contradição entre teoria e prática: consulta de enfermagem com foco no modelo biomédico na atenção á saúde da criança na ESF; 2) Contradição entre teoria e prática: educação em saúde compreendida como transmissão de informação/orientação e 3) Contradição entre teoria e prática: a utilização da metodologia da transmissão de conhecimento na prática educativa do enfermeiro na atenção à saúde da criança na ESF. Percebeu-se que a prática educativa dos enfermeiros da ESF em Cuité, apresenta contradição entre aquilo que é e aquilo que deveria ser, segundo os pressupostos do SUS, no que se refere ao papel da atenção primária e o perfil dos seus profissionais. Conclui-se que a necessidade de mais discussões e ações efetivas sobre o tema em tela, servindo de reflexão a respeito da prática educativa dos enfermeiros na ESF, com intenção de possibilitar a autocrítica em relação aos seus métodos e a compreensão da importância que a Educação em Saúde exerce no âmbito da atenção primária. |
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