Estágio supervisionado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUEDES, Flávio Xavier.
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21419
Resumo: O presente projeto visa a implantação e pavimentação do segmento rodoviário da BR-230/PB, contornando a cidade de Patos, com uma extensão aproximada de 5 km. O trecho projetado terá características de Rodovia de Classe I para região ondulada, com rampa máxima de 4% e raio mínimo de curvatura horizontal de 312,50 m O pavimento será constituído de duas faixas de rolamento com 3,50 m cada uma. A sub-base será construída com solo estabilizado sem correções. A base será de solo corrigido com brita e o revestimento do tipo tratamento superficial duplo. Os acostamentos terão largura de 1,50 m e serão revestidos com tratamento superficial simples. As sarjetas dos cortes serão de concreto pré-moldado. Os aterros com altura superior a 2,00 m receberão tratamento especial quanto à drenagem, a proteção dos taludes quanto à erosão. De acordo com os estudos hidrológicos realizados, foram projetadas 13 obras de arte correntes e uma obra de arte artesanal. A ponte sobre o rio Espinharas terá um vão total de 184,00 m e largura de 13,00 m. A sua superestrutura será em concreto protendido. Os materiais para terraplanagem foram selecionados, de modo a atender um boa estabilidade nos aterros e adequado suporte nas últimas camadas que vão constituir o subleito do pavimento. Os volumes de cortes e aterros são os seguintes: - Corte: 75.046 m³ - Aterro: 57.978 m³ Classificação estimada dos cortes: 1a. categoria: 30% 2a. categoria: 40% 3a. categoria: 30%
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