O conto popular e a contação de histórias: uma perspectiva para a formação de leitores do 6º ano do Ensino Fundamental .
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21238 |
Resumo: | A arte de narrar histórias figura entre os fazeres mais antigos da humanidade, desde os tempos mais remotos o homem faz uso dessa prática como um meio de interação, transmissão de conhecimentos e estímulo à imaginação. Esse trabalho procura refletir sobre a arte da contação de histórias e a importância dessa prática para a formação do leitor literário. Para tanto, elegemos como objetivo principal construir uma proposta de intervenção didática, direcionada ao 6º ano do Ensino Fundamental. A finalidade é contribuir com a prática do professor de Língua Portuguesa no tocante ao desenvolvimento da competência comunicativa em leitura de forma crítica, por meio da contação de histórias, com ênfase no gênero literário conto popular. Como aporte teórico, tomamos como referência os postulados de Busatto (2012), Stocker (2014), Patrini (2005), Cascudo (2004), Leal (1985) e Simonsen (1987) para fundamentarmos a contação de histórias e o conto popular. Zilberman (2003), Cademartori (2010) e Sandroni (1987) que versam sobre a literatura infantil e juvenil. Soares (2011), Cosson (2018), Bamberger (1997) e Pennac (1993) para as abordagens de leitura e leitura literária. Busatto (2010), Machado (2015) e a BNCC (2017) para abodarmos questões referentes à oralidade. A metodologia constitui -se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, de natureza aplicada e critério de abordagem qualitativa. Os estudos revelam a narração de histórias como uma prática ancestral, tendo evoluído e se modificado com a sociedade. Como atividade educativa, consideramos a contação de história uma possibilidade metodológica imprescindível para a formação de leitores, pois ela auxilia o professor no trabalho com a oralidade, ensina o aluno a escutar, trabalha conceitos, desperta a curiosidade, tem poder agregador, assegurando, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que prioriza a constituição de sujeitos críticos, reflexivos e que valorizem o patrimônio cultural local e universal. |
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O conto popular e a contação de histórias: uma perspectiva para a formação de leitores do 6º ano do Ensino Fundamental .Popular tale and storytelling: a perspective for training of readers in the 6th year of elementary education.Formação de leitoresConto popularContação de históriasOralidadeLeituraLíngua portuguesaEnsinoReader trainingFolk taleStorytellingOralityReadingPortuguese languageTeachingLetras.A arte de narrar histórias figura entre os fazeres mais antigos da humanidade, desde os tempos mais remotos o homem faz uso dessa prática como um meio de interação, transmissão de conhecimentos e estímulo à imaginação. Esse trabalho procura refletir sobre a arte da contação de histórias e a importância dessa prática para a formação do leitor literário. Para tanto, elegemos como objetivo principal construir uma proposta de intervenção didática, direcionada ao 6º ano do Ensino Fundamental. A finalidade é contribuir com a prática do professor de Língua Portuguesa no tocante ao desenvolvimento da competência comunicativa em leitura de forma crítica, por meio da contação de histórias, com ênfase no gênero literário conto popular. Como aporte teórico, tomamos como referência os postulados de Busatto (2012), Stocker (2014), Patrini (2005), Cascudo (2004), Leal (1985) e Simonsen (1987) para fundamentarmos a contação de histórias e o conto popular. Zilberman (2003), Cademartori (2010) e Sandroni (1987) que versam sobre a literatura infantil e juvenil. Soares (2011), Cosson (2018), Bamberger (1997) e Pennac (1993) para as abordagens de leitura e leitura literária. Busatto (2010), Machado (2015) e a BNCC (2017) para abodarmos questões referentes à oralidade. A metodologia constitui -se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, de natureza aplicada e critério de abordagem qualitativa. Os estudos revelam a narração de histórias como uma prática ancestral, tendo evoluído e se modificado com a sociedade. Como atividade educativa, consideramos a contação de história uma possibilidade metodológica imprescindível para a formação de leitores, pois ela auxilia o professor no trabalho com a oralidade, ensina o aluno a escutar, trabalha conceitos, desperta a curiosidade, tem poder agregador, assegurando, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que prioriza a constituição de sujeitos críticos, reflexivos e que valorizem o patrimônio cultural local e universal.El arte de narración de historias figura entre los primeros hechos de la humanidad, ya que el hombre más remoto hace uso de esta práctica como un medio de interacción, transmisión de conocimiento, estímulo e imaginación. Este trabajo busca reflexionar sobre el arte de la narración de historia y la importancia de esta práctica para la formación del lector literario. Para tanto, elegimos como objetivo principal construir una propuesta de intervención didáctica, dirigida al sexto año de la Escuela Primaria. El propósito es contribuir con la práctica del profesor de Lengua Portuguesa acerca del desarrollo de la competencia comunicativa en la lectura crítica, a través de la narración de historias, con énfasis en el género literario cuento popular. Como contribución teórica, tomamos como referencia a los postulados de Busatto (2012), Stocker (2014), Patrini (2005), Cascudo (2004), Leal (1985) y Simonsen (1987) para fundamentar la narración de historias y el cuento popular. Zilberman (2003), Cademartori (2010) y Sandroni (1987) que se ocupan de la literatura infantil y juvenil. Soares (2011), Cosson (2018), Bamberger (1997) y Pennac (1993) para los enfoques de lectura y lectura literaria. Busatto (2010), Machado (2015) y BNCC (2017) para hablar de temas relacionados a la oralidad. La metodología es una investigación bibliográfica, de naturaleza aplicada y un enfoque cualitativo. Los estudios revelan la narración de historias como una práctica ancestral, habiendo evolucionado y cambiado con la sociedad. Como actividad educativa, consideramos la narración de historia como una posibilidad metodológica esencial para la formación de lectores, pues ayuda al profesor en el trabajo con la oralidad, enseña al alumno a escuchar, trabaja conceptos, despierta la curiosidad, tiene el poder de agregar, asegurando con esto, el enriquecimiento del proceso educativo través de una perspectiva que prioriza la constitución desujetos críticos y reflexivos y que valoren el patrimonio cultural local y universal.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGQUEIROGA, Marcílio Garcia de.QUEIROGA, M. G.http://lattes.cnpq.br/1587726556477554SILVA, Rosângela Neres Araújo da.MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.SANTOS, Josicleide Odete dos.2021-04-262021-09-23T12:58:07Z2021-09-232021-09-23T12:58:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21238SANTOS, Josicleide Odete dos. O conto popular e a contação de histórias: uma perspectiva para a formação de leitores do 6º ano do ensino fundamental. 2021. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T12:58:07Zoai:localhost:riufcg/21238Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T12:58:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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