Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/197
Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre leitura e produção de textos orais e escritos – uma proposta de atividades com ênfase na argumentação e teve como campo de intervenção a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Araújo, no município de Patos, na Paraíba. Inicialmente, demonstramos a importância de se ensinar a Língua Portuguesa a partir de textos dos mais variados gêneros, em suportes impressos ou digitais, pontuando a competência comunicativa como essencialmente argumentativa e o que propõem os PCN para o trabalho com textos orais e escritos. Objetivamos, principalmente, propor um trabalho com a produção de textos orais e escritos, considerando elementos da teoria da argumentação, para subsidiar o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Dessa forma, estruturamos o trabalho, com base em seu aporte teórico, abordando questões sobre Oralidade, Leitura, Escrita, Gêneros Textuais nas relações interpessoais, Argumentação e operadores argumentativos, a fim de estabelecer o ensino de Língua Portuguesa com fulcro em gêneros textuais orais e/ou escritos, observando os fenômenos argumentativos neles presentes. O estudo comprovou que o texto é espaço social de interação argumentativa, no qual o processo é interacional e se constroem os sentidos de forma negociada e dialógica. Verificamos, também, que, ao se trabalhar textos com ênfase na argumentação, ampliam-se as competências de ler e produzir textos oralmente ou por escrito. Percebendo-se, com isso, que a argumentatividade está presente em todos os gêneros textuais, assim, esta pesquisa traz importantes contribuições para o assunto, porquanto propõe um trabalho com gêneros textuais que é interdisciplinar, considerando ser todo professor, de qualquer disciplina, um leitor que utiliza textos nas suas práticas docentes e compreende que escrever e falar são atividades do interagir, bem como concebe que o texto, enquanto lugar interativo, é construído, argumentativamente, pelos sujeitos envolvidos nessa dinâmica.
id UFCG_ffb7729d2f943f34146d520b7ca18a38
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/197
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.Reading and production of oral and written texts - a proposal for activities with an emphasis on argumentation.Língua portuguesa - ensinoOralidadeLeituraEscritaArgumentaçãoGêneros textuaisOralityReading and WritingPortuguese language - teachingOralityReadingWritingArgumentationTextual genresLetras.O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre leitura e produção de textos orais e escritos – uma proposta de atividades com ênfase na argumentação e teve como campo de intervenção a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Araújo, no município de Patos, na Paraíba. Inicialmente, demonstramos a importância de se ensinar a Língua Portuguesa a partir de textos dos mais variados gêneros, em suportes impressos ou digitais, pontuando a competência comunicativa como essencialmente argumentativa e o que propõem os PCN para o trabalho com textos orais e escritos. Objetivamos, principalmente, propor um trabalho com a produção de textos orais e escritos, considerando elementos da teoria da argumentação, para subsidiar o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Dessa forma, estruturamos o trabalho, com base em seu aporte teórico, abordando questões sobre Oralidade, Leitura, Escrita, Gêneros Textuais nas relações interpessoais, Argumentação e operadores argumentativos, a fim de estabelecer o ensino de Língua Portuguesa com fulcro em gêneros textuais orais e/ou escritos, observando os fenômenos argumentativos neles presentes. O estudo comprovou que o texto é espaço social de interação argumentativa, no qual o processo é interacional e se constroem os sentidos de forma negociada e dialógica. Verificamos, também, que, ao se trabalhar textos com ênfase na argumentação, ampliam-se as competências de ler e produzir textos oralmente ou por escrito. Percebendo-se, com isso, que a argumentatividade está presente em todos os gêneros textuais, assim, esta pesquisa traz importantes contribuições para o assunto, porquanto propõe um trabalho com gêneros textuais que é interdisciplinar, considerando ser todo professor, de qualquer disciplina, um leitor que utiliza textos nas suas práticas docentes e compreende que escrever e falar são atividades do interagir, bem como concebe que o texto, enquanto lugar interativo, é construído, argumentativamente, pelos sujeitos envolvidos nessa dinâmica.This work is the result of a search on reading and production of written and oral texts – a proposal of activities with an emphasis on argumentation –and had as a field of intervention the Primary and High School Antonia Araujo in the Patos city, in the Paraiba. Initially, we have demonstrated the importance of teaching the Portuguese Language fromtexts of the most varied genres, on media printed or digital, punctuating communicative competence as essentially argumentative and what the NCPs propose for working with oral and written texts, considering elements of the theory of argumentation, to subsidize the teaching of Portuguese Language in Elementary Education II. Thus, we structure the work, based on its theoretical contribution, addressing questions about Orality, Reading, Writing, Textual Genres in interpersonal relations, Argumentation and argumentative operators, in order to establish the Portuguese Language teaching with fulcrum in oral and / or written textual genres, observing the argumentative phenomena present in them. The study proved that the text is a social space of argumentative interaction, in which the process is interactional and construct the senses in a negotiated and dialogical way. We also verified that, when working on texts with an emphasis on argumentation, competence to read and produce texts orally or in writing. Realizing, therefore, that argumentativeness is present in all textual genres, thus, this research brings important contributions to the subject, because it proposes a work with textual genres that is interdisciplinary, considering that he is a teacher, of any discipline, a reader who uses texts in his teaching practices and understand that writing and speaking are activities of interacting, as well as conceives that the text, as an interactive place, is constructed, arguably, by the subjects involved in this dynamic.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA, J. S.http://lattes.cnpq.br/4839768107713545PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes.20162017-12-28T14:54:00Z2017-12-282017-12-28T14:54:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/197PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. 78f. Dissertação. Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - (UFCG e UFRN). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras - Paraíba - Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T20:00:49Zoai:localhost:riufcg/197Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T20:00:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.
Reading and production of oral and written texts - a proposal for activities with an emphasis on argumentation.
title Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.
spellingShingle Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.
PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes.
Língua portuguesa - ensino
Oralidade
Leitura
Escrita
Argumentação
Gêneros textuais
Orality
Reading and Writing
Portuguese language - teaching
Orality
Reading
Writing
Argumentation
Textual genres
Letras.
title_short Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.
title_full Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.
title_fullStr Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.
title_full_unstemmed Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.
title_sort Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.
author PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes.
author_facet PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Jorgevaldo de Souza.
SILVA, J. S.
http://lattes.cnpq.br/4839768107713545
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - ensino
Oralidade
Leitura
Escrita
Argumentação
Gêneros textuais
Orality
Reading and Writing
Portuguese language - teaching
Orality
Reading
Writing
Argumentation
Textual genres
Letras.
topic Língua portuguesa - ensino
Oralidade
Leitura
Escrita
Argumentação
Gêneros textuais
Orality
Reading and Writing
Portuguese language - teaching
Orality
Reading
Writing
Argumentation
Textual genres
Letras.
description O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre leitura e produção de textos orais e escritos – uma proposta de atividades com ênfase na argumentação e teve como campo de intervenção a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Araújo, no município de Patos, na Paraíba. Inicialmente, demonstramos a importância de se ensinar a Língua Portuguesa a partir de textos dos mais variados gêneros, em suportes impressos ou digitais, pontuando a competência comunicativa como essencialmente argumentativa e o que propõem os PCN para o trabalho com textos orais e escritos. Objetivamos, principalmente, propor um trabalho com a produção de textos orais e escritos, considerando elementos da teoria da argumentação, para subsidiar o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Dessa forma, estruturamos o trabalho, com base em seu aporte teórico, abordando questões sobre Oralidade, Leitura, Escrita, Gêneros Textuais nas relações interpessoais, Argumentação e operadores argumentativos, a fim de estabelecer o ensino de Língua Portuguesa com fulcro em gêneros textuais orais e/ou escritos, observando os fenômenos argumentativos neles presentes. O estudo comprovou que o texto é espaço social de interação argumentativa, no qual o processo é interacional e se constroem os sentidos de forma negociada e dialógica. Verificamos, também, que, ao se trabalhar textos com ênfase na argumentação, ampliam-se as competências de ler e produzir textos oralmente ou por escrito. Percebendo-se, com isso, que a argumentatividade está presente em todos os gêneros textuais, assim, esta pesquisa traz importantes contribuições para o assunto, porquanto propõe um trabalho com gêneros textuais que é interdisciplinar, considerando ser todo professor, de qualquer disciplina, um leitor que utiliza textos nas suas práticas docentes e compreende que escrever e falar são atividades do interagir, bem como concebe que o texto, enquanto lugar interativo, é construído, argumentativamente, pelos sujeitos envolvidos nessa dinâmica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-12-28T14:54:00Z
2017-12-28
2017-12-28T14:54:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/197
PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. 78f. Dissertação. Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - (UFCG e UFRN). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras - Paraíba - Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/197
identifier_str_mv PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. 78f. Dissertação. Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - (UFCG e UFRN). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras - Paraíba - Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744347899363328