Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/197 |
Resumo: | O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre leitura e produção de textos orais e escritos – uma proposta de atividades com ênfase na argumentação e teve como campo de intervenção a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Araújo, no município de Patos, na Paraíba. Inicialmente, demonstramos a importância de se ensinar a Língua Portuguesa a partir de textos dos mais variados gêneros, em suportes impressos ou digitais, pontuando a competência comunicativa como essencialmente argumentativa e o que propõem os PCN para o trabalho com textos orais e escritos. Objetivamos, principalmente, propor um trabalho com a produção de textos orais e escritos, considerando elementos da teoria da argumentação, para subsidiar o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Dessa forma, estruturamos o trabalho, com base em seu aporte teórico, abordando questões sobre Oralidade, Leitura, Escrita, Gêneros Textuais nas relações interpessoais, Argumentação e operadores argumentativos, a fim de estabelecer o ensino de Língua Portuguesa com fulcro em gêneros textuais orais e/ou escritos, observando os fenômenos argumentativos neles presentes. O estudo comprovou que o texto é espaço social de interação argumentativa, no qual o processo é interacional e se constroem os sentidos de forma negociada e dialógica. Verificamos, também, que, ao se trabalhar textos com ênfase na argumentação, ampliam-se as competências de ler e produzir textos oralmente ou por escrito. Percebendo-se, com isso, que a argumentatividade está presente em todos os gêneros textuais, assim, esta pesquisa traz importantes contribuições para o assunto, porquanto propõe um trabalho com gêneros textuais que é interdisciplinar, considerando ser todo professor, de qualquer disciplina, um leitor que utiliza textos nas suas práticas docentes e compreende que escrever e falar são atividades do interagir, bem como concebe que o texto, enquanto lugar interativo, é construído, argumentativamente, pelos sujeitos envolvidos nessa dinâmica. |
id |
UFCG_ffb7729d2f943f34146d520b7ca18a38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/197 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.Reading and production of oral and written texts - a proposal for activities with an emphasis on argumentation.Língua portuguesa - ensinoOralidadeLeituraEscritaArgumentaçãoGêneros textuaisOralityReading and WritingPortuguese language - teachingOralityReadingWritingArgumentationTextual genresLetras.O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre leitura e produção de textos orais e escritos – uma proposta de atividades com ênfase na argumentação e teve como campo de intervenção a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Araújo, no município de Patos, na Paraíba. Inicialmente, demonstramos a importância de se ensinar a Língua Portuguesa a partir de textos dos mais variados gêneros, em suportes impressos ou digitais, pontuando a competência comunicativa como essencialmente argumentativa e o que propõem os PCN para o trabalho com textos orais e escritos. Objetivamos, principalmente, propor um trabalho com a produção de textos orais e escritos, considerando elementos da teoria da argumentação, para subsidiar o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Dessa forma, estruturamos o trabalho, com base em seu aporte teórico, abordando questões sobre Oralidade, Leitura, Escrita, Gêneros Textuais nas relações interpessoais, Argumentação e operadores argumentativos, a fim de estabelecer o ensino de Língua Portuguesa com fulcro em gêneros textuais orais e/ou escritos, observando os fenômenos argumentativos neles presentes. O estudo comprovou que o texto é espaço social de interação argumentativa, no qual o processo é interacional e se constroem os sentidos de forma negociada e dialógica. Verificamos, também, que, ao se trabalhar textos com ênfase na argumentação, ampliam-se as competências de ler e produzir textos oralmente ou por escrito. Percebendo-se, com isso, que a argumentatividade está presente em todos os gêneros textuais, assim, esta pesquisa traz importantes contribuições para o assunto, porquanto propõe um trabalho com gêneros textuais que é interdisciplinar, considerando ser todo professor, de qualquer disciplina, um leitor que utiliza textos nas suas práticas docentes e compreende que escrever e falar são atividades do interagir, bem como concebe que o texto, enquanto lugar interativo, é construído, argumentativamente, pelos sujeitos envolvidos nessa dinâmica.This work is the result of a search on reading and production of written and oral texts – a proposal of activities with an emphasis on argumentation –and had as a field of intervention the Primary and High School Antonia Araujo in the Patos city, in the Paraiba. Initially, we have demonstrated the importance of teaching the Portuguese Language fromtexts of the most varied genres, on media printed or digital, punctuating communicative competence as essentially argumentative and what the NCPs propose for working with oral and written texts, considering elements of the theory of argumentation, to subsidize the teaching of Portuguese Language in Elementary Education II. Thus, we structure the work, based on its theoretical contribution, addressing questions about Orality, Reading, Writing, Textual Genres in interpersonal relations, Argumentation and argumentative operators, in order to establish the Portuguese Language teaching with fulcrum in oral and / or written textual genres, observing the argumentative phenomena present in them. The study proved that the text is a social space of argumentative interaction, in which the process is interactional and construct the senses in a negotiated and dialogical way. We also verified that, when working on texts with an emphasis on argumentation, competence to read and produce texts orally or in writing. Realizing, therefore, that argumentativeness is present in all textual genres, thus, this research brings important contributions to the subject, because it proposes a work with textual genres that is interdisciplinary, considering that he is a teacher, of any discipline, a reader who uses texts in his teaching practices and understand that writing and speaking are activities of interacting, as well as conceives that the text, as an interactive place, is constructed, arguably, by the subjects involved in this dynamic.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA, J. S.http://lattes.cnpq.br/4839768107713545PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes.20162017-12-28T14:54:00Z2017-12-282017-12-28T14:54:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/197PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. 78f. Dissertação. Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - (UFCG e UFRN). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras - Paraíba - Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T20:00:49Zoai:localhost:riufcg/197Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T20:00:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. Reading and production of oral and written texts - a proposal for activities with an emphasis on argumentation. |
title |
Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. |
spellingShingle |
Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. Língua portuguesa - ensino Oralidade Leitura Escrita Argumentação Gêneros textuais Orality Reading and Writing Portuguese language - teaching Orality Reading Writing Argumentation Textual genres Letras. |
title_short |
Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. |
title_full |
Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. |
title_fullStr |
Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. |
title_full_unstemmed |
Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. |
title_sort |
Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. |
author |
PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. |
author_facet |
PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Jorgevaldo de Souza. SILVA, J. S. http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - ensino Oralidade Leitura Escrita Argumentação Gêneros textuais Orality Reading and Writing Portuguese language - teaching Orality Reading Writing Argumentation Textual genres Letras. |
topic |
Língua portuguesa - ensino Oralidade Leitura Escrita Argumentação Gêneros textuais Orality Reading and Writing Portuguese language - teaching Orality Reading Writing Argumentation Textual genres Letras. |
description |
O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre leitura e produção de textos orais e escritos – uma proposta de atividades com ênfase na argumentação e teve como campo de intervenção a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Araújo, no município de Patos, na Paraíba. Inicialmente, demonstramos a importância de se ensinar a Língua Portuguesa a partir de textos dos mais variados gêneros, em suportes impressos ou digitais, pontuando a competência comunicativa como essencialmente argumentativa e o que propõem os PCN para o trabalho com textos orais e escritos. Objetivamos, principalmente, propor um trabalho com a produção de textos orais e escritos, considerando elementos da teoria da argumentação, para subsidiar o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Dessa forma, estruturamos o trabalho, com base em seu aporte teórico, abordando questões sobre Oralidade, Leitura, Escrita, Gêneros Textuais nas relações interpessoais, Argumentação e operadores argumentativos, a fim de estabelecer o ensino de Língua Portuguesa com fulcro em gêneros textuais orais e/ou escritos, observando os fenômenos argumentativos neles presentes. O estudo comprovou que o texto é espaço social de interação argumentativa, no qual o processo é interacional e se constroem os sentidos de forma negociada e dialógica. Verificamos, também, que, ao se trabalhar textos com ênfase na argumentação, ampliam-se as competências de ler e produzir textos oralmente ou por escrito. Percebendo-se, com isso, que a argumentatividade está presente em todos os gêneros textuais, assim, esta pesquisa traz importantes contribuições para o assunto, porquanto propõe um trabalho com gêneros textuais que é interdisciplinar, considerando ser todo professor, de qualquer disciplina, um leitor que utiliza textos nas suas práticas docentes e compreende que escrever e falar são atividades do interagir, bem como concebe que o texto, enquanto lugar interativo, é construído, argumentativamente, pelos sujeitos envolvidos nessa dinâmica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-12-28T14:54:00Z 2017-12-28 2017-12-28T14:54:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/197 PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. 78f. Dissertação. Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - (UFCG e UFRN). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras - Paraíba - Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/197 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. 78f. Dissertação. Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - (UFCG e UFRN). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras - Paraíba - Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744347899363328 |