Investigação acerca do uso de drogas lícitas e ilícitas por estudantes do ensino médio de uma escola de Cajazeiras-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUERRA, Alinne Bezerra de Brito.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7840
Resumo: A utilização de drogas constitui-se em um fenômeno historicamente antigo e representa um grave problema de saúde pública no nosso país, que resulta em várias consequências sociais ao futuro do adolescente. Atualmente, uma das grandes inquietações da sociedade se refere às crianças e adolescentes, é imprescindível que haja uma maior preocupação familiar, social e educativa acerca da possibilidade de envolvimento desses com o mundo das drogas e todas as consequências que elas causam. A metodologia utilizada para o estudo em tela foi realizada com a aplicação de um questionário elaborado para investigar os possíveis usos de substâncias consideradas lícitas e ilícitas por parte da população de uma escola da cidade de Cajazeiras, no alto sertão paraibano e, posteriormente, a promoção de palestras educativas que contemplem o assunto e orientem os adolescentes. Os resultados foram analisados através do Microsoft Excel e seguiram normas preconizadas para a pesquisa científica. Foi constatado que 61% dos entrevistados já fizeram uso de bebidas alcoólicas e 51% destes alunos fizeram uso diariamente de álcool, onde a quantidade de adolescentes do sexo masculino corresponde a 34%, e adolescentes femininas, (66%), que fazem ou fizeram uso de bebidas alcoólicas. Também encontramos que, a forma de acesso ao álcool, (64%) tiveram contato por um amigo ter oferecido, (3%) admitiu ter solicitado a um amigo a compra, (21%) comprou em bares por opção própria e 12% ingeriram essas bebidas em suas próprias casas. Sobre a assiduidade dos alunos, ou ausência escolar por ingestão de bebidas alcoólicas, apenas 5% deixou de frequentar a sala de aula. A forma de acesso ao álcool pode acontecer dentro da própria residência dos entrevistados, (12%). Ainda, (64%) dos entrevistados tiveram contato com a bebida alcoólica pela oferta realizada por algum amigo, (3%) solicitaram a compra por um outro indivíduo, provavelmente pela restrição da venda para menores de idade e 21% realizou a compra das bebidas alcoólicas. Concluiu-se que 52% dos alunos que ingeriram bebidas alcoólicas sentiram prazer em fazer uso de tais bebidas. A utilização destas drogas por curiosidade levou (71%) dos jovens a procurarem utilizar outros tipos de drogas, e (29%) teve influência de amigos. Os entrevistados relataram conhecer várias drogas, sendo que as mais citadas foram: lança perfume (18%), cocaína (28%¨), maconha (28%), LSD (10%), Êxtase (16%) e Heroína, com valor insignificante no estudo. As bebidas mais consumidas por estes adolescentes foram: cerveja, vodka, whisky, cachaça, montilla, tequila, champanhe, Martini e vinho com (40%), (7%), (14%), (9%), (7%), (7%), (6%), (7%) e (3%), respectivamente. Finalmente, quando questionados sobre a participação das escolas brasileiras na educação acerca do uso de álcool e drogas, (54%) responderam que há uma orientação satisfatória, mas um grande percentual também relatou necessitar de mais informações. Concluímos que, com esta pesquisa tivemos a oportunidade de percepção ao que se refere ao uso de drogas pelos jovens na cidade de Cajazeiras, podendo assim realizar estratégias para a promoção de educar os jovens acerca do assunto
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spelling SILVA, Francisco Fábio Marques da.SILVA, FFM.http://lattes.cnpq.br/5313960881849449NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do.ARAÚJO, George Luiz de Souza.GUERRA, A. B. B.http://lattes.cnpq.br/3013415302946164GUERRA, Alinne Bezerra de Brito.A utilização de drogas constitui-se em um fenômeno historicamente antigo e representa um grave problema de saúde pública no nosso país, que resulta em várias consequências sociais ao futuro do adolescente. Atualmente, uma das grandes inquietações da sociedade se refere às crianças e adolescentes, é imprescindível que haja uma maior preocupação familiar, social e educativa acerca da possibilidade de envolvimento desses com o mundo das drogas e todas as consequências que elas causam. A metodologia utilizada para o estudo em tela foi realizada com a aplicação de um questionário elaborado para investigar os possíveis usos de substâncias consideradas lícitas e ilícitas por parte da população de uma escola da cidade de Cajazeiras, no alto sertão paraibano e, posteriormente, a promoção de palestras educativas que contemplem o assunto e orientem os adolescentes. Os resultados foram analisados através do Microsoft Excel e seguiram normas preconizadas para a pesquisa científica. Foi constatado que 61% dos entrevistados já fizeram uso de bebidas alcoólicas e 51% destes alunos fizeram uso diariamente de álcool, onde a quantidade de adolescentes do sexo masculino corresponde a 34%, e adolescentes femininas, (66%), que fazem ou fizeram uso de bebidas alcoólicas. Também encontramos que, a forma de acesso ao álcool, (64%) tiveram contato por um amigo ter oferecido, (3%) admitiu ter solicitado a um amigo a compra, (21%) comprou em bares por opção própria e 12% ingeriram essas bebidas em suas próprias casas. Sobre a assiduidade dos alunos, ou ausência escolar por ingestão de bebidas alcoólicas, apenas 5% deixou de frequentar a sala de aula. A forma de acesso ao álcool pode acontecer dentro da própria residência dos entrevistados, (12%). Ainda, (64%) dos entrevistados tiveram contato com a bebida alcoólica pela oferta realizada por algum amigo, (3%) solicitaram a compra por um outro indivíduo, provavelmente pela restrição da venda para menores de idade e 21% realizou a compra das bebidas alcoólicas. Concluiu-se que 52% dos alunos que ingeriram bebidas alcoólicas sentiram prazer em fazer uso de tais bebidas. A utilização destas drogas por curiosidade levou (71%) dos jovens a procurarem utilizar outros tipos de drogas, e (29%) teve influência de amigos. Os entrevistados relataram conhecer várias drogas, sendo que as mais citadas foram: lança perfume (18%), cocaína (28%¨), maconha (28%), LSD (10%), Êxtase (16%) e Heroína, com valor insignificante no estudo. As bebidas mais consumidas por estes adolescentes foram: cerveja, vodka, whisky, cachaça, montilla, tequila, champanhe, Martini e vinho com (40%), (7%), (14%), (9%), (7%), (7%), (6%), (7%) e (3%), respectivamente. Finalmente, quando questionados sobre a participação das escolas brasileiras na educação acerca do uso de álcool e drogas, (54%) responderam que há uma orientação satisfatória, mas um grande percentual também relatou necessitar de mais informações. Concluímos que, com esta pesquisa tivemos a oportunidade de percepção ao que se refere ao uso de drogas pelos jovens na cidade de Cajazeiras, podendo assim realizar estratégias para a promoção de educar os jovens acerca do assuntoThe use of drugs constitutes a historically old phenomenon and represents a serious public health problem in our country, resulting in several social consequences to the future of the teenager. Currently, one of the major concerns of society with regard to children and adolescents, it is essential that there is greater concern family, social and educational about the possibility of involvement of these with the world of drugs and all the consequences that they cause. The methodology used for the study on screen was performed with the application of a questionnaire to investigate the possible uses of licit and illicit substances considered by the population of a school in the city of Cajazeiras, high backlands of Paraiba, and subsequently the promotion educational lectures that address the issue and guide the teens. The results were analyzed using Microsoft Excel and followed recommended standards for scientific research. It was found that 61% of respondents have already used alcohol and 51% of these students made use of daily alcohol, where the amount of male adolescents corresponds to 34%, and teen female, (66%), who are or have been use of alcoholic beverages. We also find that the form of access to alcohol, (64%) had contact by a friend had offered, (3%) admitted to having asked a friend to purchase, (21%) bought in bars at its option and 12% ingested these drinks in their own homes. On the attendance of students, and school absence for drinking alcohol, only 5% left to attend class. The form of access to alcohol can happen inside the residence of respondents (12%). Also (64%) of respondents had contact with the alcoholic beverage by the offer made by a friend, (3%) requested the purchase by another individual, probably by restricting sales to minors, and 21% made the purchase of drinks alcoholic. It was concluded that 52% of students who drank alcohol felt happy to make use of such drinks. The use of these drugs out of curiosity led (71%) of young people to seek to use other drugs, and (29%) was influenced by friends. Respondents reported knowing several drugs, and the most cited were: launches perfume (18%), cocaine (28% ¨), marijuana (28%), LSD (10%), ecstasy (16%) and heroin, valued insignificant in the study. The beverage most consumed by these adolescents were: beer, vodka, whiskey, rum, montilla, tequila, champagne, martini and wine with (40%), (7%), (14%), (9%), (7% ), (7%), (6%), (7%) and (3%), respectively. Finally, when asked about the participation of Brazilian schools in education about the use of alcohol and drugs, (54%) responded that there is a satisfactory orientation, but a large percentage also reported needing more information. We conclude that, with this research we were able to sense when it comes to drug use by young people in the city of Cajazeiras and can thus carry out strategies for the promotion to educate young people about the issue.Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2019-10-08T14:18:45Z No. of bitstreams: 1 ALINNE BEZERRA DE BRITO GUERRA. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM. 2015.pdf: 2001582 bytes, checksum: 9410b77bdd7ac40286d09bd0c639183c (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-08T14:18:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALINNE BEZERRA DE BRITO GUERRA. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM. 2015.pdf: 2001582 bytes, checksum: 9410b77bdd7ac40286d09bd0c639183c (MD5) Previous issue date: 2015Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEnfermagem.DrogasSubstâncias psicoativasBebidas alcoólicasDrugspsychoactive substancesAlcoholic beveragesInvestigação acerca do uso de drogas lícitas e ilícitas por estudantes do ensino médio de uma escola de Cajazeiras-PB.Investigation on the use of licit and illicit drugs by high school students of a school in Cajazeiras-PB.20152019-10-08T14:18:45Z2019-10-082019-10-08T14:18:45Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7840GUERRA, Alinne Bezerra de Brito. Investigação acerca do uso de drogas lícitas e ilícitas por estudantes do ensino médio de uma escola de Cajazeiras-PB. 2015. 57f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALALINNE BEZERRA DE BRITO GUERRA. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2015.pdfALINNE BEZERRA DE BRITO GUERRA. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. 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