Novas faces do trabalho artesanal: as interseÃÃes de saberes entre designers de moda e artesÃos no interior do CearÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13923 |
Resumo: | A pesquisa buscou compreender as novas formas de produÃÃo do artesanato a partir das intervenÃÃes de polÃticas pÃblicas voltadas para o desenvolvimento dessa atividade no CearÃ, tomando como parÃmetro as trocas de saberes e fazeres entre artesÃos e designers de moda no Ãmbito das aÃÃes da CEART, uma vez que estes sÃo enviados ao interior do estado a fim de ensinar uma nova metodologia de trabalho Ãqueles. O objetivo geral do estudo foi compreender as interfaces criadas entre o trabalho do designer de moda e do artesÃo, enfocando nas interferÃncias pedagÃgicas e metodologias adotadas no processo de criaÃÃo e produÃÃo do artesanato. Buscou-se erigir uma reflexÃo baseada na dialÃtica, uma vez que ela permite considerar a aÃÃo recÃproca entre os elementos observados e a constÃncia do movimento que os envolve. Com isso, a metodologia partiu de uma abordagem qualitativa e tambÃm da utilizaÃÃo de ferramentas etnogrÃficas para a coleta e anÃlise dos dados. O referencial teÃrico pautou-se nas teorias sobre o trabalho e o capitalismo na sociedade contemporÃnea; no estudo sobre as metodologias do design adotadas na atualidade a fim de compreender sua aplicabilidade na produÃÃo artesanal; nos Estudos Culturais, e; na discussÃo sobre a educaÃÃo emancipatÃria. A exposiÃÃo das ideias seguiu o encadeamento dos objetivos especÃficos e a apresentaÃÃo dos resultados encontrados a partir deles. Dessa forma, alguns resultados importantes destacaram-se, tais como: a contribuiÃÃo do artesanato para o mercado atual pela a agregaÃÃo de valor cultural aos bens industriais, fazendo com ele seja compreendido como bem simbÃlico/cultural e ao mesmo tempo econÃmico; a priorizaÃÃo do produto e nÃo as necessidades do artesÃo durante as intervenÃÃes, e; a incipiÃncia da formaÃÃo dos designers que atuam nessa Ãrea. |
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The research sought to understand the new forms of craft production from policy interventions aimed at the development of this activity in CearÃ, taking as parameter the exchange of knowledge and practices between artisans and fashion designers under the shares of CEART a as these are sent to the countryside to teach those new work methodology. The overall objective of the study was to understand the interfaces created between the work of fashion designer and craftsman, focusing on the pedagogical interference and methodologies used in the creation and production of the craft process. We tried to erect a reflection based on dialectic, since it allows us to consider the interplay between the observed elements and the constancy of the movement that surrounds them. Thus, the methodology started from a qualitative approach and also the use of ethnographic tools for collecting and analyzing data. The theoretical reference was based on the theories on labor and capitalism in contemporary society; in the study on the design methodologies used today in order to understand their applicability in craft production; Cultural Studies, and; in the discussion of emancipatory education. Exposure of ideas followed the thread of the specific objectives and the presentation of results from them. Thus, some important results were highlighted, such as the contribution of crafts to the current market for the aggregation of cultural value to industrial goods, causing it to be understood as well symbolic / cultural and economic at the same time; the prioritization of the product and not the craftsman needs during interventions, and; the incipient formation of designers working in this area. |
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A pesquisa buscou compreender as novas formas de produÃÃo do artesanato a partir das intervenÃÃes de polÃticas pÃblicas voltadas para o desenvolvimento dessa atividade no CearÃ, tomando como parÃmetro as trocas de saberes e fazeres entre artesÃos e designers de moda no Ãmbito das aÃÃes da CEART, uma vez que estes sÃo enviados ao interior do estado a fim de ensinar uma nova metodologia de trabalho Ãqueles. O objetivo geral do estudo foi compreender as interfaces criadas entre o trabalho do designer de moda e do artesÃo, enfocando nas interferÃncias pedagÃgicas e metodologias adotadas no processo de criaÃÃo e produÃÃo do artesanato. Buscou-se erigir uma reflexÃo baseada na dialÃtica, uma vez que ela permite considerar a aÃÃo recÃproca entre os elementos observados e a constÃncia do movimento que os envolve. Com isso, a metodologia partiu de uma abordagem qualitativa e tambÃm da utilizaÃÃo de ferramentas etnogrÃficas para a coleta e anÃlise dos dados. O referencial teÃrico pautou-se nas teorias sobre o trabalho e o capitalismo na sociedade contemporÃnea; no estudo sobre as metodologias do design adotadas na atualidade a fim de compreender sua aplicabilidade na produÃÃo artesanal; nos Estudos Culturais, e; na discussÃo sobre a educaÃÃo emancipatÃria. A exposiÃÃo das ideias seguiu o encadeamento dos objetivos especÃficos e a apresentaÃÃo dos resultados encontrados a partir deles. Dessa forma, alguns resultados importantes destacaram-se, tais como: a contribuiÃÃo do artesanato para o mercado atual pela a agregaÃÃo de valor cultural aos bens industriais, fazendo com ele seja compreendido como bem simbÃlico/cultural e ao mesmo tempo econÃmico; a priorizaÃÃo do produto e nÃo as necessidades do artesÃo durante as intervenÃÃes, e; a incipiÃncia da formaÃÃo dos designers que atuam nessa Ãrea. |
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