SeguranÃa, biopolÃtica e educaÃÃo: o empresariamento da seguranÃa pÃblica como dispositivo pedagÃgico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20583 |
Resumo: | A partir da obra de Michel Foucault, e vislumbrando a emergÃncia de uma sociedade de (in)seguranÃa, buscou-se neste trabalho compreender como foi possÃvel o estabelecimento do paradigma da gestÃo empresarial como Ãnico modelo de eficiÃncia possÃvel para as polÃticas pÃblicas de um modo geral e, de modo especÃfico, para o campo da seguranÃa pÃblica brasileira. Na sequÃncia, investigou-se, a partir da anÃlise das ideias e teorias presentes nos novos programas e planos de reduÃÃo de homicÃdios instalados em diversos estados brasileiros, seus efeitos pedagÃgicos sobre o conjunto dos operadores de seguranÃa pÃblica, chamados genericamente de policiais, bem como sobre os indivÃduos da populaÃÃo, alvo das (bio)polÃticas em questÃo.Problematizou-se este empresariamento da seguranÃa pÃblica e os processos de subjetivaÃÃo que desencadeia,os quais se dÃo por meio de dispositivos pedagÃgicos â mecanismos de educaÃÃo nÃo formal que operam de forma contÃnua, ininterrupta e a cÃu aberto â que, fabricando subjetividades policialescas, produzem novos estilos de vida, novas relaÃÃes dos sujeitos consigoe com os demais, bem como novos arranjos entre indivÃduos, Estado e mercado. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis SeguranÃa, biopolÃtica e educaÃÃo: o empresariamento da seguranÃa pÃblica como dispositivo pedagÃgico2018-11-00Sylvio de Sousa Gadelha Costa26074818304http://lattes.cnpq.br/431523341022833888857212300http://lattes.cnpq.br/8661958923950364Anderson Duarte BarbozaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSeguranÃa BiopolÃtica EducaÃÃo Subjetividade NeoliberalismoSecurity BiopoliticsEducation Subjectivitie NeoliberalismEDUCACAOA partir da obra de Michel Foucault, e vislumbrando a emergÃncia de uma sociedade de (in)seguranÃa, buscou-se neste trabalho compreender como foi possÃvel o estabelecimento do paradigma da gestÃo empresarial como Ãnico modelo de eficiÃncia possÃvel para as polÃticas pÃblicas de um modo geral e, de modo especÃfico, para o campo da seguranÃa pÃblica brasileira. Na sequÃncia, investigou-se, a partir da anÃlise das ideias e teorias presentes nos novos programas e planos de reduÃÃo de homicÃdios instalados em diversos estados brasileiros, seus efeitos pedagÃgicos sobre o conjunto dos operadores de seguranÃa pÃblica, chamados genericamente de policiais, bem como sobre os indivÃduos da populaÃÃo, alvo das (bio)polÃticas em questÃo.Problematizou-se este empresariamento da seguranÃa pÃblica e os processos de subjetivaÃÃo que desencadeia,os quais se dÃo por meio de dispositivos pedagÃgicos â mecanismos de educaÃÃo nÃo formal que operam de forma contÃnua, ininterrupta e a cÃu aberto â que, fabricando subjetividades policialescas, produzem novos estilos de vida, novas relaÃÃes dos sujeitos consigoe com os demais, bem como novos arranjos entre indivÃduos, Estado e mercado. From the work of Michel Foucault and facing the emergence of a society of (in) security, this paper sought to understand how it was possible to establish the paradigm of business management as the only possible model of efficiency for public policies in general and, specifically, for the field of Brazilian public security. Them, based on the analysis of the ideas and theories present in the new programs and plans for the reduction of homicides installed in several Brazilian states, its pedagogical effects on public security operators, generically called police officers, as well as on individuals of the population, target of the (bio)policies in question, were investigated. This public security entrepreneurship and processes of subjectivation that it triggers have been problematized, which occurs through pedagogical apparatusâ non-formal education mechanisms that operates in a continuous, uninterrupted and open-air way â that, by producing police subjectivities, produce new lifestyles, new relationships of subjects with themselves and with others, as well as new arrangements between individuals, the State and the market. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20583application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:08Zmail@mail.com - |
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From the work of Michel Foucault and facing the emergence of a society of (in) security, this paper sought to understand how it was possible to establish the paradigm of business management as the only possible model of efficiency for public policies in general and, specifically, for the field of Brazilian public security. Them, based on the analysis of the ideas and theories present in the new programs and plans for the reduction of homicides installed in several Brazilian states, its pedagogical effects on public security operators, generically called police officers, as well as on individuals of the population, target of the (bio)policies in question, were investigated. This public security entrepreneurship and processes of subjectivation that it triggers have been problematized, which occurs through pedagogical apparatusâ non-formal education mechanisms that operates in a continuous, uninterrupted and open-air way â that, by producing police subjectivities, produce new lifestyles, new relationships of subjects with themselves and with others, as well as new arrangements between individuals, the State and the market. |
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