Contexto de trabalho e trabalho docente: investigaÃÃo com professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14904 |
Resumo: | O presente trabalho visa investigar o contexto de trabalho dos professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CE a partir de suas percepÃÃes. O interesse para a presente pesquisa surgiu da inserÃÃo prÃvia do autor enquanto professor de inglÃs e enquanto psicÃlogo do trabalho, em um curso deste tipo, observando a realidade destes profissionais e ouvindo seus relatos. Devido à falta de pesquisas voltadas a este grupo especÃfico, decidiu-se que a pesquisa estaria focada neste traÃado do contexto de trabalho a partir das percepÃÃes dos professores, para que se pudesse auxiliar a elaboraÃÃo de pesquisas futuras. O trabalho docente à um processo interativo, a docÃncia sendo compreendida como uma forma particular de trabalho sobre o humano, ou seja, uma atividade em que o trabalhador se dedica ao seu âobjetoâ de trabalho, que à justamente um outro ser humano, no modo fundamental da interaÃÃo humana. Contexto de trabalho à algo que contempla fatores como ambiente de trabalho, relaÃÃes de trabalho, processo de trabalho, organizaÃÃo do trabalho e carga de trabalho. Ele expressa e sintetiza uma parte objetiva do mundo do trabalho tomando como base o eixo de interaÃÃo sujeito-atividade-mundo. Logo, consideramos âcondiÃÃo ou contexto de trabalhoâ, o conjunto de variÃveis que permitem caracterizar dimensÃes quantitativas do ensino como o tempo de trabalho (diÃrio, semanal, anual), o nÃmero de horas de presenÃa obrigatÃria em classe, o nÃmero de alunos por classe, o salÃrio dos professores, etc. A coleta de dados foi feita atravÃs da aplicaÃÃo do questionÃrio objetivo de Escala de AvaliaÃÃo de Contexto de Trabalho (EACT) que contempla as dimensÃes: OrganizaÃÃo do Trabalho, CondiÃÃo de Trabalho e RelaÃÃes Socioprofissionais. A anÃlise se deu de acordo com os dados obtidos nos questionÃrios e atravÃs de conversas ocorridas com os professores, durante a aplicaÃÃo. De acordo com os resultados obtidos podemos concluir que a maioria dos professores percebe como Bom, o seu contexto de trabalho. Sendo a organizaÃÃo do trabalho mais para RazoÃvel, e a condiÃÃo de trabalho e as relaÃÃes sÃcio-profissionais mais para Excelentes. |
id |
UFC_07c3c592fe4148a16aaddaac20f02d48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8458 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisContexto de trabalho e trabalho docente: investigaÃÃo com professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CEWork context and teaching work: investigation English teachers from private courses in Foratleza/CE2014-08-21Jesus Garcia Pascual42523753115http://lattes.cnpq.br/2081755779926370 CÃssio Adriano Braz de Aquino25962949315http://lattes.cnpq.br/0857879689626098 Tereza Glaucia Rocha Matos16955390368http://lattes.cnpq.br/8438952122224442 95845291372http://lattes.cnpq.br/7664154814158868Lucas Varella de MouraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRContexto de Trabalho Trabalho Docente Psicologia do Trabalho Carga de TrabalhoWork Context Teaching Work Work Psychology WorkloadPSICOLOGIAO presente trabalho visa investigar o contexto de trabalho dos professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CE a partir de suas percepÃÃes. O interesse para a presente pesquisa surgiu da inserÃÃo prÃvia do autor enquanto professor de inglÃs e enquanto psicÃlogo do trabalho, em um curso deste tipo, observando a realidade destes profissionais e ouvindo seus relatos. Devido à falta de pesquisas voltadas a este grupo especÃfico, decidiu-se que a pesquisa estaria focada neste traÃado do contexto de trabalho a partir das percepÃÃes dos professores, para que se pudesse auxiliar a elaboraÃÃo de pesquisas futuras. O trabalho docente à um processo interativo, a docÃncia sendo compreendida como uma forma particular de trabalho sobre o humano, ou seja, uma atividade em que o trabalhador se dedica ao seu âobjetoâ de trabalho, que à justamente um outro ser humano, no modo fundamental da interaÃÃo humana. Contexto de trabalho à algo que contempla fatores como ambiente de trabalho, relaÃÃes de trabalho, processo de trabalho, organizaÃÃo do trabalho e carga de trabalho. Ele expressa e sintetiza uma parte objetiva do mundo do trabalho tomando como base o eixo de interaÃÃo sujeito-atividade-mundo. Logo, consideramos âcondiÃÃo ou contexto de trabalhoâ, o conjunto de variÃveis que permitem caracterizar dimensÃes quantitativas do ensino como o tempo de trabalho (diÃrio, semanal, anual), o nÃmero de horas de presenÃa obrigatÃria em classe, o nÃmero de alunos por classe, o salÃrio dos professores, etc. A coleta de dados foi feita atravÃs da aplicaÃÃo do questionÃrio objetivo de Escala de AvaliaÃÃo de Contexto de Trabalho (EACT) que contempla as dimensÃes: OrganizaÃÃo do Trabalho, CondiÃÃo de Trabalho e RelaÃÃes Socioprofissionais. A anÃlise se deu de acordo com os dados obtidos nos questionÃrios e atravÃs de conversas ocorridas com os professores, durante a aplicaÃÃo. De acordo com os resultados obtidos podemos concluir que a maioria dos professores percebe como Bom, o seu contexto de trabalho. Sendo a organizaÃÃo do trabalho mais para RazoÃvel, e a condiÃÃo de trabalho e as relaÃÃes sÃcio-profissionais mais para Excelentes. This work wishes to investigate the work context of English teachers from private courses in Fortaleza/CE from their own perceptions. The interest for this research came from the authorâs previous experience as both English teacher and work psychologist, in one of those courses, observing the reality of these professionals and listening to their stories. Due to the lack of researches focused on this specific group, it was decided that this one would focus in defining the work context from the teachersâ perceptions, so that it could assist the process of future researches. Teaching work is an interactive process, teaching being understood as a particular kind of work on the human being, that is, an activity in which the workers dedicate themselves to the workâs âobjectâ, which is another human being, in a fundamental way of human interaction. Work context is something that involves factors such as work environment, work relations, work process, work organization and workload. It expresses and synthesizes and objective part of the work world taking as its basis the interaction axis subject-activity-world. So, we consider âwork condition or work contextâ, the group of variables that allow the characterization of quantitative dimensions of teaching as work time (daily, monthly, yearly), the number of mandatory hours in the classroom, number of students per class, teachersâ salary, etc. The data gathering was done through the use of an objective questionnaire called Work Context Evaluation Scale (WCES) which contemplates the following dimensions: Work Organization, Work Condition and Social-Political Relationships. The analysis was made according to the data obtained from the questionnaires and through the conversations occurred with the teachers, during the questionnaire application. According to the obtained results we can conclude the most of the teachers perceive as Good, their work context. The work organization was considered Regular. And, work condition and the social-professional relationships were both considered closer to Excellent. FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14904application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:04Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Contexto de trabalho e trabalho docente: investigaÃÃo com professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CE |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Work context and teaching work: investigation English teachers from private courses in Foratleza/CE |
title |
Contexto de trabalho e trabalho docente: investigaÃÃo com professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CE |
spellingShingle |
Contexto de trabalho e trabalho docente: investigaÃÃo com professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CE Lucas Varella de Moura Contexto de Trabalho Trabalho Docente Psicologia do Trabalho Carga de Trabalho Work Context Teaching Work Work Psychology Workload PSICOLOGIA |
title_short |
Contexto de trabalho e trabalho docente: investigaÃÃo com professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CE |
title_full |
Contexto de trabalho e trabalho docente: investigaÃÃo com professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CE |
title_fullStr |
Contexto de trabalho e trabalho docente: investigaÃÃo com professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CE |
title_full_unstemmed |
Contexto de trabalho e trabalho docente: investigaÃÃo com professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CE |
title_sort |
Contexto de trabalho e trabalho docente: investigaÃÃo com professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CE |
author |
Lucas Varella de Moura |
author_facet |
Lucas Varella de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jesus Garcia Pascual |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
42523753115 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2081755779926370 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
CÃssio Adriano Braz de Aquino |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
25962949315 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0857879689626098 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Tereza Glaucia Rocha Matos |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
16955390368 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8438952122224442 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
95845291372 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7664154814158868 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas Varella de Moura |
contributor_str_mv |
Jesus Garcia Pascual CÃssio Adriano Braz de Aquino Tereza Glaucia Rocha Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contexto de Trabalho Trabalho Docente Psicologia do Trabalho Carga de Trabalho |
topic |
Contexto de Trabalho Trabalho Docente Psicologia do Trabalho Carga de Trabalho Work Context Teaching Work Work Psychology Workload PSICOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Work Context Teaching Work Work Psychology Workload |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
PSICOLOGIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho visa investigar o contexto de trabalho dos professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CE a partir de suas percepÃÃes. O interesse para a presente pesquisa surgiu da inserÃÃo prÃvia do autor enquanto professor de inglÃs e enquanto psicÃlogo do trabalho, em um curso deste tipo, observando a realidade destes profissionais e ouvindo seus relatos. Devido à falta de pesquisas voltadas a este grupo especÃfico, decidiu-se que a pesquisa estaria focada neste traÃado do contexto de trabalho a partir das percepÃÃes dos professores, para que se pudesse auxiliar a elaboraÃÃo de pesquisas futuras. O trabalho docente à um processo interativo, a docÃncia sendo compreendida como uma forma particular de trabalho sobre o humano, ou seja, uma atividade em que o trabalhador se dedica ao seu âobjetoâ de trabalho, que à justamente um outro ser humano, no modo fundamental da interaÃÃo humana. Contexto de trabalho à algo que contempla fatores como ambiente de trabalho, relaÃÃes de trabalho, processo de trabalho, organizaÃÃo do trabalho e carga de trabalho. Ele expressa e sintetiza uma parte objetiva do mundo do trabalho tomando como base o eixo de interaÃÃo sujeito-atividade-mundo. Logo, consideramos âcondiÃÃo ou contexto de trabalhoâ, o conjunto de variÃveis que permitem caracterizar dimensÃes quantitativas do ensino como o tempo de trabalho (diÃrio, semanal, anual), o nÃmero de horas de presenÃa obrigatÃria em classe, o nÃmero de alunos por classe, o salÃrio dos professores, etc. A coleta de dados foi feita atravÃs da aplicaÃÃo do questionÃrio objetivo de Escala de AvaliaÃÃo de Contexto de Trabalho (EACT) que contempla as dimensÃes: OrganizaÃÃo do Trabalho, CondiÃÃo de Trabalho e RelaÃÃes Socioprofissionais. A anÃlise se deu de acordo com os dados obtidos nos questionÃrios e atravÃs de conversas ocorridas com os professores, durante a aplicaÃÃo. De acordo com os resultados obtidos podemos concluir que a maioria dos professores percebe como Bom, o seu contexto de trabalho. Sendo a organizaÃÃo do trabalho mais para RazoÃvel, e a condiÃÃo de trabalho e as relaÃÃes sÃcio-profissionais mais para Excelentes. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This work wishes to investigate the work context of English teachers from private courses in Fortaleza/CE from their own perceptions. The interest for this research came from the authorâs previous experience as both English teacher and work psychologist, in one of those courses, observing the reality of these professionals and listening to their stories. Due to the lack of researches focused on this specific group, it was decided that this one would focus in defining the work context from the teachersâ perceptions, so that it could assist the process of future researches. Teaching work is an interactive process, teaching being understood as a particular kind of work on the human being, that is, an activity in which the workers dedicate themselves to the workâs âobjectâ, which is another human being, in a fundamental way of human interaction. Work context is something that involves factors such as work environment, work relations, work process, work organization and workload. It expresses and synthesizes and objective part of the work world taking as its basis the interaction axis subject-activity-world. So, we consider âwork condition or work contextâ, the group of variables that allow the characterization of quantitative dimensions of teaching as work time (daily, monthly, yearly), the number of mandatory hours in the classroom, number of students per class, teachersâ salary, etc. The data gathering was done through the use of an objective questionnaire called Work Context Evaluation Scale (WCES) which contemplates the following dimensions: Work Organization, Work Condition and Social-Political Relationships. The analysis was made according to the data obtained from the questionnaires and through the conversations occurred with the teachers, during the questionnaire application. According to the obtained results we can conclude the most of the teachers perceive as Good, their work context. The work organization was considered Regular. And, work condition and the social-professional relationships were both considered closer to Excellent. |
description |
O presente trabalho visa investigar o contexto de trabalho dos professores de inglÃs de cursos particulares de Fortaleza/CE a partir de suas percepÃÃes. O interesse para a presente pesquisa surgiu da inserÃÃo prÃvia do autor enquanto professor de inglÃs e enquanto psicÃlogo do trabalho, em um curso deste tipo, observando a realidade destes profissionais e ouvindo seus relatos. Devido à falta de pesquisas voltadas a este grupo especÃfico, decidiu-se que a pesquisa estaria focada neste traÃado do contexto de trabalho a partir das percepÃÃes dos professores, para que se pudesse auxiliar a elaboraÃÃo de pesquisas futuras. O trabalho docente à um processo interativo, a docÃncia sendo compreendida como uma forma particular de trabalho sobre o humano, ou seja, uma atividade em que o trabalhador se dedica ao seu âobjetoâ de trabalho, que à justamente um outro ser humano, no modo fundamental da interaÃÃo humana. Contexto de trabalho à algo que contempla fatores como ambiente de trabalho, relaÃÃes de trabalho, processo de trabalho, organizaÃÃo do trabalho e carga de trabalho. Ele expressa e sintetiza uma parte objetiva do mundo do trabalho tomando como base o eixo de interaÃÃo sujeito-atividade-mundo. Logo, consideramos âcondiÃÃo ou contexto de trabalhoâ, o conjunto de variÃveis que permitem caracterizar dimensÃes quantitativas do ensino como o tempo de trabalho (diÃrio, semanal, anual), o nÃmero de horas de presenÃa obrigatÃria em classe, o nÃmero de alunos por classe, o salÃrio dos professores, etc. A coleta de dados foi feita atravÃs da aplicaÃÃo do questionÃrio objetivo de Escala de AvaliaÃÃo de Contexto de Trabalho (EACT) que contempla as dimensÃes: OrganizaÃÃo do Trabalho, CondiÃÃo de Trabalho e RelaÃÃes Socioprofissionais. A anÃlise se deu de acordo com os dados obtidos nos questionÃrios e atravÃs de conversas ocorridas com os professores, durante a aplicaÃÃo. De acordo com os resultados obtidos podemos concluir que a maioria dos professores percebe como Bom, o seu contexto de trabalho. Sendo a organizaÃÃo do trabalho mais para RazoÃvel, e a condiÃÃo de trabalho e as relaÃÃes sÃcio-profissionais mais para Excelentes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14904 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295207550091264 |