A arquitetura iconogrÃfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no CearÃ: uma prÃtica arte-educadora multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sheilla Sousa AraÃjo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17713
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo os altares de Umbandade Caucaia e Fortaleza como compreensÃo da transposiÃÃo didÃtica para o ensino da arte, utilizando o registro fotogrÃfico. Realizei o registro de 17 altares, onde trabalho as definiÃÃes, partes teÃricas e; sobre os quais desenvolvo as anÃlises; completando com a proposta didÃtica para o ensino da arte. Estou inserida na linha metodolÃgica da africanidade e da afrodescendÃncia, portanto, inÃcio com o memorial de minha histÃria de vida e da inserÃÃo na temÃtica da Umbanda, dos seus sÃmbolos e prÃticas como religiÃo afro brasileira; Para o conhecimento artÃstico, para o tratamento didÃtico (metodologias para o ensino das artes negras brasileiras) e para os sistemas de avaliaÃÃo prÃprios, jà definidos e contemplados à partir da lei 10.639/03. O presente tem o objetivo de subsidiar os professores e as escolas no desenvolvimento e na aprendizagem do educando em uma nova concepÃÃo multicultural para o ensino da disciplina de educaÃÃo artÃstica em um conceito interdisciplinar.
id UFC_099d7bba2c2b13d37a3f121d21fc48a4
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9982
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA arquitetura iconogrÃfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no CearÃ: uma prÃtica arte-educadora multiculturalThe iconographic architecture of the altares umbanda temples in Caucaia and Fortaleza in CearÃ: a practical art-educator multicultural2015-08-17Henrique Antunes Cunha JÃnior62585673804Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 Edite Colares Oliveira Marques29616638300http://lattes.cnpq.br/940763175197058288084701304http://lattes.cnpq.br/8997667232863075Sheilla Sousa AraÃjoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRUmbanda EducaÃÃo artÃstica EnsinoUmbanda Arts Education TeachEDUCACAOEste trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo os altares de Umbandade Caucaia e Fortaleza como compreensÃo da transposiÃÃo didÃtica para o ensino da arte, utilizando o registro fotogrÃfico. Realizei o registro de 17 altares, onde trabalho as definiÃÃes, partes teÃricas e; sobre os quais desenvolvo as anÃlises; completando com a proposta didÃtica para o ensino da arte. Estou inserida na linha metodolÃgica da africanidade e da afrodescendÃncia, portanto, inÃcio com o memorial de minha histÃria de vida e da inserÃÃo na temÃtica da Umbanda, dos seus sÃmbolos e prÃticas como religiÃo afro brasileira; Para o conhecimento artÃstico, para o tratamento didÃtico (metodologias para o ensino das artes negras brasileiras) e para os sistemas de avaliaÃÃo prÃprios, jà definidos e contemplados à partir da lei 10.639/03. O presente tem o objetivo de subsidiar os professores e as escolas no desenvolvimento e na aprendizagem do educando em uma nova concepÃÃo multicultural para o ensino da disciplina de educaÃÃo artÃstica em um conceito interdisciplinar.This research aims to study the Umbanda altars of Caucaia and Fortaleza as part of the didactic transposition into art schools, using the photographic record. Realized a record of 17 altars, work settings, and theoretical parts; on which develop the analyzes; completing with the didactic proposal for the teaching of art. I am inserted into the methodological approach of Africanity and afrodescendÃncia therefore start with the memorial of my life story and inserting the theme of Umbanda, its symbols and practices as Brazilian african religion; For artistic knowledge, for didactic treatment (methods for teaching of Brazilian black arts) and for own evaluation systems, as defined and contemplated will from the Law 10.639 / 03. This aims to support teachers and schools in developing and educating learning in a new multicultural design for the teaching of arts education discipline in an interdisciplinary concept.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17713application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:56Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A arquitetura iconogrÃfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no CearÃ: uma prÃtica arte-educadora multicultural
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The iconographic architecture of the altares umbanda temples in Caucaia and Fortaleza in CearÃ: a practical art-educator multicultural
title A arquitetura iconogrÃfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no CearÃ: uma prÃtica arte-educadora multicultural
spellingShingle A arquitetura iconogrÃfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no CearÃ: uma prÃtica arte-educadora multicultural
Sheilla Sousa AraÃjo
Umbanda
EducaÃÃo artÃstica
Ensino
Umbanda
Arts Education
Teach
EDUCACAO
title_short A arquitetura iconogrÃfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no CearÃ: uma prÃtica arte-educadora multicultural
title_full A arquitetura iconogrÃfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no CearÃ: uma prÃtica arte-educadora multicultural
title_fullStr A arquitetura iconogrÃfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no CearÃ: uma prÃtica arte-educadora multicultural
title_full_unstemmed A arquitetura iconogrÃfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no CearÃ: uma prÃtica arte-educadora multicultural
title_sort A arquitetura iconogrÃfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no CearÃ: uma prÃtica arte-educadora multicultural
author Sheilla Sousa AraÃjo
author_facet Sheilla Sousa AraÃjo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 62585673804
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Edite Colares Oliveira Marques
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 29616638300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9407631751970582
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 88084701304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8997667232863075
dc.contributor.author.fl_str_mv Sheilla Sousa AraÃjo
contributor_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
Ãngela Maria Bessa Linhares
Edite Colares Oliveira Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Umbanda
EducaÃÃo artÃstica
Ensino
topic Umbanda
EducaÃÃo artÃstica
Ensino
Umbanda
Arts Education
Teach
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Umbanda
Arts Education
Teach
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo os altares de Umbandade Caucaia e Fortaleza como compreensÃo da transposiÃÃo didÃtica para o ensino da arte, utilizando o registro fotogrÃfico. Realizei o registro de 17 altares, onde trabalho as definiÃÃes, partes teÃricas e; sobre os quais desenvolvo as anÃlises; completando com a proposta didÃtica para o ensino da arte. Estou inserida na linha metodolÃgica da africanidade e da afrodescendÃncia, portanto, inÃcio com o memorial de minha histÃria de vida e da inserÃÃo na temÃtica da Umbanda, dos seus sÃmbolos e prÃticas como religiÃo afro brasileira; Para o conhecimento artÃstico, para o tratamento didÃtico (metodologias para o ensino das artes negras brasileiras) e para os sistemas de avaliaÃÃo prÃprios, jà definidos e contemplados à partir da lei 10.639/03. O presente tem o objetivo de subsidiar os professores e as escolas no desenvolvimento e na aprendizagem do educando em uma nova concepÃÃo multicultural para o ensino da disciplina de educaÃÃo artÃstica em um conceito interdisciplinar.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research aims to study the Umbanda altars of Caucaia and Fortaleza as part of the didactic transposition into art schools, using the photographic record. Realized a record of 17 altars, work settings, and theoretical parts; on which develop the analyzes; completing with the didactic proposal for the teaching of art. I am inserted into the methodological approach of Africanity and afrodescendÃncia therefore start with the memorial of my life story and inserting the theme of Umbanda, its symbols and practices as Brazilian african religion; For artistic knowledge, for didactic treatment (methods for teaching of Brazilian black arts) and for own evaluation systems, as defined and contemplated will from the Law 10.639 / 03. This aims to support teachers and schools in developing and educating learning in a new multicultural design for the teaching of arts education discipline in an interdisciplinary concept.
description Este trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo os altares de Umbandade Caucaia e Fortaleza como compreensÃo da transposiÃÃo didÃtica para o ensino da arte, utilizando o registro fotogrÃfico. Realizei o registro de 17 altares, onde trabalho as definiÃÃes, partes teÃricas e; sobre os quais desenvolvo as anÃlises; completando com a proposta didÃtica para o ensino da arte. Estou inserida na linha metodolÃgica da africanidade e da afrodescendÃncia, portanto, inÃcio com o memorial de minha histÃria de vida e da inserÃÃo na temÃtica da Umbanda, dos seus sÃmbolos e prÃticas como religiÃo afro brasileira; Para o conhecimento artÃstico, para o tratamento didÃtico (metodologias para o ensino das artes negras brasileiras) e para os sistemas de avaliaÃÃo prÃprios, jà definidos e contemplados à partir da lei 10.639/03. O presente tem o objetivo de subsidiar os professores e as escolas no desenvolvimento e na aprendizagem do educando em uma nova concepÃÃo multicultural para o ensino da disciplina de educaÃÃo artÃstica em um conceito interdisciplinar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17713
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295225358057472