FormaÃÃo feminina no Internato de Bor (1933-2011) na GuinÃ-Bissau: reflexos na educaÃÃo da sociedade guineense contemporÃnea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina Mandau Ocuni CÃ
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15230
Resumo: Esta pesquisa trata da formaÃÃo feminina oferecida no Internato de Bor, na GuinÃ-Bissau, no perÃodo de 1933 a 2011, e dos seus reflexos na sociedade guineense contemporÃnea. Tem apoio no debate teÃrico estabelecido no campo da histÃria da educaÃÃo e da educaÃÃo comparada, atravÃs dos estudos de AntÃnio NÃvoa e Maria Juraci Maia Cavalcante, que entendem instituiÃÃes escolares, como movidas por processos sociais maiores que colocam em circulaÃÃo ideias e modelos de educaÃÃo, especialmente, em situaÃÃes que envolvem relaÃÃes coloniais entre diferentes naÃÃes e tradiÃÃes culturais. Utiliza fontes documentais, historiogrÃficas, iconogrÃficas e orais para reconstituir a trajetÃria do Internato de Bor, entre o perÃodo da colonizaÃÃo portuguesa e a independÃncia da GuinÃ-Bissau. Apresenta como resultados, os seguintes aspectos a destacar: 1) a instituiÃÃo escolar estudada integrou uma missÃo catÃlica dirigida pela ordem franciscana na Guinà portuguesa, com a finalidade de promover a assimilaÃÃo do indÃgena; 2) a estrutura administrativa, processo de seleÃÃo dos internos, a rotina diÃrio do Internato, o modelo de formaÃÃo oferecido à infÃncia desvalida, o motivo da sua criaÃÃo e a origem social das crianÃas e adolescentes recebidadas; 3) a mudanÃa de nome e organizaÃÃo do Internato, configurado numa cronologia que comporta mudanÃas polÃticas havidas, entre o perÃodo colonial, a guerra da independÃncia e a construÃÃo da nova sociedade guineense; 4) as diferenÃas culturais existentes, entre o projeto missionÃrio do perÃodo colonial e os moradores das zonas rurais, por meio de relatos sobre processo educacionais e memÃrias de mulheres em relaÃÃo ao casamento poligÃmico; 5) conflitos advindos de cÃdigos culturais distintos implantados pela colonizaÃÃo portuguesa em confronto na GuinÃ-Bissau contemporÃnea, em relaÃÃo ao casamento e o uso da lÃngua portuguesa. Esse conjunto articulado de achados permite lanÃar luzes para se entender os dilemas hoje existentes, no campo social, polÃtico e educacional mais amplo da sociedade guineense.
id UFC_09c22bb4d4d326757b0c9b3a2f395398
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9702
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFormaÃÃo feminina no Internato de Bor (1933-2011) na GuinÃ-Bissau: reflexos na educaÃÃo da sociedade guineense contemporÃnea2015-07-06Maria Juraci Maia Cavalcante11590033353Francisca Geny Lustosa35755415315http://lattes.cnpq.br/9802514363178311Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Patricia Helena Carvalho Holanda15574911353http://lattes.cnpq.br/0578752312396260Zuleide Fernandes de Queiroz23248084391LuÃs TomÃs Domingos01116747430 http://lattes.cnpq.br/309315183975583622768298859http://lattes.cnpq.br/4911100799229172Cristina Mandau Ocuni CÃUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRInternato de Bor FormaÃÃo Feminina ColonizaÃÃo IndependÃncia EducaÃÃo na GuinÃ-BissauGuinea-Bissau Boarding Bor Colonial period and after independenceEDUCACAOEsta pesquisa trata da formaÃÃo feminina oferecida no Internato de Bor, na GuinÃ-Bissau, no perÃodo de 1933 a 2011, e dos seus reflexos na sociedade guineense contemporÃnea. Tem apoio no debate teÃrico estabelecido no campo da histÃria da educaÃÃo e da educaÃÃo comparada, atravÃs dos estudos de AntÃnio NÃvoa e Maria Juraci Maia Cavalcante, que entendem instituiÃÃes escolares, como movidas por processos sociais maiores que colocam em circulaÃÃo ideias e modelos de educaÃÃo, especialmente, em situaÃÃes que envolvem relaÃÃes coloniais entre diferentes naÃÃes e tradiÃÃes culturais. Utiliza fontes documentais, historiogrÃficas, iconogrÃficas e orais para reconstituir a trajetÃria do Internato de Bor, entre o perÃodo da colonizaÃÃo portuguesa e a independÃncia da GuinÃ-Bissau. Apresenta como resultados, os seguintes aspectos a destacar: 1) a instituiÃÃo escolar estudada integrou uma missÃo catÃlica dirigida pela ordem franciscana na Guinà portuguesa, com a finalidade de promover a assimilaÃÃo do indÃgena; 2) a estrutura administrativa, processo de seleÃÃo dos internos, a rotina diÃrio do Internato, o modelo de formaÃÃo oferecido à infÃncia desvalida, o motivo da sua criaÃÃo e a origem social das crianÃas e adolescentes recebidadas; 3) a mudanÃa de nome e organizaÃÃo do Internato, configurado numa cronologia que comporta mudanÃas polÃticas havidas, entre o perÃodo colonial, a guerra da independÃncia e a construÃÃo da nova sociedade guineense; 4) as diferenÃas culturais existentes, entre o projeto missionÃrio do perÃodo colonial e os moradores das zonas rurais, por meio de relatos sobre processo educacionais e memÃrias de mulheres em relaÃÃo ao casamento poligÃmico; 5) conflitos advindos de cÃdigos culturais distintos implantados pela colonizaÃÃo portuguesa em confronto na GuinÃ-Bissau contemporÃnea, em relaÃÃo ao casamento e o uso da lÃngua portuguesa. Esse conjunto articulado de achados permite lanÃar luzes para se entender os dilemas hoje existentes, no campo social, polÃtico e educacional mais amplo da sociedade guineense.This research deals with the female training offered in Internship Bor in Guinea-Bissau in the period 1933-2011, and its effects on contemporÃea Guinean society. Has support in the theoretical debate established in the field of the history of education and comparative education, the studies of Antonio NÃvoa and Maria Juraci Maia Cavalcante, who understand educational institutions as part of larger societies process that puts outstanding ideas and models of education, especially, in situations involving colonial relations between different nations and cultural traditions. Uses documentary, historiographical, iconographic and oral sources to reconstruct the trajectory of the Internship Bor, between the period of Portuguese colonization and independence of Guinea-Bissau. Reveals that: 1) the educational institution studied entegrou a Catholic mission run by the Franciscan order in Portuguese Guinea in order to promote the indigenous assinalizaÃÃo; 2) the administrative structure, internal selection process, the daily routine of the internship, the training model offered to needy children, the reason for its creation and the social background of children and adolescents recebidadas; 3) the change of name and internship organization set a timeline that holds havidas change policies between the colonial period, the war of Indepedencia and construction of the new Guinean society; 4) cultural differences between the missionary project of the colonial period and morradores of rural areas, through accounts of educational process and memories of women in relation to polygamous marriage; 5) conflicts arising from different cultural codes implemented by the Portuguese colonization in confrontation in contemporary Guinea-Bissau, in relation to marriage and the use of the Portuguese language, which allow us to understand the existing dilemmas in the social field and wider educationalCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15230application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:17Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv FormaÃÃo feminina no Internato de Bor (1933-2011) na GuinÃ-Bissau: reflexos na educaÃÃo da sociedade guineense contemporÃnea
title FormaÃÃo feminina no Internato de Bor (1933-2011) na GuinÃ-Bissau: reflexos na educaÃÃo da sociedade guineense contemporÃnea
spellingShingle FormaÃÃo feminina no Internato de Bor (1933-2011) na GuinÃ-Bissau: reflexos na educaÃÃo da sociedade guineense contemporÃnea
Cristina Mandau Ocuni CÃ
Internato de Bor
FormaÃÃo Feminina
ColonizaÃÃo
IndependÃncia
EducaÃÃo na GuinÃ-Bissau
Guinea-Bissau
Boarding Bor
Colonial period and after independence
EDUCACAO
title_short FormaÃÃo feminina no Internato de Bor (1933-2011) na GuinÃ-Bissau: reflexos na educaÃÃo da sociedade guineense contemporÃnea
title_full FormaÃÃo feminina no Internato de Bor (1933-2011) na GuinÃ-Bissau: reflexos na educaÃÃo da sociedade guineense contemporÃnea
title_fullStr FormaÃÃo feminina no Internato de Bor (1933-2011) na GuinÃ-Bissau: reflexos na educaÃÃo da sociedade guineense contemporÃnea
title_full_unstemmed FormaÃÃo feminina no Internato de Bor (1933-2011) na GuinÃ-Bissau: reflexos na educaÃÃo da sociedade guineense contemporÃnea
title_sort FormaÃÃo feminina no Internato de Bor (1933-2011) na GuinÃ-Bissau: reflexos na educaÃÃo da sociedade guineense contemporÃnea
author Cristina Mandau Ocuni CÃ
author_facet Cristina Mandau Ocuni CÃ
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Juraci Maia Cavalcante
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 11590033353
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisca Geny Lustosa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 35755415315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9802514363178311
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jacques Therrien
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 08470405004
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8325025086811885
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Patricia Helena Carvalho Holanda
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 15574911353
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0578752312396260
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Zuleide Fernandes de Queiroz
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 23248084391
dc.contributor.referee5.fl_str_mv LuÃs TomÃs Domingos
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 01116747430
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3093151839755836
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 22768298859
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4911100799229172
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina Mandau Ocuni CÃ
contributor_str_mv Maria Juraci Maia Cavalcante
Francisca Geny Lustosa
Jacques Therrien
Patricia Helena Carvalho Holanda
Zuleide Fernandes de Queiroz
LuÃs TomÃs Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Internato de Bor
FormaÃÃo Feminina
ColonizaÃÃo
IndependÃncia
EducaÃÃo na GuinÃ-Bissau
topic Internato de Bor
FormaÃÃo Feminina
ColonizaÃÃo
IndependÃncia
EducaÃÃo na GuinÃ-Bissau
Guinea-Bissau
Boarding Bor
Colonial period and after independence
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Guinea-Bissau
Boarding Bor
Colonial period and after independence
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa trata da formaÃÃo feminina oferecida no Internato de Bor, na GuinÃ-Bissau, no perÃodo de 1933 a 2011, e dos seus reflexos na sociedade guineense contemporÃnea. Tem apoio no debate teÃrico estabelecido no campo da histÃria da educaÃÃo e da educaÃÃo comparada, atravÃs dos estudos de AntÃnio NÃvoa e Maria Juraci Maia Cavalcante, que entendem instituiÃÃes escolares, como movidas por processos sociais maiores que colocam em circulaÃÃo ideias e modelos de educaÃÃo, especialmente, em situaÃÃes que envolvem relaÃÃes coloniais entre diferentes naÃÃes e tradiÃÃes culturais. Utiliza fontes documentais, historiogrÃficas, iconogrÃficas e orais para reconstituir a trajetÃria do Internato de Bor, entre o perÃodo da colonizaÃÃo portuguesa e a independÃncia da GuinÃ-Bissau. Apresenta como resultados, os seguintes aspectos a destacar: 1) a instituiÃÃo escolar estudada integrou uma missÃo catÃlica dirigida pela ordem franciscana na Guinà portuguesa, com a finalidade de promover a assimilaÃÃo do indÃgena; 2) a estrutura administrativa, processo de seleÃÃo dos internos, a rotina diÃrio do Internato, o modelo de formaÃÃo oferecido à infÃncia desvalida, o motivo da sua criaÃÃo e a origem social das crianÃas e adolescentes recebidadas; 3) a mudanÃa de nome e organizaÃÃo do Internato, configurado numa cronologia que comporta mudanÃas polÃticas havidas, entre o perÃodo colonial, a guerra da independÃncia e a construÃÃo da nova sociedade guineense; 4) as diferenÃas culturais existentes, entre o projeto missionÃrio do perÃodo colonial e os moradores das zonas rurais, por meio de relatos sobre processo educacionais e memÃrias de mulheres em relaÃÃo ao casamento poligÃmico; 5) conflitos advindos de cÃdigos culturais distintos implantados pela colonizaÃÃo portuguesa em confronto na GuinÃ-Bissau contemporÃnea, em relaÃÃo ao casamento e o uso da lÃngua portuguesa. Esse conjunto articulado de achados permite lanÃar luzes para se entender os dilemas hoje existentes, no campo social, polÃtico e educacional mais amplo da sociedade guineense.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research deals with the female training offered in Internship Bor in Guinea-Bissau in the period 1933-2011, and its effects on contemporÃea Guinean society. Has support in the theoretical debate established in the field of the history of education and comparative education, the studies of Antonio NÃvoa and Maria Juraci Maia Cavalcante, who understand educational institutions as part of larger societies process that puts outstanding ideas and models of education, especially, in situations involving colonial relations between different nations and cultural traditions. Uses documentary, historiographical, iconographic and oral sources to reconstruct the trajectory of the Internship Bor, between the period of Portuguese colonization and independence of Guinea-Bissau. Reveals that: 1) the educational institution studied entegrou a Catholic mission run by the Franciscan order in Portuguese Guinea in order to promote the indigenous assinalizaÃÃo; 2) the administrative structure, internal selection process, the daily routine of the internship, the training model offered to needy children, the reason for its creation and the social background of children and adolescents recebidadas; 3) the change of name and internship organization set a timeline that holds havidas change policies between the colonial period, the war of Indepedencia and construction of the new Guinean society; 4) cultural differences between the missionary project of the colonial period and morradores of rural areas, through accounts of educational process and memories of women in relation to polygamous marriage; 5) conflicts arising from different cultural codes implemented by the Portuguese colonization in confrontation in contemporary Guinea-Bissau, in relation to marriage and the use of the Portuguese language, which allow us to understand the existing dilemmas in the social field and wider educational
description Esta pesquisa trata da formaÃÃo feminina oferecida no Internato de Bor, na GuinÃ-Bissau, no perÃodo de 1933 a 2011, e dos seus reflexos na sociedade guineense contemporÃnea. Tem apoio no debate teÃrico estabelecido no campo da histÃria da educaÃÃo e da educaÃÃo comparada, atravÃs dos estudos de AntÃnio NÃvoa e Maria Juraci Maia Cavalcante, que entendem instituiÃÃes escolares, como movidas por processos sociais maiores que colocam em circulaÃÃo ideias e modelos de educaÃÃo, especialmente, em situaÃÃes que envolvem relaÃÃes coloniais entre diferentes naÃÃes e tradiÃÃes culturais. Utiliza fontes documentais, historiogrÃficas, iconogrÃficas e orais para reconstituir a trajetÃria do Internato de Bor, entre o perÃodo da colonizaÃÃo portuguesa e a independÃncia da GuinÃ-Bissau. Apresenta como resultados, os seguintes aspectos a destacar: 1) a instituiÃÃo escolar estudada integrou uma missÃo catÃlica dirigida pela ordem franciscana na Guinà portuguesa, com a finalidade de promover a assimilaÃÃo do indÃgena; 2) a estrutura administrativa, processo de seleÃÃo dos internos, a rotina diÃrio do Internato, o modelo de formaÃÃo oferecido à infÃncia desvalida, o motivo da sua criaÃÃo e a origem social das crianÃas e adolescentes recebidadas; 3) a mudanÃa de nome e organizaÃÃo do Internato, configurado numa cronologia que comporta mudanÃas polÃticas havidas, entre o perÃodo colonial, a guerra da independÃncia e a construÃÃo da nova sociedade guineense; 4) as diferenÃas culturais existentes, entre o projeto missionÃrio do perÃodo colonial e os moradores das zonas rurais, por meio de relatos sobre processo educacionais e memÃrias de mulheres em relaÃÃo ao casamento poligÃmico; 5) conflitos advindos de cÃdigos culturais distintos implantados pela colonizaÃÃo portuguesa em confronto na GuinÃ-Bissau contemporÃnea, em relaÃÃo ao casamento e o uso da lÃngua portuguesa. Esse conjunto articulado de achados permite lanÃar luzes para se entender os dilemas hoje existentes, no campo social, polÃtico e educacional mais amplo da sociedade guineense.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15230
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295208869199872