GestÃo de acervos audiovisuais em repositÃrios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Edvander Pires Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20679
Resumo: Apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo se constituiu em construir critÃrios e diretrizes para a gestÃo de imagens em movimento e acervos sonoros produzidos na Universidade Federal do Cearà (UFC), uma proposiÃÃo realizada a partir da mediaÃÃo bibliotecÃria na estruturaÃÃo de um repositÃrio audiovisual. Como aporte teÃrico, discutem-se as dimensÃes da informaÃÃo audiovisual; a competÃncia e mediaÃÃo bibliotecÃria na gestÃo de acervos audiovisuais; e as diretrizes nacionais e internacionais para gestÃo de repositÃrio audiovisual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que recorre à triangulaÃÃo metodolÃgica visando contemplar a amplitude do tema proposto. Como primeiro mÃtodo de pesquisa, utiliza a pesquisa documental para anÃlise dos documentos normativos que regem os repositÃrios institucionais de universidades e institutos de pesquisa brasileiros, selecionados sob o critÃrio dos que mais se destacaram no Ranking Web of Repositories, na finalidade de verificar se essas polÃticas e repositÃrios contemplam, de alguma forma, os acervos audiovisuais. O segundo mÃtodo adotado foi a anÃlise de conteÃdo, que possibilitou a categorizaÃÃo e anÃlise de uma amostra dos acervos audiovisuais produzidos na UFC, dentre eles: documentÃrios; curtas-metragens; animaÃÃes; programas de televisÃo; programas de rÃdio; podcasts; videoaulas; palestras; e espetÃculos musicais. A fim de proceder com a anÃlise e descriÃÃo dessa amostra, houve a necessidade de criaÃÃo de um instrumento para coleta de dados, construÃdo no software Evernote e compartilhado no repositÃrio Zenodo. Os dados foram coletados no software de acordo com o corpus selecionado para cada ambiente de pesquisa, quais sejam: Curso de Jornalismo da UFC; Casa Amarela EusÃlio Oliveira; Programa UFCTV; RÃdio UniversitÃria FM; Biblioteca de CiÃncias Humanas; e Coral da UFC. A escolha dos ambientes corresponde à amostra selecionada para esta pesquisa, representando os tipos de acervos audiovisuais categorizados na anÃlise de conteÃdo. Para descriÃÃo dos dados coletados, foi utilizada a tÃcnica de decupagem, que permite o detalhamento do que à assistido nas imagens e ouvido nos Ãudios analisados, alÃm da atribuiÃÃo de palavras-chave que representam o conteÃdo audiovisual. Como anÃlise e discussÃo dos resultados, apresentam-se a anÃlise dos documentos que regem o funcionamento dos repositÃrios institucionais; a anÃlise das categorias de acervos audiovisuais produzidos na UFC; e os critÃrios e diretrizes estabelecidos para repositÃrio audiovisual. Definiram-se elementos que conduziram à proposta dos critÃrios e das diretrizes para gestÃo das coleÃÃes em repositÃrio audiovisual no software DSpace, a saber: desenvolvimento de acervos audiovisuais; definiÃÃo de metadados; decupagem e indexaÃÃo; e ciclo de produÃÃo audiovisual, fluxo de submissÃo e designaÃÃo de responsabilidades. Conclui que os critÃrios e diretrizes propostos fornecem subsÃdios informacionais para gestÃo de imagens em movimento e acervos sonoros em repositÃrio audiovisual no DSpace e que podem ser aplicados em todos os ambientes produtores de informaÃÃo audiovisual, e nÃo apenas no ambiente universitÃrio.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGestÃo de acervos audiovisuais em repositÃrios2018-12-00Maria Giovanna Guedes Farias7893217534578889651477Francisco Edvander Pires Santos Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncias da InformaÃÃoUFCBR DecupagemCIENCIA DA INFORMACAOApresenta resultados de pesquisa cujo objetivo se constituiu em construir critÃrios e diretrizes para a gestÃo de imagens em movimento e acervos sonoros produzidos na Universidade Federal do Cearà (UFC), uma proposiÃÃo realizada a partir da mediaÃÃo bibliotecÃria na estruturaÃÃo de um repositÃrio audiovisual. Como aporte teÃrico, discutem-se as dimensÃes da informaÃÃo audiovisual; a competÃncia e mediaÃÃo bibliotecÃria na gestÃo de acervos audiovisuais; e as diretrizes nacionais e internacionais para gestÃo de repositÃrio audiovisual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que recorre à triangulaÃÃo metodolÃgica visando contemplar a amplitude do tema proposto. Como primeiro mÃtodo de pesquisa, utiliza a pesquisa documental para anÃlise dos documentos normativos que regem os repositÃrios institucionais de universidades e institutos de pesquisa brasileiros, selecionados sob o critÃrio dos que mais se destacaram no Ranking Web of Repositories, na finalidade de verificar se essas polÃticas e repositÃrios contemplam, de alguma forma, os acervos audiovisuais. O segundo mÃtodo adotado foi a anÃlise de conteÃdo, que possibilitou a categorizaÃÃo e anÃlise de uma amostra dos acervos audiovisuais produzidos na UFC, dentre eles: documentÃrios; curtas-metragens; animaÃÃes; programas de televisÃo; programas de rÃdio; podcasts; videoaulas; palestras; e espetÃculos musicais. 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Como anÃlise e discussÃo dos resultados, apresentam-se a anÃlise dos documentos que regem o funcionamento dos repositÃrios institucionais; a anÃlise das categorias de acervos audiovisuais produzidos na UFC; e os critÃrios e diretrizes estabelecidos para repositÃrio audiovisual. Definiram-se elementos que conduziram à proposta dos critÃrios e das diretrizes para gestÃo das coleÃÃes em repositÃrio audiovisual no software DSpace, a saber: desenvolvimento de acervos audiovisuais; definiÃÃo de metadados; decupagem e indexaÃÃo; e ciclo de produÃÃo audiovisual, fluxo de submissÃo e designaÃÃo de responsabilidades. Conclui que os critÃrios e diretrizes propostos fornecem subsÃdios informacionais para gestÃo de imagens em movimento e acervos sonoros em repositÃrio audiovisual no DSpace e que podem ser aplicados em todos os ambientes produtores de informaÃÃo audiovisual, e nÃo apenas no ambiente universitÃrio.This masterâs thesis presents the results of a research that focusing on proposing criteria and guidelines to manage moving images and sound collections, which have been produced at a public university in Brazil, named Universidade Federal do Cearà (UFC). It is a proposal made from the librarianâs mediation at setting up an audiovisual repository. As a theoretical contribution, we discuss the dimensions of audiovisual information, the librarianâs competence and mediation at managing audiovisual collections, and some Brazilian and international guidelines for managing audiovisual repository. It is characterized as a qualitative research through methodological triangulation, which is proposed to explain the breadth of the subject. The first research method is the documentary research for analyzing normative documents that rule the institutional repositories of ten Brazilian universities and research institutions, which were selected under the criterion of those that stood out most on the Ranking Web of Repositories, aiming to verify if those documents have pointed out audiovisual collections in their scope. The second research method is the content analysis, which enabled the categorization and analysis of a sample of the audiovisual collections produced at UFC, such as: documentaries; short films; animations; television programs; radio programs; podcasts; video classes; lectures; and musical concerts. After that, a data collection tool was constructed on Evernote to analyze and describe that sample of audiovisual productions, and then the data was shared on Zenodo, which is an online repository. The data were collected according to the corpus selected for each research environment at UFC, namely: a course of Journalism; a school of cinema; a television program called UFCTV; an academic radio station; an academic library; and an academic choir. The choice of these environments is related to the sample for analyzing and describing. The analysis and description were made based on the types of audiovisual collections categorized from the content analysis method and through the audiovisual description technique, which allows to describe in detail all that is seen on the moving images and also which is heard from the sound analyzed, besides represent the audiovisual content by keywords. The section on discussion of the results is compounded by the analysis of ten normative documents on Brazilian institutional repositories; by the analysis of each category of audiovisual collections produced at UFC; and by our criteria and guidelines to manage audiovisual repository on DSpace, which were set up from communities, collections, metadata, audiovisual description and indexing, and a proposal of workflow at producing audiovisual information. Finally, we conclude that the development of our criteria and guidelines provides informational resources for managing moving images and sound collections on online repositories, also considering that each criterion and guideline can be applied at all kind of environments which have produced audiovisual information, and not only in public universities.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20679application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-16T10:22:49Zmail@mail.com -
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