Responsabilidade e heurÃstica do temor: acerca da Ãtica de Hans Jonas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13066 |
Resumo: | Assumimos como objeto de trabalho a proposta de uma nova teoria Ãtica elaborada pelo filÃsofo alemÃo Hans Jonas(1903-1993). Preocupado com o rumo catastrÃfico que a civilizaÃÃo tecno-cientifica parece estar tomando, Jonas em seu Principio Responsabilidade (1979) desvela os problemas engendrados pelo uso desmedido da tÃcnica. Desta forma, tal obra se revela aqui como reflexÃo fundamental para o desenvolvimento deste trabalho. No primeiro momento, nos deteremos a abordar a questÃo da tÃcnica imbricada à sociedade tecnolÃgica, passando pela figura alegÃrica do Prometeu desacorrentado, percorremos as implicaÃÃes do programa baconiano de dominaÃÃo da natureza assumido na era moderna, retornando à influÃncia do estoicismo, atà uma reformulaÃÃo do imperativo kantiano, dada as modificaÃÃes pelas quais a Ãtica contemporÃnea à submetida. No segundo momento, a questÃo da ontologia da vida evidencia a necessidade do reconhecimento do valor intrÃnseco do ser orgÃnico, pensando uma Ãtica para alÃm do antropocentrismo; ao reconhecer o homem nÃo sà como agente modificador da natureza, mas tambÃm, como objeto de sua prÃpria invenÃÃo, refletir atà que ponto o homem da sociedade tecnolÃgica ainda mantÃm sua essÃncia humana. Por fim, o terceiro momento abriga a heurÃstica do temor assumida como mÃtodo, pensando a responsabilidade como um princÃpio politico, Ãtico e coletivo, mas sobretudo, um compromisso para com as geraÃÃes futuras. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisResponsabilidade e heurÃstica do temor: acerca da Ãtica de Hans JonasResponsibility and Heuristics of fear: about Hans Jonas ethics2014-10-30OdÃlio Alves Aguiar24133949315http://lattes.cnpq.br/8011131702959906Evanildo Costeski65801334068 http://lattes.cnpq.br/7167511496779668LuÃs Alexandre Dias do Carmo47335270391http://lattes.cnpq.br/2311860279709960 02047114365http://lattes.cnpq.br/1143957058440382Esmelinda Silva FortesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRÃtica Responsabilidade Hans JonasEthics Responsibility Hans JonasFILOSOFIAAssumimos como objeto de trabalho a proposta de uma nova teoria Ãtica elaborada pelo filÃsofo alemÃo Hans Jonas(1903-1993). Preocupado com o rumo catastrÃfico que a civilizaÃÃo tecno-cientifica parece estar tomando, Jonas em seu Principio Responsabilidade (1979) desvela os problemas engendrados pelo uso desmedido da tÃcnica. Desta forma, tal obra se revela aqui como reflexÃo fundamental para o desenvolvimento deste trabalho. No primeiro momento, nos deteremos a abordar a questÃo da tÃcnica imbricada à sociedade tecnolÃgica, passando pela figura alegÃrica do Prometeu desacorrentado, percorremos as implicaÃÃes do programa baconiano de dominaÃÃo da natureza assumido na era moderna, retornando à influÃncia do estoicismo, atà uma reformulaÃÃo do imperativo kantiano, dada as modificaÃÃes pelas quais a Ãtica contemporÃnea à submetida. No segundo momento, a questÃo da ontologia da vida evidencia a necessidade do reconhecimento do valor intrÃnseco do ser orgÃnico, pensando uma Ãtica para alÃm do antropocentrismo; ao reconhecer o homem nÃo sà como agente modificador da natureza, mas tambÃm, como objeto de sua prÃpria invenÃÃo, refletir atà que ponto o homem da sociedade tecnolÃgica ainda mantÃm sua essÃncia humana. Por fim, o terceiro momento abriga a heurÃstica do temor assumida como mÃtodo, pensando a responsabilidade como um princÃpio politico, Ãtico e coletivo, mas sobretudo, um compromisso para com as geraÃÃes futuras. We assume, as object of work, a new proposal ethical theory developed by the German philosopher Hans Jonas(1903-1993). Concerned about the catastrophic direction that techno-scientific civilization seems to be taking Jonas in his Principle Responsibility (1979) unveils the problems engendered by excessive use of the technique. Thus, this work reveals itself as crucial to the development of this work reflection. At first, we will consider in addressing the issue of imbricated technique technological society, through the allegorical figure of Prometheus unchained, traveled the implications of baconian program assumed domination of nature in the modern era, returning to the influence of estocisimo, to a reformulation of Kantinian impertive given the changes for which contemporary ethics is submitted. On the second point, the question of life ontology highlights the need to recognize the intrinsic value of being organic, ethical thinking beyond anthropocentrism; to recognize the man not only as modifier of nature, but also as an object of their own involvement, reflecting the extent to which the man of the technological society still retains his human essence. Finally, the third phase houses the heuristic method assumed as fear , thinking the responsibility as a political , ethical and collective principle , but above all , a commitment to future generationsCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13066application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:22Zmail@mail.com - |
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We assume, as object of work, a new proposal ethical theory developed by the German philosopher Hans Jonas(1903-1993). Concerned about the catastrophic direction that techno-scientific civilization seems to be taking Jonas in his Principle Responsibility (1979) unveils the problems engendered by excessive use of the technique. Thus, this work reveals itself as crucial to the development of this work reflection. At first, we will consider in addressing the issue of imbricated technique technological society, through the allegorical figure of Prometheus unchained, traveled the implications of baconian program assumed domination of nature in the modern era, returning to the influence of estocisimo, to a reformulation of Kantinian impertive given the changes for which contemporary ethics is submitted. On the second point, the question of life ontology highlights the need to recognize the intrinsic value of being organic, ethical thinking beyond anthropocentrism; to recognize the man not only as modifier of nature, but also as an object of their own involvement, reflecting the extent to which the man of the technological society still retains his human essence. Finally, the third phase houses the heuristic method assumed as fear , thinking the responsibility as a political , ethical and collective principle , but above all , a commitment to future generations |
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